Bem-vindo, Visitante
Username: Password: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Corrente D'Escritas - XIª Edição - 2010

Re:Corrente D'Escritas - XIª Edição - 2010 há 10 anos 5 meses #6874

  • vibarao
  • vibarao's Avatar
  • DESLIGADO
  • Administrator
  • Mensagens: 6991
  • Thank you received: 61
Uma forte presença da Porto Editora

A 11ª edição do Festival Literário Correntes D’ Escritas 2010 contará com uma presença forte da Porto Editora e da Sextante Editora, com a apresentação dos novos livros de Ricardo Menéndez Salmón, Inês Botelho, Tânia Ganho e Lourenço Pereira Coutinho.

A merecer atenção, também, a divulgação dos vencedores da II edição do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas / Porto Editora, uma iniciativa única no nosso país que visa premiar histórias e ilustrações originais e colectivas realizadas por turmas do 4.º ano de escolaridade.

Este ano, o Correntes D’Escritas e a Porto Editora uniram-se também para promover uma justa homenagem a Rosa Lobato de Faria, escritora que faleceu recentemente. Esse momento terá lugar no último dia do evento, na antecâmara da Sessão de Encerramento do festival.

Os lançamentos e as mesas com autores da Porto Editora e Sextante Editora

No dia 24, pelas 22:00, serão apresentados no Hotel Axis Vermar os livros A Lucidez do Amor, de Tânia Ganho, O Passado que Seremos, de Inês Botelho, e Cinco de Outubro, de Lourenço Pereira Coutinho. No dia 26, sexta-feira, pelas 17:00 na Casa da Juventude, o asturiano Ricardo Menéndez Salmón apresentará Derrocada, o segundo volume da trilogia sobre o Mal que autor publica, em Portugal, na Porto Editora.

Na quarta-feira, 24, pelas 17:00, Francisco Moita Flores (Sextante) participará na mesa “Escrevo para desiludir com mérito”; na quinta-feira, 25, a partir das 15:00, Tânia Ganho é uma das autoras convidadas para a mesa subordinada ao tema “Passo e fico, como o universo”; no dia 26, sexta-feira, às 10h30, Inês Botelho participa na mesa “As palavras cercam-nos como o mundo” e Francisco José Viegas, a partir das 17:00, modera “O Poeta é um predador”. No último dia do evento, sábado, dia 27, Lourenço Pereira Coutinho e Vitor Burity da Silva participam na mesa “Duvido, portanto penso” (10:30) e Ricardo Menéndez Salmón é um dos convidados na mesa “Cada palavra é um pedaço do universo” (16:00). Todas as sessões de debate têm lugar no Auditório Municipal.

No dia 1 de Março, o Correntes D’ Escritas descem a Lisboa e levam consigo Tânia Ganho e Ricardo Menéndez Salmón. Os dois autores participarão na mesa “O livro é isto:” que terá lugar, pelas 18:30, no Instituto Cervantes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re:Corrente D'Escritas - XIª Edição - 2010 há 10 anos 5 meses #6956

  • vibarao
  • vibarao's Avatar
  • DESLIGADO
  • Administrator
  • Mensagens: 6991
  • Thank you received: 61
Homenagem a Rosa Lobato de Faria

O Correntes D’Escritas e a Porto Editora vão homenagear a escritora Rosa Lobato de Faria. O momento terá lugar no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim, sábado, dia 27, pelas 18H30, no início da sessão de encerramento da 11ª edição do Festival Literário Correntes D’ Escritas 2010.
A homenagem, discreta mas sentida, contará com as intervenções de Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e de Manuel Alberto Valente, da Porto Editora e o editor que, desde o início, acompanhou o percurso literário de Rosa Lobato de Faria.

Romancista, poetisa e actriz, Rosa Lobato de Faria afirmou-se como uma das vozes mais influentes da literatura portuguesa, tendo sido reconhecida, em 2000, com o Prémio Máxima de Literatura. O seu último livro, As Esquinas do Tempo, foi publicado em 2008 pela Porto Editora e constitui um verdadeiro sucesso junto do grande público.
O essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2007). Foi, igualmente, autora de diversos livros infantis. Está traduzida em Espanha, França e Alemanha e representada em várias colectâneas de contos, em Portugal e no estrangeiro.
Última Edição: há 10 anos 5 meses por vibarao.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re:Corrente D'Escritas - XIª Edição - 2010 há 10 anos 5 meses #7736

  • vibarao
  • vibarao's Avatar
  • DESLIGADO
  • Administrator
  • Mensagens: 6991
  • Thank you received: 61
A Porto Editora no Correntes D'Escritas 2010 (Balanço)

Inês Botelho, Tânia Ganho e Ricardo Menéndez Salmón, pela Porto Editora, e Lourenço Pereira Coutinho, pela Sextante, viram os seus livros apresentados no mais importante evento literário realizado no nosso país, o Correntes D'Escritas. Oportunidade para contactos directos com os leitores, com a comunicação social e com a crítica especializada, e para perceber o interesse e a receptividade que o trabalho destes autores está a registar a vários níveis. Vítor Buity da Silva e Francisco José Viegas também estiveram presentes, participando em mesas de debate.

Este acontecimento serviu também para conhecer os vencedores da II edição do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D'Escritas / Porto Editora:
1º. Prémio
A Casa Misteriosa, trabalho realizado pelos alunos do 4º. Ano do Jardim-Escola João de Deus, de Agra, Salreu, Estarreja
2º. Prémio
Contou-me o meu avô, trabalho realizado pelos 4º. B da Escola EB 1 de Ferreiros, Baguim do Monte, Gondomar
3º. Prémio
João Ratinho à procura de casa, trabalho realizado pelos alunos do 4º. Ano, TO2 da Escola EB 1 Monte, de Touguinhó, Vila do Conde
Menções Honrosas
Ilustração - Miguelras em busca de amigos, trabalho realizado pelos alunos do 4º. Ano da Secção portuguesa da Escola Europeia do Luxemburgo – Lux I.
Texto - Um Anjo Diferente, trabalho realizado pelos alunos do 4º. Ano, AL4, da Escola EB1/JI de Arcozelo, Água Longa, Santo Tirso
Estes trabalhos vão ser reunidos em livro, que será publicado pela Porto Editora nos próximos meses.

Por fim, mas não menos importante, realizou-se uma justa homenagem à escritora Rosa Lobato de Faria. Aconteceu no início da sessão de encerramento do Correntes D'Escritas 2010, por iniciativa da organização e da Porto Editora, com intervenções do Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, Manuel Alberto Valente, da Porto Editora, e de Aureliano Costa, que leu dois poemas da escritora, entre eles um inédito publicado no livro de Carlos Pinto Coelho, A Meu Ver.
O vídeo de homenagem a Rosa Lobato de Faria pode ser visto no canal do Grupo Porto Editora no YouTube, aqui.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
Moderadores: fbeatriz
Time to create page: 0.519 seconds

Uma Pequena Palavra...

"Para um autêntico escritor, cada livro deverá ser um novo começo com o qual tenta algo que está além do seu alcance."
Ernest Hemingway