O Livro dos Desportos

FaceBook  Twitter  

 

 

Autor: Pedro Santos Alves
Género: Juvenil
Edição: Out/2018
Páginas: 128
ISBN: 9789896605483
Editora: Texto

 

 

 

O desporto é uma atividade humana praticamente tão antiga como as primeiras civilizações. Ao longo da História humana novos jogos e modalidades foram sendo inventados e desenvolvidos, com especial incidência nos séculos XIX e XX, culminando nas várias dezenas de desportos da atualidade.
A diversidade de modalidades existentes é espantosa. Existem jogos com bola, raquetes, tacos, pranchas, skis ou patins; há desportos individuais e coletivos, aquáticos, na neve, em pavilhões ou em grandes campos relvados, e até desportos de combate. Este livro lista e descreve os principais desportos atualmente praticados e mais divulgados no mundo ocidental.

Não pretende ser exaustivo nem inclui todas as modalidades existentes à face do planeta, mas procura abarcar as mais praticadas e com maior expressão.

Autor:

Pedro Santos Alves, nasceu em 1969, no Chiado, em pleno coração de Lisboa, mas é um habitante dos subúrbios da capital desde que se lembra. Desde pequeno, era a desenhar que conseguia dar largas à imaginação sem dar cuidados à mãe. Desenvolveu-se assim uma paixão por desenhar e inventar que nunca mais o largou. 
Na hora de escolher um curso superior, que decidira já que seria no mundo das artes, acabou por se decidir pela arquitetura. Sempre a trabalhar como ilustrador paralelamente ao curso, e mantendo uma intensa atividade desportiva de competição que trazia desde a adolescência, licenciou-se em 1992 e de imediato começou a exercer a profissão de arquiteto.
Nessa fase, os trabalhos de ilustração tornaram-se difíceis de realizar. Ainda assim, realizou milhares de desenhos e considera que foi uma ferramenta essencial para a sua atividade como arquiteto, em especial como forma de comunicação com clientes e outros agentes da obra. 
A partir de 2010 decidiu que desenhar e ilustrar era a sua verdadeira paixão e maior vocação, pelo que apontou armas à atividade de ilustrador. Desde então, com alguma arquitetura residual à mistura, vem trabalhando naquilo que mais aprecia, o desenho. Em 2017 decidiu criar uma coleção dedicada ao conhecimento, como os antigos almanaques, e, para tal, criou uma família de personagens para ilustrar esses livros.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar."
Rubem Alves