A Escola que Temos e a Escola que Queremos

 

 

Autor: Rui Lima
Género: Educação / Tecnologia
Edição: Mar/2017
Páginas: 232
ISBN: 9789898818836
Editor: Manuscrito

 

 


Todos: pais, professores e alunos se queixam do sistema atual de ensino. Os pais não querem que a escola seja uma fábrica que formate os filhos e os transforme em autómatos desajustados do mundo em que vivem. Exigem salas de aula com menos alunos, menos trabalhos de casa, um ensino mais criativo. Os alunos acham a escola aborrecida, pouco estimulante, separada da realidade tecnológica e do mundo em que vivem. Professores sentem-se desmotivados, presos às metas curriculares obrigatórias, ao sistema de avaliação por notas, à falta de tempo para trabalhar, não tendo possibilidade nem espaço para arriscar.

Rui Lima, professor do ensino básico, considerado pela Microsoft, um dos 18 professores mais inovadores do mundo, reflete sobre todos estes temas em debate na praça pública e garante que não precisamos de ir lá fora para vermos casos de sucesso. Em Portugal já há professores a pensar fora da caixa, a romper com as práticas enraizadas, a arriscar novas abordagens que incentivam o risco e a experimentação, alunos motivados que pintam o céu de amarelo às bolinhas rosa" e que apesar de não conseguirem o sucesso nas "disciplinas nucleares" (seja lá isso o que for) possuem qualidades incríveis noutras áreas. Escolas inovadoras, que estimulam a curiosidade e que se transformaram em autênticos espaços de descoberta de talentos.
O mundo mudou (muito) nos últimos anos, mas a escola não. É preciso pensar a escola quer queremos para o século XXI. E a resposta deve ser dada por todos: pais, professores e alunos. Com o objetivo de criarmos alunos que vão mudar o mundo.

Autor:

Rui Lima é Professor e Diretor Pedagógico no Colégio Monte Flor, uma das duas Microsoft Show Case School portuguesas. Mestre em Administração e Organização Escolar tem estado envolvido em diversos projetos centrados na inovação pedagógica e na utilização de tecnologias na aprendizagem.
Em 2011, foi distinguido pela Microsoft como um dos 18 professores mais inovadores do mundo, galardão que voltou a receber em anos seguintes. Tem colaborado com o Ministério da Educação em projetos como o Etwinning, o ASPECT e o eQnet. Entre 2011 e 2013, foi Lead Teacher do projeto Creative Classrooms Lab. Nos dois últimos anos, tem estado envolvido na iniciativa "Introdução da Programação na Escola Primária" como professor formador da utilização do Kodu no ensino.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Ilustre Casa de Ramires
    NOTA: Este comentário contém spoilers (*** não leia se pretender ainda ler o livro ***) Após 2 ou ...
  • 28.06.2020 09:42
  • Imortal (José Rodrigues dos Santos)
    Acabei (finalmente) de ler o mais recente livro de José Rodrigues dos Santos - Imortal que trata de um ...
  • 01.06.2020 23:30
  • O Túmulo do Mestre
    Ótimo livro para se ler num fim de semana! Li-o em duas tardes. Os capítulos não são grandes, pelo ...
  • 19.04.2020 19:03

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"É fácil que prefiras não escrever, mas sabes quantos olhos estão à espera que continues? É tarde para esses escrúpulos."
José Luís Peixoto, in Em Teu ventre