Amigas à Força

 

  

 

Autora: Mariana Alvim
Série: Os Fininhos – Vol. 1
Edição: Jun/2011
Páginas: 160
Editora: Quidnovi

 

 

Na adolescência tudo é dramático.
A Margarida Fininho não gosta do seu apelido,especialmente porque é fininha. Tem 15 anos e dois irmãos: o Miguel, de 18 anos, e o Ru, de 4.
Tem uma melhor amiga, a Inês, e uma amiga à força, a melga, quer dizer, a Catarina, que é linda de morrer e muito ousada. Enfim… uma dor de cabeça para a Margarida. Tem um primo, o João, do Porto, que este ano se mudou lá para casa e, claro, tem também uma paixão: o Gonçalo. Mas não é tudo… A vida da Margarida está repleta de surpresas, confissões e mal entendidos.

Amigas à Força é o primeiro volume da colecção juvenil Os Fininhos, que promete desbravar o confuso mundo da adolescência sem complexos e com muito humor.

 

Autor – Mariana Alvim

Autor:

Mariana Alvim nasceu em Lisboa. Licenciada em Comunicação Empresarial, trabalhou durante sete anos em Marketing. Paralelamente, tirou um curso de Jornalismo de Rádio e vários de escrita criativa. Depois de ter passado por uma multinacional e por um canal de televisão, decidiu largar tudo e seguir uma das suas paixões: a escrita. Tornou-se guionista e fez parte da equipa de autores de telenovelas de ficção nacional. Alguns enredos depois, aceitou o convite para mudar de área e entrou no maravilhoso mundo da rádio. Atualmente é locutora no «Café da Manhã» da RFM e continua a escrever e a sonhar.
Consta que aos 13 anos confessou à professora de português que queria ser escritora quando crescesse, e hoje garante que escreve todos os dias na sua cabeça. “É verdade. Continuo a querer ser escritora. Ainda falta. Crescer também.”
É mãe de 3 rapazes, Vasco, Diogo e Martim, com quem treina diariamente técnicas de diálogo e argumentação, nesta que é a narrativa mais apaixonante da sua vida. Lançou recentemente o site www.entreamigas.pt onde escreve sobre as suas grandes paixões onde se incluem, naturalmente, os livros.

2 comentários
1 like
Anterior: O Que Se Leva Desta VidaSeguinte: A História Maravilhosa dos Três Pastorinhos de Fátima

Comentários

  • Inês Santos

    Setembro 4, 2011 às 11:38
    Responder

    O meu parecer das personagens é tão simples quanto o livro:A Margarida Fininho é uma miúda porreira, mas um bocado egoísta, pois só fala nela e é mesmo por isso que acaba por perder a melhor amiga; o Gonçalo é bom rapaz, mas não é assim tão giro; a Catarina é a típica loura burra e aposto em como namora, ou com o Joel ou com o professor Beltão.O poema do Gonçalo deve ser sobre a Margarida que, ou é muito ceguinha, ou tem mesmo a auto-estima em baixo.E pronto, é assim que Mariana Alvim nos deixa quando terminamos o […] Ler Mais...O meu parecer das personagens é tão simples quanto o livro:A Margarida Fininho é uma miúda porreira, mas um bocado egoísta, pois só fala nela e é mesmo por isso que acaba por perder a melhor amiga; o Gonçalo é bom rapaz, mas não é assim tão giro; a Catarina é a típica loura burra e aposto em como namora, ou com o Joel ou com o professor Beltão.O poema do Gonçalo deve ser sobre a Margarida que, ou é muito ceguinha, ou tem mesmo a auto-estima em baixo.E pronto, é assim que Mariana Alvim nos deixa quando terminamos o primeiro volume d'Os Fininhos. Ela deixa-nos com mil e uma questões por resolver e descobrir, deixando-nos a adivinhar e a aguardar pelo próximo livro.A obra é bastante juvenil, ao estilo da série "Morangos com Açúcar" e com demasiadas expressões de calão como "iá" ou "tásse", mas achei-o bastante engraçado, cheio de ironia, sarcasmo e muito humor. O objectivo está cumprido, sem dúvida, e a escrita é fluída e simples.A escritora consegue-nos fazer odiar a Catarina, gostar do Gonçalo (não tanto com a Margarida) e adorar o Rodrigo, o que significa a meu ver que a empatia e as expressões estão presentes e bem caracterizadas.As descrições são escassas (neste momento só me lembro do quarto da Margarida), mas, para o tipo de livro, é melhor assim, senão poderia correr o risco de o tornar um pouco maçador e camuflar a história, já de si tão suave. Read Less

  • Lídia Rumor

    Agosto 22, 2011 às 9:45
    Responder

    Este primeiro livro da colecção [i]Os Fininhos[/i] é um [i]aperitivozinho[/i] que vai [i]abrir o apetite[/i] para a leitura dos próximos volumes desta colecção. Qualquer rapariga adolescente se vai conseguir identificar com Margarida Fininho. Ela é alta, magrinha, de cabelo castanho claro, olhos verdes e peito pouco desenvolvido. Isto, aliado ao facto de todos a chamarem [i]Fininha[/i] e de ter muito pouca auto-confiança, leva-a a achar todos os outros são melhores do que ela. Claro que, assim, rapidamente chega à conclusão de que o rapaz pelo qual está apaixonada, Gonçalo (o surfista) se vai apaixonar pela bela Catarina, alta, loura e […] Ler Mais...Este primeiro livro da colecção [i]Os Fininhos[/i] é um [i]aperitivozinho[/i] que vai [i]abrir o apetite[/i] para a leitura dos próximos volumes desta colecção. Qualquer rapariga adolescente se vai conseguir identificar com Margarida Fininho. Ela é alta, magrinha, de cabelo castanho claro, olhos verdes e peito pouco desenvolvido. Isto, aliado ao facto de todos a chamarem [i]Fininha[/i] e de ter muito pouca auto-confiança, leva-a a achar todos os outros são melhores do que ela. Claro que, assim, rapidamente chega à conclusão de que o rapaz pelo qual está apaixonada, Gonçalo (o surfista) se vai apaixonar pela bela Catarina, alta, loura e com [i]maminhas grandes[/i]. Acompanhamos tudo o que Margarida diz, mas também o que pensa e isso é altamente cativante para qualquer adolescente.Este volume deixa o leitor [i]pendurado[/i] ansiosamente, aguardando o que vai acontecer no próximo livro da colecção. Paixão, amizade, drama e curiosidade vão certamente atrair muitas adolescentes a esta colecção. Read Less

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados