Don DeLillo premiado



Don DeLillo acaba de receber o Prémio PEN/Saul Bellow 2010 para ficção com o romance Point Omega, que será publicado pela Sextante Editora em 2011.

A Sextante Editora tem já publicados três outros romances deste conceituado autor americano: O Homem em Queda (Novembro 2007), Ruído Branco (Outubro 2009) e Submundo (Abril 2010).

O “PEN/Saul Bellow Award for Achievement in American Fiction” é um dos mais importantes prémios literários dos E.U.A., embora de instituição recente. Destina-se a homenagear “um autor de ficção americano, vivo, cuja obra em inglês possua qualidades de excelência, ambição e evolução sustentada que o tenham colocado no ponto mais elevado da literatura americana”.
Até agora, os galardoados foram os seguintes autores:
2007 – Philip Roth
2009 – Cormac McCarthy
2010 – Don DeLillo
Embora curta, é uma impressionante galeria de astros no firmamento literário americano.

O Internacional PEN é uma associação internacional, fundada em Londres em 1921, por um grupo de jovens escritores, que se propunham lutar pelos direitos humanos, contra todas as formas de ditadura ou de exclusão por raça, classe, ou nacionalidade. O seu primeiro presidente foi John Galsworthy (Nobel 1932) e, entre os primeiros membros, encontravam-se Joseph Conrad, George Bernard Shaw (Nobel 1925)  Elizabeth J. Craig e H. G. Wells. Neste momento congrega escritores de mais de cem países, distribuídos pelos cinco continentes, agregados em cerca de 145 Centros relativamente autónomos.

O P.E.N. Clube Português, criado em 1978, tem exercido uma actividade intensa e continuada. É composto por mais de duzentos autores de entre os mais relevantes do nosso país. o P. E. N. Clube Português tem-se empenhado no serviço à comunidade, seja para ajudar à diivulgação de autores nacionais, seja para contribuir para o enriquecimento cultural das populações em geral.

O PEN American Center, promotor deste prémio, existe desde 1922, congrega 3.400 membros e representa os mais importantes escritores, tradutores e editores dos Estados Unidos.

Saul Bellow, filho de judeus emigrados da Rússia, nasceu no Canadá em 1915, onde viveu até 1924, altura em que a família se mudou para Chicago, nos E.U.A. Foi um conceituado escritor, galardoado com importantes prémios literários, incluindo o Prémio Nobel de Literatura, que lhe foi atribuido em 1976. Saul Bellow faleceu em 2005, com 89 anos de idade.

Sobre Point Omega:
«Este é um livro maravilhoso – o mais surpreendente e estruturalmente brilhante que DeLillo escreveu. Alentando e examinando, frame a frame, o vídeo violento de alta velocidade em que o nosso mundo está impresso, DeLillo penetra mais profundamente no mistério da nossa mortalidade do que qualquer um de nós pensaria ser possível fazer. A sua longa e brilhante carreira está contida neste livro de forma intensa e emocionante.»
Jonathan Franzen

«DeLillo previu, analisou, encomendou mesmo, os tempos espantosos em que vivemos. Fechou o século XX com Submundo e ainda é capaz da audácia acrobática de estar à frente no seu tempo. Point Omega tem a qualidade vertiginosa de o fazer – meses depois de o ter lido ainda corta o tempo, ainda encanta, ainda ressoa e me força a voltar ao essencial. É um livro que nos tira a pele, que canta nas profundidades, nos limites da crueza…»
Colum McCann

0 comentários
0 likes
Anterior: Um erro inocenteSeguinte: Dama de Espadas

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes