Uma Aventura no Fundo do Mar

FaceBook  Twitter  

 


Autoras:
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Ilustração: Arlindo Fagundes
Coleção: Uma Aventura (Vol. 61)
Género: Juvenil
Edição: Abr/2019
Páginas: 224
ISBN: 9789722129725
Editora: Caminho

 

 

Os nossos heróis aproveitam umas férias no Algarve para tomarem grandes banhos de mar e visitar o Zoomarine. No espetáculo na Baía dos Piratas dá-se um acontecimento estranho: o Artur, o principal ator, é agredido por outro ator que há pouco tinha sido contratado, e aquela agressão impossibilita o Artur de desempenhar o seu outro trabalho, o de mergulhador ao serviço de uma empresa que faz variados trabalhos no mar. Ao largo encontra-se afundado um navio com uma enorme quantidade de plásticos que é necessário retirar, trabalho para o qual é contratada a empresa de mergulhadores.

Um bando, que se dedica ao tráfico de droga, tinha dissimulado a droga dentro de cocos e foram transportados por aquele barco que se tinha afundado. É aqui que a história se cruza, pois o bando de traficantes faz-se também substituir pela empresa que deveria limpar os plásticos do barco afundado no intuito de recuperar a droga.
Uma série de peripécias onde se incluem um navio da Marinha portuguesa e um navegador de origem francesa que habita o Algarve e a descoberta da tenebrosa Zilda, a cabecilha daquele grupo de malfeitores. Depois de resolvida toda a situação com a extraordinária colaboração dos nossos heróis, eles serão premiados com uma sessão de natação com os golfinhos no Zoomarine e um passeio no barco do francês na costa algarvia.

Livros desta coleção no Segredo dos Livros:
Uma Aventura no Palácio das Janelas Verdes (Vol. 60)
Uma Aventura em Conímbriga (Vol. 59)
Uma Aventura na Amazónia (Vol. 51)

Autora:

Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa em 1946, no seio de uma enorme família onde as crianças ocupavam o primeiro lugar. A infância e juventude decorreram portanto num ambiente alegre, caloroso, rico de experiências humanas.
Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo acumulado, durante os três primeiros anos, com a frequência do Curso Superior de Psicologia Aplicada no ISPA. Ainda estudante, começou a trabalhar no Cambridge School e depois no Gabinete de Estudos dos Serviços de Apoio à Juventude (FAOJ) do Ministério da Educação.
Iniciou a actividade docente como professora de História de Portugal do 2.º ciclo no ano lectivo de 1969/1970 no Liceu António Enes em Lourenço Marques, Moçambique.
O contacto próximo com crianças africanas, indianas, chinesas e portuguesas foi tão motivante que, de regresso a Lisboa, decidiu enveredar definitivamente pela carreira docente. Encontrou colocação na Escola Preparatória de Salvaterra de Magos, onde teve oportunidade de conhecer o meio rural.
Entre 1980 e 1982 desempenhou funções na Formação de Professores de História (delegada com profissionalização em exercício). Em 1982 foi convidada para Técnica do Serviço de Ensino de Português no Estrangeiro. Nessa qualidade preparou e apresentou cursos de formação de professores, visitou escolas em vários países da Europa e nos Estados Unidos da América, participou em seminários do Conselho da Europa em Portugal e no Estrangeiro.
Integrou a equipa que se ocupou da Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991. Desempenhou funções de coordenadora de reforma curricular do 2.º ciclo. Nos dois anos seguintes dedicou-se a um estudo sobre os jovens e a leitura no âmbito do Instituto de Inovação Educacional.
Em 1994 aceitou o convite da Expo’98 para dirigir o Jornal do Gil. Em 1997 foi destacada para o gabinete do Ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo’98 e as escolas.
A par desta intensa actividade no domínio da educação, estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Isabel Alçada em 1982.
Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, reflectem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos.
Autora:

Isabel Alçada nasceu em Lisboa no dia 29 de Maio de 1950. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Fez o Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Boston. Professora destacada no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação. Orientadora de História durante três anos. Técnica do Ministério da Educação para a Reforma do Ensino Secundário. Professora convidada pelo Instituto de Inovação Educacional para realizar um estudo sobre os hábitos de leitura para crianças e jovens portugueses. Foi professora do Ensino Preparatório e, actualmente, é docente na Escola Superior de Educação de Lisboa. É co-autora de várias colecções e livros didácticos.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03
  • A Aluna Americana
    Este é o mais recente romance de João Pedro Marques, autor de, entre outros, "Uma Fazenda em África" ...
  • 25.04.2019 20:42
  • O Último Cabalista de Lisboa
    Consegui, finalmente, ler este livro que foi o primeiro romance de Richard Zimler. Publicado em 1996 ...
  • 07.04.2019 23:56

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"
Fernando Pessoa