O Único e Incomparável Ivan

Autora: Katherine Applegate
Edição: Mar/2015
Páginas: 320
ISBN: 9789897073397
Editora: Booksmile

 

 

 

Chamam-me «O Único e Incomparável Ivan». Os nomes são meus, mas não definem quem sou. Sou o Ivan, apenas o Ivan, só o Ivan.
O Ivan é um gorila descontraído. Vive há largos anos no Centro Comercial junto à Saída 8 da autoestrada e já se habituou aos humanos que, diariamente, o fitam do lado de lá das paredes de vidro que o rodeiam. Raramente sente saudades da vida que levava na selva. Na verdade, são raras as vezes em que recorda esses tempos.

Em vez disso, o Ivan pensa nos programas de TV a que assiste, preocupa-se com a amiga Stella, uma elefante fêmea idosa, e com Bob, um cão vadio que gosta de o visitar. Mas, sobretudo, o Ivan gosta de pensar nos seus desenhos e na melhor forma de pintar o sabor de uma manga ou o som das folhas, com lápis coloridos e traços perfeitos.
Até ao dia em que conhece a Ruby: uma elefante bebé que fará com que o Ivan veja o seu lar e a sua arte com outros olhos. A chegada da Ruby proporciona grandes mudanças — e cabe ao Ivan fazer com que as coisas mudem para melhor…

Faixa etária: a partir dos 11 anos

Lê as primeiras páginas aqui.

Autor – Katherine Applegate

Autora:

Katherine Applegate é uma escritora norte-americana multipremiada, que já vendeu mais de 40 milhões de livros em todo o mundo.
A sua obra infantojuvenil é vasta e já lhe granjeou inúmeros prémios. É por isso com orgulho que a Booksmile dá a conhecer aos leitores esta autora ainda inédita em Portugal.
Katherine Applegate vive na Califórnia com o marido, os dois filhos e uma variedade de animais de estimação muito amados, ainda que excêntricos.

Sabe mais sobre a autora em www.katherineapplegate.com

Vê o booktrailer aqui:

1 comentários
0 likes
Anterior: Eu Mega CómicoSeguinte: Os Caminhos da Alma

Comments

  • Sebastião Barata

    Abril 4, 2015 at 10:55
    Reply

    O gorila Ivan existiu mesmo e a história que é contada no livro é basicamente verdadeira. Foi capturado na África quando era bebé e levado para os E.U.A. juntamente com outra bebé elefante que se pensa ser sua irmã. Foram adquiridos pelos proprietários de um Centro Comercial para atraírem clientes. A fêmea morreu pouco depois e Ivan ficou sozinho. Um dos donos do Centro Comercial adotou-o como animal de estimação e tornaram-se grandes amigos. Mas Ivan começou a crescer e a ter muita força, de modo que tiveram de lhe construir uma jaula de vidro no Centro Comercial, onde passou […] Ler Mais...O gorila Ivan existiu mesmo e a história que é contada no livro é basicamente verdadeira. Foi capturado na África quando era bebé e levado para os E.U.A. juntamente com outra bebé elefante que se pensa ser sua irmã. Foram adquiridos pelos proprietários de um Centro Comercial para atraírem clientes. A fêmea morreu pouco depois e Ivan ficou sozinho. Um dos donos do Centro Comercial adotou-o como animal de estimação e tornaram-se grandes amigos. Mas Ivan começou a crescer e a ter muita força, de modo que tiveram de lhe construir uma jaula de vidro no Centro Comercial, onde passou 27 anos, até ser levado para o Jardim Zoológico, onde morreu em 2012, com 50 anos de idade. As outras personagens humanas e animais do livro foram inventadas pela autora.É verdade que Ivan aprendeu a desenhar e isso foi falado em todo o mundo. Eu lembro-me de ter ouvido essa história há muitos anos. E não conto mais, para irem ler o livro e ficarem a saber tudo sobre a vida do Ivan, "o único e incomparável Ivan".É um livro muito lindo, que nos ensina o valor da amizade e a urgência de lutarmos contra a extinção de espécies animais que está a acontecer a um ritmo assustador. A autora criou personagens maravilhosas, para romantizar a história de Ivan. Entre os humanos, destacam-se Mack, o dono e amigo de Ivan desde bebé, e Julia, uma criança pobre, filha do empregado da limpeza do Centro Comercial, que se tornou na grande protetora de Ivan e o ensinou a desenhar. Entre os animais, para além de Ivan, destaca-se Bob, um cão rafeiro que é um espanto: preza a sua liberdade, é muito comodista e tem saídas filosóficas que nos divertem. Também não podemos esquecer a velha elefante Stella, calejada pela vida e cheia de sabedoria que, como todos os elefantes, tem uma memória prodigiosa, e a encantadora bebé elefante Ruby que vai estar no centro dos acontecimentos que vão permitir a libertação de Ivan e a sua transferência para o Zoo, onde vai ser mais feliz. Aqui a autora romanceou a história real e deu a Ivan um fim cor de rosa que vai deixar o leitor muito feliz.É um livro aconselhável para crianças a partir dos 11 anos, mas que vai enternecer leitores qualquer idade. Confesso que me aflorou uma lagrimazita de vez em quando, durante a leitura. Read Less

Comentar