130 mil alunos vão avaliar o seu grau de literacia

FaceBook  Twitter  

A primeira fase do LITERACIA 3Di decorre de 13 a 24 de novembro e mobiliza alunos e professores de todo o país. São cerca de 900 escolas com mais de 130 alunos do 5.º ao 8.º anos, que vão testar os seus conhecimentos em Matemática, Ciência, Leitura e Inglês.

É a maior iniciativa dedicada à Educação realizada em Portugal: nas próximas semanas, mais de 130 mil alunos, provenientes de cerca de novecentos estabelecimentos de ensino público e privado de todo o país, vão testar os seus conhecimentos de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês.

O LITERACIA 3Di - o desafio pelo conhecimento é um desafio nacional que decorre ao longo do ano letivo em três fases – local, distrital, nacional – e que permite avaliar as competências dos alunos, em provas semelhantes a avaliações internacionais, realizadas através da plataforma online Escola Virtual, da Porto Editora.

Na primeira fase, que decorre de 13 a 24 de novembro, os alunos do 5.º ao 8.º anos são colocados à prova para garantir um lugar na fase distrital que se vai realizar em fevereiro e março de 2018.

Na grande final, que se realiza a 11 de maio de 2018, apenas quatro alunos serão consagrados campeões nacionais de literacia e levarão para casa os prémios: Prémio Sucesso LITERACIA 3D | Samsung (tablet) e o Prémio Mérito LITERACIA 3D | Montepio (bolsa de estudo de 3.000€) ou, no caso do Inglês, o Prémio LITERACIA 3D | Cambridge Assessment English (uma viagem de uma semana em Cambridge, para frequência de aulas de língua inglesa). Além disso, a escola de cada um dos quatro vencedores será galardoada com um prémio de 5.000€ (cinco mil euros).

A grande novidade desta terceira edição do desafio pelo conhecimento é a nova dimensão de literacia em avaliação – o Inglês – que resulta da parceria com a Cambridge Assessment English que, assim, ficou responsável pelo desenvolvimento destas provas. As restantes – Matemática, Ciência e Leitura – são elaboradas por uma equipa multidisciplinar, coordenada pela Prof.ª Dra. Glória Ramalho.

O feedback de alunos, professores e encarregados de educação tem comprovado a importância do LITERACIA 3Di para o desenvolvimento educacional, pessoal e social dos jovens, ajudando-os a consolidar aprendizagens e a elevar os níveis de literacia.

Todas as informações sobre o desafio pelo conhecimento estão disponíveis em www.literacia3d.pt.

Esta iniciativa única em Portugal conta com o apoio de:

Últimas Opiniões

  • Sinal de Vida
    Neste dia em que começam verdadeiramente os trabalhos da Web Summit, dou comigo a comentar Sinal ...
  • 07.11.2017 12:32
  • Inferno em Lisboa
    O que encontramos neste thriller? Um lote de personagens bastante bem construídas; uma história ...
  • 23.10.2017 22:37
  • A Sociedade dos Sonhadores Involuntários
    Este romance é a mais recente obra de José Eduardo Agualusa e também a que trata um tema mais atual.
  • 15.10.2017 20:44

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"
Fernando Pessoa