Uma Criança Chamada Amor

 

 

Autora: Mary MacCraken
Edição: Fev/2015
Páginas: 224
ISBN: 9789896683412
Editora: Vogais

 

 

 

A comovente história de uma menina especial contada pela sua professora
Mary MacCracken, professora especializada em distúrbios de aprendizagem, colocava sérias reservas em receber na sua sala uma nova aluna, Hannah, de 8 anos. Os três rapazes de que se ocupava estavam a fazer progressos assinaláveis e a vinda de Hannah, considerada imensamente problemática, poderia deitar por terra todos esses avanços.
Nas duas primeiras semanas, Hannah refugiou-se num armário, recusando-se a sair. Os seus berros constantes compunham um quadro com os piores sintomas que Mary alguma vez vira.

Como poderia a professora ajudar uma criança habituada a ser tratada como um animal, enclausurada na própria casa e espancada pelo pai e o irmão? O que poderia dizer e o que haveria de fazer para ajudar aquela menina perdida?
Reconhecendo a enorme força interior que habitava no fundo de Hannah, Mary dedicou todo o seu amor, paciência e engenho a uma longa e incrível viagem de recuperação que encetou com a sua aluna.
Esta é a comovente história real de Hannah, uma criança maltratada, perdida num mundo de sofrimento e solidão, e da professora extraordinária que a conseguiu resgatar para a vida.

Leia as primeiras páginas aqui.

Autora:

Mary MacCraken foi uma das mais notáveis professoras de crianças com problemas comportamentais e de desenvolvimento. Começou a trabalhar na área da educação especial como voluntária numa escola de New Jersey, nos EUA, no final da década de 60 do século passado.
Escreveu depois quatro livros sobre as suas experiências com crianças consideradas autistas e psicóticas, que inspiraram e comoveram muitos milhares de educadores e de leitores em todo o mundo: A Circle of ChildrenUma Criança Chamada Amor (Ed. Vogais), City Kid, Turnabout Children e Crianças Perdidas (Ed. Vogais). Os dois primeiros foram adaptados a cinema televisivo pela CBS.
Através das suas excecionais qualidades de educadora, Mary MacCracken conseguiu estabelecer relações fortes com as crianças mais problemáticas.
Faleceu no dia 23 de julho de 2014, com 88 anos, depois de uma vida dedicada a trabalhar com crianças que ela considerava únicas e não diferentes das outras, ajudando de forma inestimável a comunidade de pais e educadores de rapazes e raparigas com estas caraterísticas.

Comentários  

 
#1 Sónia 2015-02-19 22:31
Confesso: sou fã deste género de livros, tanto pela curiosidade inata ao ser humano, como por trabalhar na área da Educação. A princípio, apenas o título me deixou um pouco de pé atrás (soa um pouco lamechas), mas o porquê de ser assim é explicado no decurso da obra. Além de se ajustar perfeitamente, o que o origina mexe com o nosso lado mais sensível.

Narrado na perspectiva da professora, Mary, esta é a história de Hannah que, desde cedo, é maltratada pelo Pai e pelo Irmão e rejeitada pelo Avô. Para terem uma ideia, com oito anos, apenas se exprimia por grunhidos.

Com particular ênfase no trajecto trilhado com a professora, a autora aborda pormenores da sua infância na era "pré Mary", que possibilitam um enquadramento mais abrangente da vivência de Hannah. Ficamos a par de todo o seu percurso até ao momento em que é mudada de escola por razões familiares. Por outro lado, é-nos dada a conhecer, porém de forma mais ténue, da história dos seus três coleguinhas de turma.

Uma escrita fluída que se lê com renovado interesse, mas acredito que, infelizmente, irá passar ao lado de muita gente. É pena! Uma obra super inspiradora e que deveria ser lida, tanto por Pais como Professores, principalmente.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"A literatura é como as mulheres: quando não presta, nem vale a pena perder tempo."
Charles Bukowski