Alma Azul – Uma vida dedicada à Poesia

Pelo que temos observado ao longo dos 11 anos de dedicação a este projeto de divulgação literária e promoção da leitura, que é o Segredo dos Livros, Portugal tem, resumidamente, três tipos de editoras: 1) as grandes editoras que todos conhecem e têm sede na zona de Lisboa ou do Porto; 2) um leque de editoras mais pequenas que, embora sedeadas nos grandes centros, procuram imitar as grandes e aspiram a ser grandes; 3) depois, há uma infinidade de pequenas editoras, fundadas e dirigidas por “carolas” que prezam mais a edição do que o dinheiro e fazem da profissão uma paixão. É neste 3º lote que encontramos a Alma Azul.

Continuar...

Feira do livro do Porto casa cultura com animação

A Feira do Livro do Porto, que se realiza nos Jardins do Palácio de Cristal, abre na próxima sexta-feira, dia 1 de setembro, tem Sophia de Mello Breyner como homenageda e é novamente organizado pela Câmara Municipal do Porto.

Continuar...

Preço Fixo do Livro - uma lei necessária?

A Lei do Preço Fixo do Livro (LPFL) é, provavelmente, uma das leis mais mal interpretadas e ignoradas de toda a Legislação Portuguesa em vigor. Para além de dúvidas diversas que se prendem com a fixação do preço, promoções ou descontos, assim como quais são os livros abrangidos por esta Lei, o aspeto mais discutido e, apesar disso, mais mal conhecido é a definição do que é um "livro usado" e, consequentemente, qual o preço que pode ser praticado na venda de um  "livro usado". Pode, por exemplo, alguém que adquiriu um livro e o leu (ou não), vendê-lo como "usado"? Se sim, qual o preço mínimo dessa transação? Podem os livros usados ser vendidos através da internet? É obrigatória a intervenção de um comerciante autorizado (individual ou empresa) nessa transação, ou a venda de "livros usados" pode efetuar-se entre particulares?

Continuar...

VIII Volume da Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea: “Entre o Sono e o Sonho”

Partilhamos a comunicação da Chiado Editora endereçada a todos os poetas portugueses. Se quiser participar no próximo volume desta Antologia, tem até ao dia 18 de agosto para enviar o seu poema.

Continuar...

Afinal quem é Bob Dylan?

Quem é Bob Dylan? Todos o conhecem como um músico americano, especialmente ligado à música de protesto, à música de intervenção. Mas Dylan é muito mais do que isso. Aliás, ele não gosta desse rótulo. Aqui ficam algumas notas biográficas, com o intuito de informar os nossos leitores e mostrar que, afinal, sempre merecia ganhar o Prémio Nobel de Literatura.

Continuar...

Últimas Opiniões

  • O Judeu
    Bernardo Santareno é, sem dúvida, um dos maiores, se não o maior dramaturgo português do século XX. Era ...
  • 07.12.2018 13:53
  • Os dez espelhos de Benjamin Zarco
    Este é o quarto volume de uma série de Richard Zimler sobre a família Zarco, uma família de judeus ...
  • 19.11.2018 22:23
  • Trilogia da Mão - Amadeo, Guilhermina, Rosa
    A "Trilogia da Mão" é um conjunto de três livros agora editados num volume só. Nesta trilogia, Mário ...
  • 11.10.2018 22:10

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Não ler, pensei, era como fechar os olhos, fechar os ouvidos, perder sentidos. As pessoas que não liam não tinham sentidos. Andavam como sem ver, sem ouvir, sem falar."
Valter Hugo Mãe in Desumanização