Espreita a História de Portugal

FaceBook  Twitter  

 


Autor:
José Jorge Letria
Ilustração: Vítor Lopes
Coleção: Espreita
Edição: Out/2014
Páginas: 16
ISBN: 9789720702371
Editora: Porto Editora

 

 

Queres saber como nasceu Portugal, o que foram os Descobrimentos ou o que aconteceu no 25 de Abril? Então abre este livro, levanta todas as abas e descobre as respostas e curiosidades sobre o nosso país.
Neste livro interativo, escrito por José Jorge Letria, repleto de ilustrações cheias de humor, vais aprender tudo sobre os momentos mais importantes da História de Portugal de uma forma divertida!

Páginas-tipo aqui e aqui.

Coleção Espreita:
Esta coleção aborda realidades distantes ou ainda desconhecidas de forma bastante divertida e educativa!
Estes livros vão ao encontro da curiosidade ilimitada das crianças e ajudam a estimular o gosto pela aprendizagem. Todas as páginas incluem abas para as crianças espreitarem os pormenores de cada um dos assuntos abordados.
Alguns dos volumes mais recentes: Espreita o Atlas; Espreita a tabuada; Espreita o Teu Corpo; Espreita como funcionam as coisas; Espreita o espaço; Espreita o Mundo dos Dinossauros.
Idade recomendada: A partir dos 6 anos

Outros livros infantis do autor no Segredo dos Livros:
Era Uma Vez Um Rei Conquistador
Galileu à luz de uma Estrela
A Minha Primeira República
Portugal contado e cantado a quem só quer ser feliz

Autor:

José Jorge Letria, nascido em 1951, autor de uma vasta obra literária que começou a ser publicada em livro em 1973, é um dos mais destacados criadores de livros para crianças e jovens em Portugal, com numerosos prémios recebidos. Traduzido para mais de dez idiomas, recebeu dois Grandes Prémios da Associação Portuguesa de Escritores, dois prémios Eça de Queirós - Município de Lisboa, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Nacional «O Ambiente na Literatura Infantil» (três vezes), o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte e ainda o Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil (Brasil).
Integrou, com José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Manuel Freire, entre outros, o movimento da canção de resistência, tendo sido agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade.
É presidente da Direção e do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Autores, presidente do Comité Europeu da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores e membro da Direção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e do Comité Executivo do Writers and Directors Worldwide.

Saiba mais em www.josejorgeletria.net

Comentários  

 
#1 Sebastião Barata 2015-01-30 18:52
Este é um livro muito interessante e educativo para os nossos filhos em idade escolar. Em catorze temas, conta a história de Portugal focada nos momentos-chave da nossa história, desde a independência até à atualidade.

De uma forma lúdica, dá a conhecer assuntos muito importantes para o desenvolvimento do sentido de cidadania das crianças. Tem ilustrações muito sugestivas e pequenos textos de uma só frase, ao jeito de legendas das ilustrações. Por vezes, os textos estão escondidos por baixo das gravuras e é a curiosidade provocada por estas que leva a criança a querer levantar a abinha, para ver o que está escrito por baixo.

Tanto a escrita, como as ilustrações e a composição gráfica são muito adequadas à mentalidade do segmento a que se destinam. De tal modo que o meu neto que está prestas a fazer seis anos, não esperou que eu comentasse o livro para o "raptar" e colocar com todo o carinho na biblioteca privada do seu quarto. Ainda não o sabe ler sem acompanhamento, mas adora as ilustrações, que associa facilmente aos conhecimentos que já possui sobre o tema. Alguns foram adquiridos através do disco que acompanha o livro "Portugal contado e cantado a quem só quer ser feliz", do mesmo autor.
Só um alerta: embora diga na contracapa que se destina a crianças a partir dos 6 anos, na minha opinião estas só o podem ler autonomamente a partir do 3º ano de escolaridade; até lá, só com o apoio de um adulto.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Crash
    Depois de ter lido "Arranha-Céus" de J. G. Ballard, um romance que me deixou a pensar seriamente nos ...
  • 10.07.2019 22:32
  • Amantes de Buenos Aires
    Amantes de Buenos Aires, o novo romance de Alberto S. Santos, baseia-se numa história real e segue a ...
  • 08.07.2019 16:24
  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."
Padre António Vieira