O Oráculo da Noite

 

 

Autor: Sidarta Ribeiro
Género: Psicologia
Edição: Set/2019
Páginas: 304
ISBN: 9789896655211
Editora: Objectiva

 

 


Mas o que é, afinal, o sonho? Para que serve? E como extrair sentido de todos os seus múltiplos símbolos, repletos de pormenores e significados?
Há uma dimensão da vida humana que sempre fascinou e intrigou todas as civilizações que se têm sucedido: o sonho. O mistério e a possibilidade de significado que encerra revestiram-no, até um passado recente, de contornos místicos perpassados através das diversas narrativas que tentavam explicá-lo. A natureza transcendente, por sua vez, revestiu-o de um forte pendor oracular, profético, que influenciou os destinos de povos e nações ao longo da História.

Sidarta Ribeiro, um reconhecido neurocientista brasileiro e exímio contador de histórias, aproveita os desenvolvimentos da revolução científica da última década para investigar a natureza e o objectivo destas alucinações naturais que preenchem os nossos momentos de descanso de significados enigmáticos, ora obscuros, ora luminosos. O sonho, defende, é um simulacro da vida, e a capacidade de o recordarmos, o mais parecido que alguma vez teremos com a capacidade de prever o futuro. Ao convocar as disciplinas da história, da literatura, da antropologia e da psicanálise, a que junta a própria experiência pessoal, Sidarta fala com rara eloquência e deslumbramento sobre um dos mecanismos mais maravilhosos e complexos que existem - o cérebro -, e tece uma história fascinante da mente humana pelo fio condutor de um dos maiores enigmas da Humanidade: o sonho.

Autor:

Sidarta Ribeiro é mestre em biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em comportamento animal pela Universidade Rockefeller, pós-doutorado em neurofisiologia pela Universidade Duke e professor titular de neurociência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde fundou e dirige o Instituto do cérebro. Tem, ainda, mais de noventa artigos científicos publicados em periódicos internacionais. O Oráculo da Noite, uma história da mente humana através da ciência dos sonhos, é o seu primeiro livro.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Morte do Papa
    Depois de ter lido todos os livros anteriores de Nuno Nepomuceno, este foi o primeiro em que tive ...
  • 24.02.2020 00:22
  • Pão de Açúcar
    Faz agora em fevereiro catorze anos que se deu um acontecimento que apaixonou o País e deixou os ...
  • 02.02.2020 22:44
  • Budapeste
    Este livro fala de uma profissão que muitos podem considerar ficção, mas é muito real e mais vulgar do ...
  • 18.01.2020 23:22

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

“Há livros facilmente consumíveis e que dão um conforto simples às pessoas. Não é o meu negócio.”
Salman Rushdie