João Morgado e «Vera Cruz» distinguidos no Brasil

FaceBook  Twitter  

O livro Vera Cruz recebeu na passada terça-feira, no Brasil, a Medalha De Mérito Literário da Ordem de Cabral pela qualidade inegável da obra e a importância da mesma no resgatar da vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral e por aportar uma visão histórica inovadora sobre a sua chegada a terras da Vera Cruz. Uma obra crucial para a história de Portugal e Brasil, referiu o chanceler-mor da Ordem, Dom Gualdino Cocchiaro.

João Morgado foi distinguido com a Grã Cruz da Ordem de Mérito Cívico e Cultural, oficializada pela república Federativa do Brasil, que outorga o título de Dom. A distinção é atribuída pelo trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral, editada nos livros Vera Cruz e Índias assim como nos livros infantis e juvenis Cabralito e Cabral - O Gigante dos Mares, ambos sobre o navegador português.

«O autor continua, com probidade, a visão de Alexandre Herculano, fundador do romance histórico em Portugal, sobre a confeção rigorosa deste género literário». Miguel Real

Desde o seu primeiro livro que leitores e críticos são unânimes, João Morgado é mestre na arte de recriar ambientes históricos longínquos, diálogos verosímeis, personagens fascinantes.

Últimas Opiniões

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Quem escreve lembra-me o afogado que desesperado esbraceja para vir à tona. O escritor é isso que faz. Dentro de si, por uma razão qualquer, escasseia o ar. Então, ofegante, arruma o pensamento de acordo com o que as palavras lhe permitem, e assim respira e alivia a sua angústia."
Nuno Lobo Antunes