Os Flechas - A Tropa Secreta da PIDE/DGS na Guerra de Angola

 

 

Autor: Fernando Cavaleiro Ângelo
Género: História de Portugal
Edição: Fev/2017
Páginas: 304
ISBN: 9789897416576
Editora: Casa das Letras

 

 

Os Flechas conta a história pouco conhecida desta força paramilitar. Constituída por bosquímanos que, perseguidos e escravizados ao longo de séculos pelos povos Banto, se aliaram aos portugueses no contexto da Guerra Colonial, os Flechas foram alargando progressivamente o seu espectro de acção, não só sob a alçada da PIDE, mas também em apoio às operações das Forças Armadas. Os seus conhecimentos do terreno e das populações autóctones, as suas qualidades como pisteiros e a sua grande resistência às condições ambientais locais foram de grande utilidade ao esforço de guerra português.

Continuar...

A Cláusula de Consciência

 

 

Autora: Otília Leitão
Género: Direito / Jornalismo
Edição: Fev/2017
Páginas: 160
ISBN: 9789896228767
Editora: Alêtheia

 

 


O livro aborda a cláusula de consciência do jornalista e os conselhos de redação, considerando a sua consagração como parte integrante do regime democrático conquistado com a revolução do 25 de abril de 1974. Analisa a natureza da cláusula de consciência, mecanismo protetor da independência intelectual do jornalista, refletindo sobre o seu papel atual, em que a competitividade, a voracidade da rapidez da informação e outros fatores roubam a reflexão, e são «suscetíveis de induzir uma autocensura ou submissão a regras empresariais apenas pautadas por interesses económicos».

Continuar...

O Peso da Mudança - Como eu perdi 50 quilos

 

 

Autor: Daniel Vaz
Género: Saúde e Bem Estar
Edição: Fev/2017
Páginas: 248
ISBN: 9789896268046
Editora: A Esfera dos Livros

 

 

Sabe como lhe custa perder aqueles três quilos que acumulou no Natal? Ou ver-se livre daqueles cinco que lhe vão permitir vestir a roupa perfeita para o verão? É difícil, não é? Agora imagine que, em vez de três ou cinco, tem de perder 50 quilos. E imagine também que, durante toda a vida, esse excesso de peso o impediu de viver, de socializar, de se sentir bem consigo mesmo, de ser feliz.
O Peso da Mudança é o relato da experiência única de Daniel Vaz, um consultor na área da comunicação que decidiu mudar radicalmente a sua existência, como se agarrasse uma segunda vida, em vez de se conformar com a obesidade mórbida de que sofria.

Continuar...

Condenados - A justiça também pode errar

 

 

Autora: Sofia Pinto Coelho
Género: Sociologia
Edição: Fev/2017
Páginas: 256
ISBN: 9789896268053
Editora: A Esfera dos Livros

 

 

Tiago Palma estava convicto de que iria ser absolvido. Tanto que, no dia da leitura da sentença, levou um saco de ginástica para o tribunal, pois planeava ir treinar logo a seguir. Os planos saíram-lhe tragicamente furados: foi condenado a 18 anos de prisão, porque teria integrado um grupo de skinheads que espancou um homem até à morte. Porém, escrutinando as provas, a verdade é que ele só foi condenado porque não conseguiu explicar qual o percurso que fez na noite do crime. Ou seja, por não conseguir provar que estava inocente.

Continuar...

Santos e Milagres - Uma História Portuguesa de Deus

 

 

Autor: Alexandre Borges
Género: História de Portugal
Edição: Fev/2017
Páginas: 288
ISBN: 9789897416651
Editora: Casa das Letras

 

 


Fiéis de outras religiões ou ateus, os Portugueses permanecem, em boa parte, filhos do Cristianismo. Portugal nasceu no contexto da Reconquista Cristã, com a ajuda de cruzados e templários. Teve por primeira bandeira uma cruz e por rei-fundador um homem que, por pouco, não foi considerado santo.
No entanto, a história do Cristianismo no nosso país começa muito antes de Portugal e vai muito para lá da nação. Recua à Antiguidade e chega aos confins do mundo. Começa como desafio ao Império Romano e acaba seguida e perseguida na Índia ou no Japão.

Continuar...

Últimas Opiniões

  • A Ilustre Casa de Ramires
    NOTA: Este comentário contém spoilers (*** não leia se pretender ainda ler o livro ***) Após 2 ou ...
  • 28.06.2020 09:42
  • Imortal (José Rodrigues dos Santos)
    Acabei (finalmente) de ler o mais recente livro de José Rodrigues dos Santos - Imortal que trata de um ...
  • 01.06.2020 23:30
  • O Túmulo do Mestre
    Ótimo livro para se ler num fim de semana! Li-o em duas tardes. Os capítulos não são grandes, pelo ...
  • 19.04.2020 19:03

Últimos Tópicos

    • Navia
    • Navia, nascida no ano 410 D.C, época em que a Lusitânia encontra-se instável...
    • há 1 semana 5 horas
    • Navia
    • Navia Navia, nascida no ano 410 D.C, época em que a Lusitânia encontra-se...
    • há 1 semana 5 horas

Uma Pequena Palavra...

"Apenas se deveriam ler os livros que nos picam e que nos mordem. Se o livro que lemos não nos desperta como um murro no crânio, para quê lê-lo?"
Franz Kafka