O SEGREDO DOS LIVROS SUSPENDE A SUA ATIVIDADE

A partir do dia 1 de janeiro de 2021, o Segredo dos Livros deixará de divulgar novos livros no seu site. Os nossos espaços continuam acessíveis para consulta e podem continuar, se o desejarem, a deixar comentários sobre os livros que estão divulgados no Site.

São dois os principais motivos desta suspensão que não sabemos se será definitiva ou temporária: o primeiro é a falta de disponibilidade dos seus administradores e o segundo é o manifesto menor interesse dos seus seguidores em continuar a acompanhar a nossa atividade.

No que toca ao primeiro ponto, os administradores do site estão hoje ocupados noutras atividades que não lhes permitem ter a disponibilidade que um projeto como o Segredo dos Livros exige. É necessário fazer muita pesquisa, muito trabalho de redação e recolha de dados e de imagens e dispor de muito tempo para edição, inserção de artigos e acompanhamento. Com o objetivo de não deixar morrer o projeto, limitámo-nos nos últimos quatro anos à divulgação de obras de autores lusófonos, tendo divulgado 2445 novidades ou reedições de obras de autores de Língua Portuguesa, o que corresponde a uma média de dois livros por dia. Mas, apesar desta redução de atividade, está a tornar-se impraticável para nós continuar.

No que toca ao segundo ponto, é evidente que as pessoas estão hoje a utilizar mais as redes sociais para navegar na informação, passando os sites a ser cada vez menos visitados. No caso do Segredo dos Livros, poucos são os utilizadores da nossa Página no Facebook que clicam no link que lhes dá acesso ao artigo do site. Além disso, a maioria dos ‘posts’ do Facebook estão também a ter poucas visitas. Os utilizadores diretos do site são também muito poucos. Em matéria de novidades literárias, verifica-se que, cada vez mais, os navegadores das redes sociais acedem diretamente aos sites das editoras ou das lojas online, tornando supérfluos sites como o Segredo dos Livros, que só fazem divulgação.

Assim, consideramos o projeto concluído. Deixamos alguns indicadores sobre o que foi este projeto, inovador na época em que foi criado.

O Segredo dos Livros existe há catorze anos e meio, e foi criado para incentivar a leitura. Foi inegavelmente um projeto de grande interesse no tempo em que pouco ou nada havia para o efeito em Portugal.
Contribuímos para o alargamento da base de leitores em Portugal por diversos meios:
– Divulgámos um total de 5936 novidades literárias dos mais diversos géneros, desde romances a biografias, a História, a ensaios, a livros para crianças ou livros práticos, como autoajuda, espiritualidade ou vida saudável;
– Publicitámos 1839 eventos literários, como sessões de lançamento de novos livros, palestras, conferências, workshops, etc.
– Escrevemos 428 notícias sobre temas como escritores galardoados com Prémios Literários, Feiras do Livro, falecimento de grandes escritores, etc.
– Realizámos 24 entrevistas com escritores portugueses e estrangeiros, como Becca Fitzpatrick, Lars Keppler, Cassandra Clare, Katherine Pancol, Joanne Harris, Emma Wildes, Jude Deveraux, Maria Dueñas, Jean M. Auel, Peter V. Brett ou José Miguel Parra Ortiz, para só falar em alguns dos estrangeiros de mais nomeada.
– Os nossos seguidores deixaram 6722 comentários aos livros divulgados no site.

O Segredos Livros tem um fórum que foi muito frequentado durante muitos anos, até que este género de troca de mensagens deu lugar às redes sociais e os fóruns hoje só existem para situações muito específicas, como troca de ajudas técnicas, o que não se aplica à atividade do Segredo dos Livros, pelo que quase não é utilizado atualmente.

O Segredo dos Livros manteve em funcionamento durante vários anos um Clube de Leitura inovador, não só porque quase não existiam grupos de leitores nesse tempo em Portugal, mas também porque a sua atividade era descentralizada. Chegou a ter cerca de 35 membros espalhados por todo o País, circulando os livros pelo correio. Muitos desses leitores criaram depois os seus próprios blogues, onde continuaram a divulgar livros e a comentar as suas leituras, tendo alguns enveredado por profissões ligadas ao livro.

Agradecemos às editoras com as quais tivémos protocolos durante muitos anos, cuja oferta de livros permitiu a existência dos Clube de Leitores, facilitou o nosso trabalho de divulgação de novidades literárias e nos permitiu realizar inúmeros passatempos, onde oferecêmos centenas de livros.

Por último, agradecemos aos mais de 5000 membros registados no Site e na Página do Facebook, para os quais trabalhámos todos estes anos e sem os quais o nosso esforço seria inútil. Obrigado e até um dia! Vemo-nos por aí.

0 comentários
2 likes
Anterior: A Caixa Surpresa

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes