Jardins de Lisboa: Histórias de espaços, plantas e pessoas

 

 

Autor: Ivo Meco
Género: Guias Turísticos / Património Cultural / Botânica
Edição: Mai/2019
Páginas: 168
ISBN: 9789896921538
Editora: Arte Plural

 

 

 

Sabe em que jardim de Lisboa pode observar a mais velha Araucaria heterophylla de Portugal? Já sentiu o toque aveludado das folhas da Kalanchoe beharensis enquanto olha o Tejo? Conhece o brilho metálico das folhas do Strobilanthes dyerianus escondidas no coração de Lisboa, ou qual o contributo de vários portugueses na Botânica mundial?

Jardins de Lisboa: Histórias de espaços, plantas e pessoas é mais do que um guia. É um convite a explorar o espaço e a vegetação de seis dos emblemáticos jardins de Lisboa, percorrendo os seus caminhos numa narrativa pessoal entrelaçada com a história do espaço e a identidade das plantas que neles existem. Paralelamente, pode ser usado como um pequeno manual de botânica geral, explicando de forma simples a diversidade de estruturas e pequenas curiosidades que as plantas encerram, desafiando a explorações para descobrir as espécies e os exemplares descritos, com a ajuda de fotografias.
Venha deambular pelos Jardins de Lisboa, autênticos tesouros de botânica e história, e parta à descoberta da riqueza destes espaços tão únicos da nossa capital.

Autor:

Ivo Meco é licenciado em Ensino de Ciências da Natureza (Biologia e Geologia), pela FCT-UNL, e professor do ensino Secundário. É sócio da Sociedade Portuguesa de Botânica, onde tem realizado atividades enquadradas no Ciência Viva no Verão (saídas de campo) e no Bioblitz (inventariação de espécies com o grande público em parques de Lisboa e Almada). Foi também convidado residente da série documental Paraíso, emitido na RTP2 em 2017 e 2018.
Atualmente, (sobre)vive em Lisboa e partilha casa com uma centena de plantas.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"É fácil que prefiras não escrever, mas sabes quantos olhos estão à espera que continues? É tarde para esses escrúpulos."
José Luís Peixoto, in Em Teu ventre