LITERACIA 3Di agora também tem Inglês

FaceBook  Twitter  

A terceira edição do LITERACIA 3Di acrescenta o Inglês às dimensões de Matemática, Ciência e Leitura. Começou por ser LITERACIA 3D, mas, a partir desta edição, o desafio pelo conhecimento apresenta-se como LITERACIA 3Di, fruto da nova dimensão de literacia em avaliação, o Inglês, que, assim, perfila com a Matemática, a Ciência e a Leitura.  Esta é uma iniciativa da Porto Editora que decorre ao longo do ano letivo 2017/2018 em três fases – local, distrital, nacional – e que avalia a literacia dos alunos portugueses em provas semelhantes a avaliações internacionais, realizadas através da plataforma online Escola Virtual.

A inclusão do Inglês é o resultado da parceria da Porto Editora com a Cambridge English Assessment, que ficou responsável pela elaboração das provas de Inglês. As restantes (Matemática, Ciência e Leitura) são desenvolvidas por uma equipa multidisciplinar, coordenada pela Prof.ª Dra. Glória Ramalho.

As inscrição estão abertas desde o dia 2 de outubro e, a partir de 13 de novembro, os alunos do 5.º ao 8.º ano vão testar as suas competências e os melhor classificados são apurados para a fase distrital que decorre em fevereiro e março de 2018. Este desafio nacional culmina no dia 11 de maio, com a final no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

Na edição anterior, os vencedores receberam o Prémio Mérito LITERACIA 3D | Montepio (bolsas de estudo) e o Prémio Sucesso LITERACIA 3D | Samsung (tablets), para além dos smartphones e livros atribuídos a todos os finalistas.

As expectativas para esta edição são bastante elevadas, considerando o sucesso das últimas edições que envolveram cerca de 90 mil alunos, provenientes de mais de 750 estabelecimentos de ensino público e privado de todo o país. O feedback de alunos, professores e encarregados de educação tem comprovado a importância do LITERACIA 3Di para o desenvolvimento educacional, pessoal e social dos jovens, ajudando-os a consolidar aprendizagens e a elevar os níveis de literacia.

Esta iniciativa única em Portugal, cujas inscrições estão abertas até ao próximo dia 20 de outubro, conta com o apoio de importantes instituições e personalidades ligadas à Educação e Cultura.

COMO FUNCIONA?

A nova edição do LITERACIA 3Di vai avaliar competências de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês. As inscrições estão abertas de 2 a 20 de outubro. Os professores devem inscrever os seus alunos, em www.literacia3d.pt.

Esta iniciativa da Porto Editora destina-se a todos os alunos que frequentam os 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade, em estabelecimentos de ensino público e privado de todo o país, e pretende elevar os seus níveis de literacia de Leitura, Matemática, Ciência e Inglês.

No ano letivo de 2017/2018, os alunos do 5.º ano respondem a questões de Matemática, os do 6.º ano de Ciência, no 7.º ano fazem a prova de Leitura e os alunos do 8.º ano realizam a prova de Inglês (sendo esta última da responsabilidade da Cambridge English Assessment).

O desafio está estruturado em três fases eliminatórias (local, distrital e nacional) em que os alunos respondem, através de plataformas digitais, a provas semelhantes a avaliações internacionais.

As datas das diferentes fases são:
1.ª Fase (escolar): 13 a 17 de novembro de 2017 (5.º e 6.º anos) e 20 a 24 de novembro de 2017 (7.º e 8.º anos)
2.ª Fase (distrital): 26 de fevereiro a 2 de março de 2018
3.ª Fase (final nacional): 11 de maio de 2018

O balanço das últimas edições foi bastante positivo e o feedback de alunos, professores, pais e demais envolvidos tem dado provas de que esta iniciativa contribui, de facto, para o desenvolvimento das competências educacionais, pessoais e sociais dos nossos alunos.

Todas as informações sobre o desafio pelo conhecimento estão disponíveis em www.literacia3d.pt

Últimas Opiniões

  • Limões na Madrugada
    Carla M. Soares fez uma pausa nos romances históricos (que espero não passe de uma breve pausa) para ...
  • 02.12.2017 13:57
  • Ramalho Eanes: O Último General
    Para comentar este livro, tenho de distinguir o tema e a fidelidade à realidade histórica, da forma como ...
  • 28.11.2017 22:57
  • Bala Santa
    A nova edição foi o pretexto para, finalmente, conseguir arranjar tempo para ler este livro do saudoso ...
  • 24.11.2017 17:01

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

 "Há mais do que uma maneira de queimar um livro. E o mundo está cheio de pessoas que correm de um lado para o outro com fósforos acesos".
Ray Bradbury in Fahrenheit 451