Novo Dicionário celebra o Dia da Língua Portuguesa

FaceBook  Twitter  

A 5 de maio, assinala-se o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP. Que melhor data para lançar a nova edição do mais conhecido dicionário de Português?

A Porto Editora vai publicar uma nova edição, revista e atualizada, do Dicionário Editora da Língua Portuguesa, o dicionário mais utilizado e referenciado em todo o mundo lusófono.

Esta nova edição reúne um extenso vocabulário geral e foi enriquecida com novos vocábulos de uso corrente, termos das novas tecnologias de informação e de áreas científicas em desenvolvimento crescente como: arborismo, bitcoin, coadoção, ecoescola, góji, grandolar, nanopartícula, mentoria, phablet e visagismo (ver definições aqui).

Respeitando o compromisso assumido com os seus utilizadores, o Dicionário Editora da Língua Portuguesa apresenta as alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico, incluindo as grafias novas e conservando as grafias anteriores a esta reforma para facilitar a pesquisa de vocábulos. Esta edição contempla exclusivamente a variedade europeia do português, registando as grafias que irão coexistir durante o período de transição até à aplicação definitiva da nova ortografia.

De referir que este dicionário apresenta cerca de 265 000 definições, expressões fixas e provérbios, informação detalhada sobre a origem da maioria das palavras e vários anexos: abreviaturas, siglas, símbolos, expressões estrangeiras com as respetivas definições e ainda um guia com as principais alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico de 1990.

Foi em 1952 que se publicou a primeira edição do Dicionário Editora da Língua Portuguesa. Desde então, esta obra revelou-se uma valiosa ferramenta de trabalho com para o uso correto da língua portuguesa, em permanente atualização, distinguindo-se também pelo rigor científico e linguístico.

A nova edição tem 1744 páginas e o preço de capa de 38,80 €, mas vai poder ser adquido com os habituais descontos de lançamento praticados pelas livrarias.

Passatempo “Tem a palavra”

A Porto Editora, a Plural Editores Moçambique e a Plural Editores Angola estão a desafiar os falantes de português a darem palavras novas (e respetiva definição) à Língua Portuguesa. O objetivo é mostrar a riqueza e a diversidade da nossa língua, que todos os dias se renova pelos quatro cantos do mundo.
O passatempo decorre na página da Porto Editora no Facebook até ao dia 5 de maio.

Últimas Opiniões

  • Limões na Madrugada
    Carla M. Soares fez uma pausa nos romances históricos (que espero não passe de uma breve pausa) para ...
  • 02.12.2017 13:57
  • Ramalho Eanes: O Último General
    Para comentar este livro, tenho de distinguir o tema e a fidelidade à realidade histórica, da forma como ...
  • 28.11.2017 22:57
  • Bala Santa
    A nova edição foi o pretexto para, finalmente, conseguir arranjar tempo para ler este livro do saudoso ...
  • 24.11.2017 17:01

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Quase todos os homens vivem inconscientemente no tédio. O tédio é o fundo da vida, foi o tédio que inventou os jogos, as distracções, os romances e o amor."
Miguel de Unamuno