Os Petiscos da Filipa

 

 

 

Autora: Filipa Vacondeus
Edição: Abr/2013
Páginas: 208
ISBN: 9789898461599
Editora: Matéria Prima

 


Perante a riqueza da nossa cozinha, Filipa Vacondeus sentiu a necessidade de partilhar as suas receitas mais tradicionais, mais saborosas, para que perdurem e passem de geração em geração.
Em Os Petiscos da Filipa, vai ser convidado a esquecer a moda do sushi ou as invenções de laboratório dos restaurantes com estrelas Michelin. É um convite à redescoberta da cozinha nacional, com requinte, com sabor e aquele toque caseiro que, no fundo, é o tempero com que as avós marcaram a nossa infância.

Encontra iguarias como pataniscas de polvo, favinhas com presunto, tibornada de sardinhas, iscas maravilhosas, tarte de bacon, tâmaras e queijo de cabra, entre muitas outras.
Saiba como cozinhar bem, à moda antiga mas com uma apresentação moderna, pela mão da cozinheira mais querida de Portugal.

Autora:

Filipa Vacondeus dispensa apresentações. É uma das figuras mais carismáticas da cozinha portuguesa, sendo reconhecida pelo seu talento gastronómico e pela capacidade de elaborar deliciosas receitas, sem gastar muito dinheiro. As suas receitas têm acompanhado várias gerações de portugueses.
Ao longo de mais de 30 anos de carreira, esteve à frente de restaurantes de sucesso, tornou-se presença regular em programa televisivos e editou dezenas de livros, de onde se destacam Receitas Low-Cost (2009), As Grandes Receitas das Famílias Portuguesas (2009), Os Truques da Filipa (2010) e Viver Mais e Melhor (2012). Os Petiscos da Filipa é o mais recente título desta autora bestseller, onde partilha receitas tradicionais portuguesas que todos nós gostamos de comer, mas que poucos sabem fazer.

Comentários  

 
#3 Helena 2013-07-07 22:08
Comer, para mim, é um prazer. Cozinhar não. Mas, apesar disso, adoro assistir a programas de culinária com prodigiosos talentos. Filipa Vacondeus é um desses talentos que recordo de há muito.

A minha expetativa é encontrar receitas fáceis de fazer que permitam alimentar a minha prole e comer bem. Os nossos petiscos que tanto prazer me dão. E este pequeno livro é um miminho. Cheio de ideias que nos deixam com água na boca, tão simples e acessíveis que até eu me tento a cozinhar. Sem muito esforço, com baixo custo e com resultados garantidos.

Um livro para guardar e muitos petiscos para experimentar.
 
 
#2 Ana 2013-05-25 14:28
Para mim, cozinhar, além duma "necessidade" que surge duma outra que é básica - a alimentação -, é também um prazer. Então procuro tudo o que é novidade e, se for algo que esteja dentro da cozinha tradicional, invisto em literatura. Foi o que fiz com este livro e não estou minimamente arrependida. Vai ficar cá guardadinho. :) Envereda pela cozinha portuguesa, indo à procura das nossas raízes, dos nossos hábitos, investindo nos nossos produtos e apresenta-nos receitas que farão as delícias da maioria de nós. Folheá-lo dá vontade de arregaçar as mangas e colocar as mãos à obra. Para quem não aprecie cozinhar, penso que possa servir de incentivo para preparar algumas receitas que são maioritariament e de fácil execução.

Reúna os amigos e deleite-os com os pratos aqui apresentados. Grande parte dos melhores convívios faz-se à mesa e, porque não, tendo por base o que é marcadamente Português?
 
 
#1 PCCST 2013-05-24 10:18
Como amante de culinária que sou, gosto de conhecer e folhear todos os livros desta temática.
A Filipa Vascondeus é já uma grande referência na culinária portuguesa, pelo que, quando soube do lançamento d'Os Petiscos da Filipa, imaginei de imediato que seria um excelente livro.
Ao pegar nele, tive possibilidade de o comprovar. Este livro contém variadas receitas, focando-se maioritariament e nos petiscos que o português tanto aprecia.
Regra geral, são receitas de fácil preparação, com ingredientes também de fácil acesso.
Confesso que fiquei com vontade de experimentar cada receita aqui mencionada, conseguindo até já idealizar os melhores momentos para o fazer. Este livro contém receitas para serem apreciadas em conjunto, em boa companhia e desfrutadas em tardes solarengas.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Crash
    Depois de ter lido "Arranha-Céus" de J. G. Ballard, um romance que me deixou a pensar seriamente nos ...
  • 10.07.2019 22:32
  • Amantes de Buenos Aires
    Amantes de Buenos Aires, o novo romance de Alberto S. Santos, baseia-se numa história real e segue a ...
  • 08.07.2019 16:24
  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Era uma vez uma mulher cujo ofício era contar histórias. Andava por todo o lado oferecendo a sua mercadoria, relatos de aventuras, de suspense, de horror ou de luxúria, tudo a um preço justo. Num meio dia de agosto encontrava-se no centro de uma praça quando viu avançar na sua direção um homem (...) És tu a que conta histórias?, perguntou o estrangeiro. (...) Então vende-me um passado, porque o meu está cheio de sangue e de lamentos e não me serve para percorrer a vida."
Isabel Allende
in Eva Luna