Ousar Ser

 

 

 

Autora: Isabel Abecassis Empis
Edição:Set/2013
Páginas: 232
ISBN: 9789897410703
Editora: Oficina do Livro

 

 


É o sonho que precede a realização humana e, como diz Isabel Abecassis Empis, este livro foi sonhado a partir do comentário recorrente da apresentadora Ana Rita Clara, nas entrevistas do programa «Mais Mulher», do canal Sic Mulher, na rubrica «Ousar Ser», de que era preciso muito mais tempo para desenvolver os temas abordados. E, assim, a rubrica deu o título ao presente livro, cobrindo os seus capítulos os dezasseis temas das entrevistas, aqui apresentados de forma mais aprofundada.

Ousar ser quem se é, eis o desafio proposto pela autora, que, numa linguagem directa e com um impacto raro, nos surpreende a cada página com imagens de uma tal vivacidade, até por vezes com alguns laivos de uma certa «irreverência» catalisadora, que só podem revelar capacidades nossas adormecidas. Aceite o desafio de ler este livro transformador! É um livro que o poderá mesmo ajudar na «re»abilitação das suas ferramentas interiores e pessoais para ousar ser... mais feliz!

Autora:

Isabel Abecassis Empis nasceu em 24 de Março de 1949, em Lisboa.
Tendo obtido a sua licenciatura e diploma em Psicologia Clínica, na Universidade de Genebra, dirigida por Jean Piaget, a quem assistiu com funções de docência durante três anos, regressou a Portugal em 1978, para trabalhar na então emergente Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, durante oito anos. De seguida, teve ainda cinco anos de docência no ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada), tendo depois ingressado no quadro do Hospital Miguel Bombarda como Psicóloga-Psicoterapeuta, durante 14 anos.
Desde 1978 que faz parte da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, onde completou a sua formação em 1981, exercendo, assim, desde há 35 anos, Psicoterapia e Psicanálise no privado, bem como nas instituições mencionadas. Desde há seis anos é sócia da Associação Portuguesa de Psicanálise e de Psicoterapia Psicanalítica, dirigida pelos Prof. António Coimbra de Matos e Prof. Carlos Amaral Dias.
Tem como mestre o Dr. João dos Santos com quem colaborou durante 10 anos nas equipas de Saúde Mental Infantil e Juvenil. Dirige, desde 2007, um curso semestral de formação complementar em Psicologia sobre o desenvolvimento da inteligência emocional, aberto a todos.
É mãe de três filhos e autora dos seguintes livros publicados na Oficina do Livro: Bem-Aventurados... os que Ousam!, Eu Quero Amar, Amar Perdidamente, Cada Um Vê o que Quer... Num Molho de Couves e Ousar Ser, A Solução Está mesmo Dentro de Nós. É, ainda, co-autora com Salvador Mendes de Almeida, do livro Lições de Vida (Livros d'Hoje).

Comentários  

 
#1 Sebastião Barata 2013-09-19 20:58
Ora aqui temos um livro que todos são capazes de ler e entender. Embora a autora seja psicoterapeuta há muitos anos e é de psicoterapia que se fala neste livro, a linguagem é de tal modo direta e acessível e também bem-humorada, que dá gosto ler.
Além disso, a autora foge daquilo a que chama "explicologia ou explicanálise" que classifica como refugiar-se numa linguagem técnica que só os seus pares entendem, mas que dá uma falsa ideia de sabedoria, de domínio da matéria, até de poder. O livro baseia-se num programa de TV com o mesmo nome que passou na SIC Mulher, no qual a autora dialogava com a apresentadora. De facto, nota-se aqui um ritmo coloquial, como se autora e leitor estivessem sentados no banco do jardim conversando alegremente e tirando prazer da conversa.
Outro fator que muito valoriza o livro é todas as teses defendidas pela autora serem ilustradas com casos concretos colhidos não só ao longo da sua longa experiência clínica, mas também da sua própria vida pessoal e da sua experiência como mãe de três filhos, agora já adultos.

Em poucas palavras, podemos dizer que o tema deste útil livro é: seja você mesmo, não tenha medo de se assumir com os seus defeitos e qualidades; deixe-se de lançar para cima dos outros as culpas de tudo que lhe acontece de mal ou das suas frustrações; aprenda como sair por cima em todas as situações, a amar e compreender verdadeiramente quem está à sua volta. Se assim proceder, receberá, em troca, aquilo que der, porque paz atrai paz, amor atrai amor, felicidade atrai felicidade; a sua vida mental, amorosa, familiar, profissional e até física/saúde só tem a ganhar.

Um livro que aconselho vivamente.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Quase todos os homens vivem inconscientemente no tédio. O tédio é o fundo da vida, foi o tédio que inventou os jogos, as distracções, os romances e o amor."
Miguel de Unamuno