Segredo dos Livros - Sugestões e Críticas Literárias

Participe nos passatempos e habilite-se a ganhar um dos três exemplares do livro "As Serviçais" e do livro "O Mensageiro". Para mais informações clique aqui

Alex 9 - A Guardiã da Espada
Segunda, 07 Setembro 2009 21:42


Autor: Martin S. Braun
Edição: Set/2009
Páginas: 256
Editora: Saída de Emergência

Leia aqui um excerto do livro

A caminho da frente de batalha contra os invasores, o Príncipe Dael de Brodom descansava com a sua guarda junto às margens de um lago quando um estranho fenómeno aconteceu: uma estrela despenha-se no lago, e das águas emerge uma mulher quase nua que cai inconsciente nos seus braços. Será este o sinal de que uma antiga profecia se está a realizar?

Sem saber porquê, a Tenente Coronel Alex 9, da 3ª Unidade de Comandos de Elite, é projectada para um planeta muito parecido com a Terra, onde uma guerra entre impérios medievais se está a travar. Aparentemente, a chegada de Alex à Segunda Terra despoletou uma miríade de consequências políticas que estão ainda longe de fazer sentido.
Ao longo deste volume, repleto de batalhas com espadas e armas magnéticas, as linhas de trama começam a cruzar-se e descobrimos um conflito que se prepara há séculos. Mas onde levará?

Sobre o autor:

Martin S. Braun, pseudónimo de Bruno Martins Soares, nasceu em Lisboa a 5 de Agosto de 1971. Em 1994 ganhou uma menção honrosa no Concurso Nacional de Jovens Criadores, tendo vencido a edição de 1996 do mesmo concurso. Este prémio levou-o a Turim, onde representou Portugal na Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo de 1997. O seu conto «Mindsweeper» foi publicado em «Contos Inéditos – Selecção dos Concursos Jovens Criadores ‘96», pelo Clube Português de Artes e Ideias em 1996, e foi traduzido e publicado em italiano pela editora Lindau.
Participou ainda nas Bienais de Roma em 1999 e na de Sarajevo em 2001. Entretanto, e em colaboração com a Associação GEIC, criou uma colecção de livros de jovens autores inéditos denominada O Homem do Saco e onde publicou a sua primeira colectânea de contos, «O Massacre», em 1996. O seu conto O Nome do Rei foi editado na colectânea A República Nunca Existiu, pela Editora Saída de Emergência.

Comentários
Apenas utilizadores registados podem comentar os livros!
Joana Dias   |22:25:53 01-12-2009
Eu geralmente não leio este tipo de livros que são mais ficção científica do que fantasia. Mas o facto da personagem principal ser feminina despertou a minha curiosidade e tenho de dizer que não me arrependi de o ter lido.
Penso que é uma boa leitura tanto para o público masculino, como para o feminino, pois o livro está carregado do início ao fim de uma acção vibrante em que uma heroína é a sua parte vital.
É uma boa alternativa para quem está farto da fantasia tradicional para adolescentes e sonha em ler um livro cheio de grandes aventuras de batalhas épicas. Quem gosta desse tipo de livros vai devorar o livro do início ao fim em poucos dias. Não é um livro apenas para adolescentes apesar de fazer parte da “colecção teen”, mas representará também uma leitura agradável para um público mais maduro que goste de por vezes fugir à rotina e deixar-se arrastar para um novo mundo pela magia de um livro.
Só tenho a apontar que as descrições das batalhas são um pouco grandes demais para meu gosto e que senti a falta de um pouco mais de romance, mas apesar disso é um livro bom e que cumpre o fim a que se propõe de nos dar uma história carregada de aventura e acção.
Margarida Cruz  - Que livro!   |23:56:28 04-05-2010
Foram estas as primeiras palavras que disse assim que terminei a leitura de "Alex 9 - A Guardiã da Espada": que livro!
Se ao início estava desiludida com o que encontrei, hoje posso dizer, com toda a certeza, que é um livro magnífico, fabuloso! Atrevo-me a dizer que nunca esperei tamanha obra da parte de um escritor português tão pouco reconhecido em Portugal. Mas é por estas e por outras que se diz: as maiores maravilhas estão escondidas nos locais mais remotos e aquém dos nossos olhos. Martin S. Braun, ou melhor, Bruno Matos é, sem dúvida, um escritor de excelência cujo trabalho deveria ser reconhecido nacionalmente, para não dizer internacionalmente.
Por onde começar? Talvez pela incrível originalidade da história. É de louvar a criatividade deste escritor! Há imenso tempo que não lia uma obra tão original e diferente! Passo agora para a complexidade do enredo que também é, por si só, extraordinária. À medida que avançamos na história, sentimos o coração a palpitar cada vez mais, perante as revelações que vão sendo contadas ao leitor. Confesso que, ao início, senti alguma dificuldade em habituar-me a tão grande número de personagens, mas também digo que foi isso que me cativou, pois as personagens e o enredo estão tão bem construídas e relacionadas que faz com que o leitor queira saber rapidamente onde é que as coisas vão acabar!
Complexidade e profundidade são duas coisas que não faltam, nunca, na história de Alex, uma rapariga que veio acidentalmente de um mundo futurista para um mundo medieval. Juro que dei por mim, por diversas vezes, de boca aberta quando lia certas descrições das batalhas, quer as que se passavam no mundo futurista quer as que se passavam no mundo medieval. A verdade é que, quer num quer noutro, elas eram descritas com tamanho pormenor e sabedoria que era de pasmar, até os maiores conhecedores da literatura fantástica! Se já é de louvar a criatividade do escritor, o que dizer da sua intelectualidade invariavelmente presente nesta obra? Os conhecimentos de física, guerra, tecnologia, armamento e afins são tais que nos fazem pensar como é possível ser dotado de tanta informação!
No entanto, uma pergunta tem-me incomodado desde que me envolvi na história, tão complexa e sábia: porquê um lugar numa colecção Teen? A verdade é que isso pode iludir muitos leitores e curiosos que já tiveram grandes desilusões com obras que pareciam promissoras e, afinal, não passavam de um livro leve, muito ao estilo teen. Aqui acontece tudo menos isso! Para mim, estamos perante um autêntico George R.R. Martin português! E George R.R. Martin é para teens? Eu penso que não. A complexidade das suas histórias não lhe concedem um lugar nas estantes do Infanto-Juvenil, como todos nós sabemos. Fica a questão lançada e um aviso aos fãs do fantástico e de George R.R. Martin de que esta obra não é, de todo, para teens.
Para concluir, se ao início quase desesperei por sentir que estava perante ficção científica pura e dura, digo agora, com toda a certeza, que é um livro de ficção científica sim, mas maravilhosamente harmonizado com o fantástico. Atrevo-me, mais uma vez, a dizer que foi a maior surpresa que tive nos últimos tempos, em termos de descoberta de novos autores.
Nascido das mãos de um escritor em tudo promissor, "Alex-9" é um livro a não perder, pois faz-nos abrir os olhos para as relíquias que o nosso país esconde no panorama da literatura portuguesa.

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 

Login



Não se esqueça que quando realizar o registo no site, irá receber um e-mail com um link para confirmar a sua conta. Após a activação da conta poderá iniciar sessão no site.

Newsletter

Se não está inscrito no nosso site, subscreva a nossa newsletter e receba na sua caixa de correio as novidades do site,





Siga-nos...

Agora pode seguir o Segredo dos Livros no Facebook.

Os Vencedores

Os nossos Passatempos têm o prestimoso contributo das Editoras que colaboram connosco.

Para ver os resultados dos passatempos mais recentes  clique aqui.

Últimas do Fórum

Re:A Próxima Vez
catiaborboleta 3.9.2010 9:27
Re:O Jogo do Acaso
Carla.s 3.9.2010 9:21
Re:As nossas wishlists...
fbeatriz 3.9.2010 9:16
Re:As nossas wishlists...
Carla.s 3.9.2010 9:15
Re:Nicole Jordan
Carla.s 3.9.2010 9:13
Ler Mais...

Uma pequena palavra...

"Mesmo que um leitor ame os livros, como posso saber se esse amor é durável? Todos os livros são a consciência do tempo, reflectido; mas os
homens não podem ver o tempo de frente; e por isso morremos nesta terra, destruindo as mensagens que conseguimos roubar ao silêncio. Até termos de o fazer de novo, repetidamente e até as voltarmos a perder."
"333" de Pedro Sena-Lino