Capitais de distrito e regiões autónomas recebem 2600 alunos que vão testar competências de literacia

FaceBook  Twitter  

A segunda fase da LITERACIA 3Di decorre na próxima semana e a iniciativa foi distinguida com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
Na próxima semana, mais de 2 600 alunos de todo o país vão testar as suas competências de literacia na segunda fase da LITERACIA 3Di - o desafio pelo conhecimento, que decorre nas capitais de distrito de 26 de fevereiro a 2 de março.

Esta iniciativa da Porto Editora foi recentemente distinguida com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, como reconhecimento pelo contributo dado à promoção da literacia de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês dos jovens portugueses, estimulando o seu desenvolvimento social e educacional e promovendo o gosto pelo conhecimento. 

A LITERACIA 3Di é a maior iniciativa dedicada à Educação realizada em Portugal: na primeira fase participaram mais de 130 mil alunos, provenientes de cerca de novecentos estabelecimentos de ensino público e privado de todo o país. Este desafio pelo conhecimento decorre em três fases – local, distrital, nacional – em que os alunos utilizam a plataforma online Escola Virtual para responder às provas semelhantes a avaliações internacionais.
A grande final acontece a 11 de maio, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa, e apenas é apurado um aluno por distrito, em cada área em avaliação.
Os alunos do 5.º ano resolvem provas de Matemática, os do 6.º ano de Ciência, no 7.º ano testam competências de Leitura e, no 8.º ano, os alunos avaliam o Inglês. A Cambridge Assessment English é a responsável pelo desenvolvimento destas últimas provas, sendo que as restantes – Matemática, Ciência e Leitura – são elaboradas por uma equipa multidisciplinar, coordenada pela Prof.ª Dra. Glória Ramalho.
Nesta terceira edição, os prémios para os quatro alunos que, a 11 de maio, serão consagrados campeões nacionais de literacia são: Prémio Sucesso LITERACIA 3Di | Samsung (tablet) e Prémio Mérito LITERACIA 3Di | Montepio (bolsa de estudo de 3.000€) ou, no caso da literacia de Inglês, o Prémio LITERACIA 3Di | Cambridge Assessment English (uma viagem de uma semana em Cambridge, para frequência de aulas de língua inglesa). Além disso, a escola de cada um dos quatro vencedores será galardoada com um prémio de 5.000€ (cinco mil euros).

Esta iniciativa única em Portugal conta com o apoio de:

Todas as informações sobre o desafio pelo conhecimento estão disponíveis em www.literacia3d.pt .

Últimas Opiniões

  • O Último Cabalista de Lisboa
    Consegui, finalmente, ler este livro que foi o primeiro romance de Richard Zimler. Publicado em 1996 ...
  • 07.04.2019 23:56
  • A Última Ceia
    Islamismo, Judaísmo, Cristianismo... O que se segue? Depois da trilogia "O Espião Português", Nuno ...
  • 03.03.2019 20:18
  • Seja Feita a Tua Vontade
    Seja feita a tua vontade é um romance, mas, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre a nossa sociedade atual ...
  • 21.02.2019 18:05

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Algumas obras morrem porque nada valem; estas, por morrerem logo, são natimortas. Outras têm o dia breve que lhes confere a sua expressão de um estado de espírito passageiro ou de uma moda da sociedade; morrem na infância. Outras, de maior escopo, coexistem com uma época inteira do país, em cuja língua foram escritas, e, passada essa época, elas também passam; morrem na puberdade da fama e não alcançam mais do que a adolescência na vida perene da glória. Outras ainda, como exprimem coisas fundamentais da mentalidade do seu país, ou da civilização, a que ele pertence, duram tanto quanto dura aquela civilização; essas alcançam a idade adulta da glória universal. Mas outras duram além da civilização, cujos sentimentos expressam. Essas atingem aquela maturidade de vida que é tão mortal como os Deuses, que começam mas não acabam, como acontece com o Tempo."
Fernando Pessoa, in Heróstrato