Hoje Diogo Rocha

 

 

Autor: Diogo Rocha
Fotografia: Mário Ambrózio
Género: Gastronomia / Fotografia
Edição: Mar/2018
Páginas: 224
ISBN: 9789897418976
Editora: Casa das Letras

 


Vencedor Fotografia Portugal CookBook Fair 2017

Um dos novos embaixadores da nova cozinha portuguesa, Diogo Rocha tira partido dos produtos nacionais, ao sabor do correr das estações, e devolve-lhes a sua nobreza, reinterpretando-os de forma inovadora.
Com Mário Ambrózio e a sua equipa, selecionou produtos e receitas; partiu à descoberta da origem desses produtos; revisitou paisagens da sua região e as suas memórias.

Hoje Diogo Rocha é mais do que um simples livro de receitas, é um livro de histórias sobre produtos bem portugueses: as azeitonas, o azeite, o queijo da Serra, o requeijão, o arroz, o bacalhau, o vinagre, o cabrito, os percebes, a maçã brava de Esmolfe, o coelho, a lebre, os marmelos, o cherne, a batata, o presunto, as ervas aromáticas e os incontornáveis enchidos.
«Tenho o sentimento de dever cumprido e de orgulho num trabalho singular inspirado pela riqueza da gastronomia portuguesa, começando essa viagem na mesa da minha região, que é o Dão. (…) Gostava que este livro estivesse na casa de todos os que se sentem apaixonados pela gastronomia portuguesa e que se precisarem de uma boa história ou uma boa receita sobre um produto o tenham à mão e… inspirem-se!» Diogo Rocha

Autor:

O Chef Diogo Rocha começou a trabalhar na área da cozinha profissional desde cedo. Fez o Curso de Cozinha e Pastelaria em Coimbra, é licenciado em Produção Alimentar e Restauração e fez o mestrado em Sustentabilidade de Turismo na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, tendo-se especializado em produtos da Serra da Estrela. 
Profissionalmente passou por projetos tão diversos como: Encontrus (catering), restaurante Terreiro do Paço, Villa Joya e Valle Flor - como estagiário; em 2008 entra para o grupo Dão Sul e um ano depois assume a chefia executiva de todo o grupo com três espaços de restauração: Quinta de Cabriz, Quinta do Encontro e Paço dos Cunhas de Santar.
Desde 2009 faz parte do corpo docente da Escola Superior de Turismo de Seia, dando a cadeira de Gastronomia e Enologia. Em 2014, é convidado para levar a cabo o projeto Mesa de Lemos, assumindo a responsabilidade da cozinha e criando um restaurante sustentável, baseado em sabores nacionais e da época. Em 2015 assumiu o papel de embaixador da marca Lugrade. Hoje Diogo Rocha foi premiado com o primeiro Prémio Fotografia para livros sobre gastronomia no concurso organizado pela Portugal Cookbook Fair.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Xogum - O Senhor do Japão
    Há dois anos, por estes dias, estava eu a comentar "O Samurai Negro", 1º volume desta trilogia. Muitos ...
  • 14.06.2018 20:50
  • Na Memória dos Rouxinóis
    Há alguns dias, alguém se insurgia, numa resposta a um comentário no Facebook, contra a moda dos ...
  • 08.04.2018 22:26
  • A Febre das Almas Sensíveis
    "A Febre das Almas Sensíveis" é um romance histórico escrito de uma forma bastante diferente daquilo ...
  • 11.03.2018 20:01

Últimos Tópicos

    • 16 de julho
    • Sou a Joana e faço anos a 16 de julho. Sou caranguejo...
    • há 2 meses 4 semanas

Uma Pequena Palavra...

"Quase todos os homens vivem inconscientemente no tédio. O tédio é o fundo da vida, foi o tédio que inventou os jogos, as distracções, os romances e o amor."
Miguel de Unamuno