E se Eu Não Puder Decidir?

Autora: Lucília Nunes
Género: Sociologia
Edição: Mai/2020
Páginas: 152
ISBN: 9789899004221
Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos

 

 


Saber escolher no final da vida

Estão na ordem do dia as questões éticas relacionadas com o final da vida, a dignidade nos cuidados paliativos, a eutanásia ou a morte assistida. Impõem-se perguntas cruciais: E se eu não puder decidir sobre mim mesmo? Como preparar em vida uma escolha livre e esclarecida quanto à minha própria morte?

Este ensaio propõe uma reflexão apurada sobre como tomar decisões, ter consciência de limites, interessar-se pelo bem do Outro, saber para poder escolher, consentir ou nem por isso, distinguir entre conceitos do final de vida e pensar decisões antecipadas. Para tal, pondera as nossas capacidades, incapacidades e limites para focar os processos de doença, passando necessariamente pela informação, pelo consentimento e pela análise das diretivas antecipadas de vontade. Porque podemos viver melhor e morrer mais dignamente.

Autor – Lucília Nunes

Autora:

Lucília Nunes é doutorada em Filosofia, com agregação em Filosofia, especialidade Ética, e em Enfermagem. É vice-presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida no 5.º mandato (2015-2020). É professora coordenadora, responsável pelo Departamento de Enfermagem na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Membro da Comissão de Ética para a Saúde do Centro Hospitalar de Setúbal e do Conselho de Ética da Universidade do Minho.

0 comentários
0 likes
Anterior: Testamento Vital – Nos dilemas éticos do fim da vidaSeguinte: O Mundo de Amanhã – Geopolítica contemporânea

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes