LITERACIA 3Di agora também tem Inglês

FaceBook  Twitter  

A terceira edição do LITERACIA 3Di acrescenta o Inglês às dimensões de Matemática, Ciência e Leitura. Começou por ser LITERACIA 3D, mas, a partir desta edição, o desafio pelo conhecimento apresenta-se como LITERACIA 3Di, fruto da nova dimensão de literacia em avaliação, o Inglês, que, assim, perfila com a Matemática, a Ciência e a Leitura.  Esta é uma iniciativa da Porto Editora que decorre ao longo do ano letivo 2017/2018 em três fases – local, distrital, nacional – e que avalia a literacia dos alunos portugueses em provas semelhantes a avaliações internacionais, realizadas através da plataforma online Escola Virtual.

A inclusão do Inglês é o resultado da parceria da Porto Editora com a Cambridge English Assessment, que ficou responsável pela elaboração das provas de Inglês. As restantes (Matemática, Ciência e Leitura) são desenvolvidas por uma equipa multidisciplinar, coordenada pela Prof.ª Dra. Glória Ramalho.

As inscrição estão abertas desde o dia 2 de outubro e, a partir de 13 de novembro, os alunos do 5.º ao 8.º ano vão testar as suas competências e os melhor classificados são apurados para a fase distrital que decorre em fevereiro e março de 2018. Este desafio nacional culmina no dia 11 de maio, com a final no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

Na edição anterior, os vencedores receberam o Prémio Mérito LITERACIA 3D | Montepio (bolsas de estudo) e o Prémio Sucesso LITERACIA 3D | Samsung (tablets), para além dos smartphones e livros atribuídos a todos os finalistas.

As expectativas para esta edição são bastante elevadas, considerando o sucesso das últimas edições que envolveram cerca de 90 mil alunos, provenientes de mais de 750 estabelecimentos de ensino público e privado de todo o país. O feedback de alunos, professores e encarregados de educação tem comprovado a importância do LITERACIA 3Di para o desenvolvimento educacional, pessoal e social dos jovens, ajudando-os a consolidar aprendizagens e a elevar os níveis de literacia.

Esta iniciativa única em Portugal, cujas inscrições estão abertas até ao próximo dia 20 de outubro, conta com o apoio de importantes instituições e personalidades ligadas à Educação e Cultura.

COMO FUNCIONA?

A nova edição do LITERACIA 3Di vai avaliar competências de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês. As inscrições estão abertas de 2 a 20 de outubro. Os professores devem inscrever os seus alunos, em www.literacia3d.pt.

Esta iniciativa da Porto Editora destina-se a todos os alunos que frequentam os 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade, em estabelecimentos de ensino público e privado de todo o país, e pretende elevar os seus níveis de literacia de Leitura, Matemática, Ciência e Inglês.

No ano letivo de 2017/2018, os alunos do 5.º ano respondem a questões de Matemática, os do 6.º ano de Ciência, no 7.º ano fazem a prova de Leitura e os alunos do 8.º ano realizam a prova de Inglês (sendo esta última da responsabilidade da Cambridge English Assessment).

O desafio está estruturado em três fases eliminatórias (local, distrital e nacional) em que os alunos respondem, através de plataformas digitais, a provas semelhantes a avaliações internacionais.

As datas das diferentes fases são:
1.ª Fase (escolar): 13 a 17 de novembro de 2017 (5.º e 6.º anos) e 20 a 24 de novembro de 2017 (7.º e 8.º anos)
2.ª Fase (distrital): 26 de fevereiro a 2 de março de 2018
3.ª Fase (final nacional): 11 de maio de 2018

O balanço das últimas edições foi bastante positivo e o feedback de alunos, professores, pais e demais envolvidos tem dado provas de que esta iniciativa contribui, de facto, para o desenvolvimento das competências educacionais, pessoais e sociais dos nossos alunos.

Todas as informações sobre o desafio pelo conhecimento estão disponíveis em www.literacia3d.pt

Últimas Opiniões

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"O livro, por aquilo que promete, não deixa de ser um conceito que ciclicamente surge como uma ameaça à harmonia pública, pelo conluio que estabelece com quem o lê."
João Paulo Borges Coelho, in Rainhas da Noite