Empreendipédia – Dicionário de educação para o empreendedorismo

Autores: Jacinto Jardim e José Eduardo Franco
Género: Gestão / Empreendedorismo
Edição: Mar/2019
Páginas: 800
ISBN: 9789896168773
Editora: Gradiva

 

 

A educação para o empreendedorismo está na ordem do dia e representa um desafio para a construção das sociedades do futuro, progressivas e ao mesmo tempo mais sustentáveis.
Esta obra pioneira, a primeira preparada para o público de Língua Portuguesa, apresenta um conjunto abrangente de conceitos, teorias, correntes, obras, figuras e organizações ligadas à promoção da educação e da criação de um cultura e mentalidade empreendedoras.

Pela primeira vez em Portugal e em língua portuguesa foi possível preparar um instrumento de conhecimento sistemático sobre as grandes questões, temas, métodos e problemáticas da educação para o empreendedorismo na íntima interligação com o ideal de cidadania activa e cooperante.
Podemos agora dispor de um conhecimento essencial e actualizado sobre os assuntos das Ciências do Empreendedorismo nesta Empreendipédia de autoria colectiva, contando com a participação de mais de três centenas de investigadores, especialistas e consultores provenientes de mais de 100 instituições e áreas académicas, associativas, empresariais e culturais de Portugal e do estrangeiro.
Esta obra constitui um instrumento muito útil para educadores, investigadores e para todos aqueles que se queiram iniciar no universo da cultura empreendedora.

De José Eduardo Franco no Segredo dos Livros:
Portugal Católico – A Beleza na Diversidade (coautoria)

Autor – Jacinto Jardim

Autor:

Jacinto Jardim licenciou-se em Ciências da Educação, na Universidade Pontifícia Salesiana (Roma), e em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa. Obteve um mestrado em Ciências da Educação, pela Universidade Pontifícia Salesiana (Roma), um doutoramento em Ciências da Educação, pela Universidade de Aveiro, e um pós-doutoramento em Educação para o Empreendedorismo, pela Universidade de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Aveiro. Foi professor do ensino superior, no âmbito das ciências da educação e da metodologia da investigação científica. Atualmente, é coordenador do Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania, da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH/CLEPUL, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), da Universidade Aberta, e Cientista Convidado na mesma instituição. Detentor de um vasto know-how teórico-prático no domínio da formação professores, de líderes e de colaboradores de IPSS’s, em áreas como as competências pessoais, sociais e profissionais, o coaching, o autoconhecimento e a pedagogia empreendedora. Tem investigado e publicado sobre sucesso escolar, soft skills, educação para o empreendedorismo, metodologia da animação de grupos e liderança de equipas.

José Eduardo Franco

José Eduardo Franco dirige a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (Universidade Aberta/CLEPUL-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). É membro da Academia Portuguesa da História. Tem dirigido vários projetos de investigação, entre os quais «Vieira Global», com Pedro Calafate, com quem publicou a Obra Completa do Padre António Vieira em 30 volumes (Círculo de Leitores), e, com Carlos Fiolhais, Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, em 30 volumes, galardoado com o Prémio Mariano Gago da Sociedade Portuguesa de Autores.

0 comentários
0 likes
Anterior: O céu é para quem não desiste de voar – LançamentoSeguinte: História, Arte e Literatura

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes