Porque foram estas as 10 eleitas para PALAVRA DO ANO?

FaceBook  Twitter  

De “afeto” a “vencedor", da “desertificação” a “incêndios”, qual será a PALAVRA DO ANO® escolhida pelos portugueses? A Porto Editora explica o significado de uma cada uma e os motivos que levaram à shortlist das dez candidatas que estão definidas, cuja votação decorre online, em www.palavradoano.pt, até 31 de dezembro.

É chegado o momento de escolher a PALAVRA DO ANO ® 2017. Muitos foram os acontecimentos que marcaram o nosso quotidiano e, consequentemente, muitas foram as palavras que foram marcando a atualidade e as conversas dos portugueses.

Com base nas propostas feitas através do site da iniciativa, no trabalho de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa feito pela Porto Editora, tanto nos meios de comunicação e redes sociais, como no registo de consultas nos dicionários online e mobile, eis as 10 candidatas a PALAVRA DO ANO® 2017:

afeto – Marcelo Rebelo de Sousa tem exercido o seu mandato com um singular grau de proximidade e afetividade para com os portugueses, o que já lhe valeu o epíteto de Presidente dos Afetos.

cativação – Com o objetivo de manter o défice abaixo dos valores definidos com a União Europeia, cativação tornou-se numa palavra muito visível – algo controversa – na estratégia orçamental do Governo.

crescimento – Há bastante tempo que esta palavra não era usada para definir o comportamento da economia portuguesa, facto que foi notório ao longo do ano.

desertificação – Muito por força das circunstâncias, este tema ganhou especial atenção nas discussões públicas e no espaço mediático.

floresta – A enorme quantidade de área ardida demonstrou a necessidade de adotar novas estratégias para o ordenamento florestal em Portugal.

gentrificação – O aumento do turismo tem posto em evidência novos desafios e novas realidades, como a gentrificação, que se faz sentir nas principais cidades do país.

incêndios – Os sucessivos incêndios em todo o país fizeram de 2017 um dos anos mais trágicos de sempre, pela enorme quantidade de vítimas e pela dimensão da área atingida.

independentista – A pretensão de independência da Catalunha tem sido seguida com particular atenção pelos portugueses.

peregrino – A propósito do centenário das aparições de Fátima em 2017 e o número excecional de peregrinos, esta foi uma das palavras mais usadas este ano.

vencedor – Pela primeira vez, e de forma surpreendente, Portugal foi o país vencedor do Festival Eurovisão da Canção, sendo de sublinhar o entusiasmo e o carinho que o cantor Salvador Sobral despertou junto dos portugueses.

Esta é a nona edição de uma iniciativa com a marca registada da Porto Editora que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

Nos anos anteriores, o publico português elegeu as seguintes palavras: "esmiuçar" (2009), "vuvuzela" (2010), "austeridade" (2011), "entroikado" (2012), "bombeiro" (2013), "corrupção" (2014), "refugiado" (2015) e "geringonça" (2016).

A 4 de janeiro de 2018, será conhecida a PALAVRA DO ANO® 2017 escolhida pelos portugueses.

Últimas Opiniões

  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54
  • Crash
    Depois de ter lido "Arranha-Céus" de J. G. Ballard, um romance que me deixou a pensar seriamente nos ...
  • 10.07.2019 22:32

Últimos Tópicos

    • Vídeo de promoção
    • O Cetro do Guardião, Fantasia https://www.youtube.com/watch?v=jyLhvh3HFno...
    • há 3 semanas 2 dias
    • Vídeo de promoção
    • Gratuito https://www.kobo.com/pt/pt/ebook/o-cetro-do-guardiao [...
    • há 3 semanas 2 dias
    • Ebook gratuito
    • "O cetro do Guarião", Teresa Durães, fantasia gratuito aqui "Olhei na...
    • há 3 semanas 3 dias

Uma Pequena Palavra...

"O livro, por aquilo que promete, não deixa de ser um conceito que ciclicamente surge como uma ameaça à harmonia pública, pelo conluio que estabelece com quem o lê."
João Paulo Borges Coelho, in Rainhas da Noite