O Pajem Não Se Cala

 


Autor:
António Torrado
Ilustração: Sebastião Peixoto
Género: Infantil
Edição: Ago/2017
Páginas: 72
ISBN: 9789892339771
Editora: ASA

 

 

Esta história recupera um conto de Hans Christian Andersen sobejamente conhecido por crianças e adultos, aquele em que um rei vaidoso, enganado por dois alfaiates aldrabões, desfila em pelote diante do povo, até que um menino grita: O rei vai nu! O que Andersen não contou nem imaginou foi o que se passou a seguir.

É que o menino nunca mais se calou, e o que ele disse e fez é agora trazido a público, por António Torrado, no seu habitual tom criativo e divertido.

Plano Nacional de Leitura: Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Deste autor no Segredo dos Livros:
A Pena de Ouro e Outras Histórias
Fábulas Fabulosas
Mar à Vista… E Outra História
Gonçalo e a Bicharada
Grandes Bigodes… e Outra História
Há Coisas Assim… e outra história
Teatro às três pancadas

Autor – António Torrado

Autor:

António Torrado nasceu em Lisboa (1939), mas com raízes familiares na Beira Baixa. Poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pediográfica, é por excelência um contador de histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas. Foi jornalista, editor, professor, produtor principal e chefe do Departamento de Programas Infantis da RTP. A sua bibliografia regista actualmente mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças, contemplada em 1988, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. Livros seus foram, em 1974 e 1996, incluídos na Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People. Segundo o crítico e investigador José António Gomes, “Torrado impôs-se como uma das figuras de maior relevo da nossa literatura do pós-25 de Abril e dificilmente se encontrará hoje um autor que, de forma tão equilibrada, saiba dosear em livro o humor, a crítica e os sinais de um profundo conhecimento do imaginário infantil.”

Autor – Sebastião Peixoto

Autor:

Sebastião Peixoto nasceu em Braga, em 1972. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tem colaborado com várias editoras na ilustração de livros infantis, como O Avião Saltitão e O Chapéu Telepático, de Bénédicte Houart; O Homem da Nuvem Escura, de Inês Vinagre; Um Sonho de Gigante e A Árvore que não Sabia Sentir, de Pedro Sena-Lino; Quando eu for …Grande, de Maria Inês Almeida, A Lagarta Serafina, de Palmira Martins; O Palhaço Avaria, de Pedro Seromenho, entre muitos outros.
Além dos livros infantis (e outros, como Histórias Amorais para Crianças e Animais, de João Diogo Zagalo) tem publicado ilustrações na Revista Umbigo e na CRU. Tem realizado várias exposições dos seus desenhos e pinturas, sendo as mais
recentes as coletivas Sabichão, na Galeria Dama Aflita (Porto); Tornado, na Biblioteca Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim); no GNRation (Braga) e What the hell is Bootsbau, na Galeria Bootsbau (em Berlim). É autor de dois blogues: Brufen 600 e Ritalina, este segundo dedicado aos trabalhos de ilustração infantil.

0 comentários
0 likes
Anterior: AgostoSeguinte: Pinguim

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes