Skip to content

Segredo dos Livros


Home arrow Críticas Literárias arrow Baunilha e Chocolate
Baunilha e Chocolate PDF Imprimir e-mail
Escrito por Fátima Rodrigues   
21-Oct-2007

Image Baunilha e chocolate: um contraste de cores e de sabores... que, no entanto, combinam muito bem. Como acontece, por vezes, no amor. Como aconteceu com Penelope e Andrea, duas pessoas de carácter e sensibilidade muito diferentes que, apesar disso, se amaram, casaram, tiveram três filhos e juntos partilharam os altos e baixos de um casamento que dura já há dezoito anos. Mas a certa altura a mágica alquimia quebra-se: Penelope, cansada das muitas e mal disfarçadas traições do marido, desiludida com o seu comportamento egoísta e infantil, abandona-o para reflectir sobre a forma de salvar a sua união e para o deixar a braços com os mil e um problemas da família, que até àquele momento caíram apenas sobre os seus ombros. Agora é a vez de ele superar as dificuldades. Para Andrea é um choque, porque, no fundo, nunca deixou de considerar Penelope como a única mulher da sua vida, aquela com quem sempre pôde contar. Para ambos, a separação é a oportunidade para fazerem um balanço das respectivas existências, para olharem para dentro de si mesmos com uma sinceridade impiedosa e para reviver o próprio passado, tentando compreender a causa de tantos erros e de tantas escolhas mal feitas. Mas neste percurso penoso, emerge pouco a pouco aquilo que ambos sempre souberam: o amor que os uniu ainda está vivo. Ferido, maltratado, resistiu aos assaltos do tempo e pode ainda gerar alegria e felicidade.
Cheio de humor na descrição das cenas da vida quotidiana, doce e nostálgico na evocação do passado dos protagonistas, comovente na forma como regista as suas fraquezas tão humanas, Baunilha e Chocolate é a história que todos gostaríamos de ler… para não perder a esperança, para reencontrar a confiança, para compreender mais alguma coisa sobre nós próprios.

Leia o primeiro capítulo aqui

 

Eu gostei imenso deste livro.
Para além do estilo de escrita a que já estamos habituados pela Sveva, este livro tem aquele toque de ternura e afecto, trazendo-nos os dilemas de uma mãe, de uma mulher, dos seus filhos, marido, enfim, das pessoas que a rodeiam e de como consegue ela superar, ou não, os problemas que lhe surgem nesta etapa da sua vida. 

 

Comentários dos leitores


impossivel parar de ler
É um livro simplesmente BELO, BELISSIMO. É impossivel resistir à belesa deste livro, à história, às personagens... Tudo neste livro é inresistivel... Não dá para começar a ler e depois deixar de parte por uns tempos, quando se começa a ler só dá para parar quando chegamos á ultima pagina. E quando acaba temos pena de ter acabado. Sejam homens ou mulheres leiam este livro, vão gostar. Eu pura e simplesmente ADOREI

Comentários
AdicionarPesquisar
Apenas utilizadores registrados podem escrever comentários!
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Login






Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!

Receba as novidades...

Subscrever newsletter:
  Receber em HTML?



Uma pequena palavra...

“Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte.

” Carlos Ruiz Zafón em “A sombra do vento”