book

Em destaque

Teatro Municipal de Baltazar Dias

 

 

Autor: Paulo Miguel Rodrigues
Género: Artes
Edição: Jul/2019
Páginas: 352
ISBN: 9789895436118
Editora: Imprensa Académica

 

 


130 anos sobre o palco

O Teatro Municipal de Baltazar Dias, inaugurado em 1888, tem uma História multifacetada, repleta de actividades artísticas. Nesta obra, o leitor encontra uma síntese daquelas que decorreram sobre o palco, com um destaque natural para as Artes performativas.
Ao mesmo tempo, também terá oportunidade de verificar como a vida intensa deste teatro ultrapassou - em muito - tal componente, concretizando assim a sua verdadeira dimensão municipal, que o levou a afirmar-se como um dos polos culturais na Madeira.

Continuar...

Inquisição e Cristãos-Novos

 

 

Autor: António José Saraiva (Pai)
Género: História de Portugal
Edição: Jul/2019
Páginas: 304
ISBN: 9789896169152
Editora: Gradiva

 

 


«Alguns autores parecem dar como cousa óbvia a justiça, imparcialidade e isenção dos juízes inquisitoriais, e como fundamentadas, salvo prova em contrário, as acusações que constam das sentenças. […] É esta uma presunção temerária, porque o processo inquisitorial, como veremos, era secreto, sem apelo, e deixava nas mãos dos inquisidores o poder praticamente absoluto e arbitrário de condenar ou absolver. E por outro lado o Tribunal do Santo Ofício, que vivia sobre os bens confiscados dos réus e a quem convinha demonstrar que o Judaísmo se multiplicava, era parte interessada nos processos.»

Continuar...

Acordo Ortográfico - Um Beco com Saída

 

 

Autor: Nuno Pacheco
Género: Linguística
Edição: Jul/2019
Páginas: 208
ISBN: 9789896169145
Editora: Gradiva

 

 


O Acordo Ortográfico de 1990 nasceu de um perigoso casamento: o do medo com a mentira. O medo é de que no Brasil se ouça um grito do Ipiranga linguístico e a língua portuguesa, ali, passe a denominar-se brasileiro. A mentira é a de que o português era a única língua com duas ortografias oficiais. Só que a miragem da unificação favorece quem defende o brasileiro; e a ortografia, por mais que se afiance o contrário, tende a ser plural nos idiomas mais difundidos no globo.

Continuar...

Uma Pequena Palavra...

 "Há mais do que uma maneira de queimar um livro. E o mundo está cheio de pessoas que correm de um lado para o outro com fósforos acesos".
Ray Bradbury in Fahrenheit 451

Os mais Vistos

Sobre Nós...

O portal Segredo dos Livros surgiu a 1 de julho de 2006, em virtude da inexistência de um espaço português na web onde pudessem ser disponibilizadas recomendações de leitura, opiniões sobre as mesmas e onde os leitores de todo o país pudessem comentar as suas leituras e interagir entre si. Ler mais...

Vídeos em Destaque