Ao Sabor da Bíblia

Autor: Luís Lavrador
Género: Culinária
Edição: Nov/2017
Páginas: 250
ISBN: 9789896227906
Editora: Alêtheia

 

 


Ao sabor da Bíblia
apresentar-se-á ao leitor como um duplo convite: primeiro, a um percurso pela história da comensalidade desde os primeiros tempos até ao início do Cristianismo, e, de seguida, como uma convocação à experiência gastronómica da confeção e degustação de menus onde imperam alimentos, temperos e sabores que marcam o itinerário da história judaica e cristã. Da autoria de Luís Lavrador, docente na Escola de Hotelaria de Coimbra, primeiro chef português a tirar o doutoramento em Portugal e chef da Seleção Portuguesa de Futebol.

Ao sabor da Bíblia revive alguns dos banquetes, ceias e bodas retirados dos principais relatos escritos da história humana; os intervenientes, os motivos e os objetivos que levaram à realização destes episódios.
Com base na Bíblia Sagrada, a obra evidencia as marcas diferenciadoras e também a base comum entre as mesas dos judeus e dos cristãos e, antes disso, a vivência da refeição como experiência de paixão e de afeto, de bênção e de punição, isto para mostrar também a sua componente simbólica e espiritual. Nas palavras do autor, citando Eça de Queiroz, depois de um percurso histórico e de contexto mais teórico, Ao Sabor da Bíblia entregará o discurso às caçarolas. Porque o texto bíblico é rico e descreve um grande número de refeições, Luís Lavrador propõe um conjunto de ementas inspiradas nas mais importantes refeições bíblicas, com propostas de ementa para o Natal, para a Páscoa, para um banquete, ou mesmo para um dia de lazer, entre outras.
Os alimentos, os temperos, as formas de confeção propostas são as descritas na Bíblia, naturalmente com um trabalho de reconstituição que respeita o rigor histórico, com o livro sagrado como guia, no caso como guia gastronómico.

Autor – Luís Lavrador

Autor:

O chef Luís Lavrador é um dos mais conceituados chef’s portugueses. Doutorado em Turismo, Lazer e Cultura pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem recebido inúmeras distinções e prémios ao longo da sua carreira, entre uma delas o Chefe Cozinheiro do Ano em 2006. Tem vindo a publicar vários livros sobre gastronomia, entre eles Nutriformação – Cursos de CulináriaÀ Mesa com a Nossa SelecçãoReceituárioConfraria Gastronómica do Concelho de Ovar, etc. Atualmente leciona na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e é o chef oficial da seleção portuguesa de futebol.

0 comentários
0 likes
Anterior: A Estranha Ordem das Coisas – A vida, os sentimentos e as culturas humanasSeguinte: O Padre de Savimbi – Lançamento

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes