Ouvir, 59 minutos de imersão poética

Ouvir, 59 minutos de imersão poética na Casa Comum da Universidade do Porto
Ciclo mensal dedicado à poesia junta Porto Editora e Universidade do Porto e estreia a 28 de janeiro.

No próximo dia 28 de janeiro, terça-feira, às 18h30, a Casa Comum da Universidade do Porto (edifício da Reitoria, à Praça Gomes Teixeira) recebe a abertura de um novo ciclo mensal dedicado à poesia. Ouvir, 59 minutos de imersão poética é o nome deste evento e a primeira sessão é protagonizada pelos poetas João Gesta e João Habitualmente.

Continuar...

DOIS PRÉMIOS NOBEL DE LITERATURA ANUNCIADOS HOJE

Foram anunciados nesta quinta-feira pela Academia Sueca os vencedores dos Prémios Nobel de Literatura 2018 e 2019. O Nobel da Literatura 2018 foi atribuído à autora polaca Olga Tokarczuk e o prémio referente a 2019 foi entregue ao escritor austríaco Peter Handke.
O adiamento da atribuição do Prémio referente ao ano de 2018 ficou a dever-se aos escândalos que abalaram a Academa Sueca e conduziram à sua remodelação, com várias saídas e entradas. Mas não houve só caras novas, também os procedimentos de seleção foram alterados. Agora as candidaturas continuam a ser analisadas pelo Comité do Nobel da Literatura, mas com a assessoria de um conjunto de especialistas exteriores à instituição, incluindo romancistas, ensaístas, críticos e tradutores.

Continuar...

A PALAVRA DO ANO ® 2018 é "enfermeiro"

Votação recorde com 226 mil votos registados. «Professor» ficou apenas a 4 pontos percentuais da palavra vencedora.

Após uma participação verdadeiramente histórica, que decorreu no site www.palavradoano.pt durante todo o mês de dezembro, foi anunciada hoje publicamente, num evento organizado pela Porto Editora para assinalar os 10 anos desta iniciativa, a escolha dos portugueses: «enfermeiro» é a PALAVRA DO ANO ®2018 , recolhendo 37,8 % dos votos. A uma curta distância ficou a candidata «professor», com 33,4%, enquanto «toupeira» obteve 10,6%.

Continuar...

Vencedores do Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa de 2018

Em decisão inédita, três poetas e um autor de país africano estão entre os quatro vencedores: a brasileira Marília Garcia, os portugueses Bruno Vieira Amaral e Luis Quintais e o moçambicano Luís Carlos Patraquim, aprofundando o processo de internacionalização do prémio.

Continuar...

Romance "Pátria" galardoado em Itália

Fernando Aramburu vence Prémio Giuseppe Tomasi di Lampedusa

O romance "Pátria", do escritor basco Fernando Aramburu, editado pela Dom Quixote já este ano, venceu, ontem, 2 de julho, a XVª edição do prestigiado Prémio Literário Giuseppe Tomasi di Lampedusa International, que, em edições anteriores, premiou obras de escritores como Claudio Magris, Kazuo Ishiguro, Amos Oz, Mario Vargas Llosa, Javier Marías, Fleur Jaeggy, Emmanuel Carrère ou Orhan Pamuk, entre outros.

Continuar...

Últimas Opiniões

  • Budapeste
    Este livro fala de uma profissão que muitos podem considerar ficção, mas é muito real e mais vulgar do ...
  • 18.01.2020 23:22
  • A Luz de Pequim
    Apesar de ter vários livros do autor na estante, ainda não tinha tido a oportunidade de ler qualquer ...
  • 15.01.2020 13:56
  • As Ideias Políticas e Sociais de Jesus Cristo
    Este "breve opúsculo", como o autor avisa na introdução, é um breve "mas claríssimo ensaio" sobre ...
  • 29.12.2019 19:47

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte."
Carlos Ruiz Zafón in A sombra do vento