book

Em destaque

Vila Medieval

 

 

Autora: Marta Lalanda Prista
Género: Antropologia
Edição: Mai/2019
Páginas: 100
ISBN: 9789898943606
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos

 

 

 

E eis que a Vila Medieval dá forma a um imaginário de rainhas e castelos, torna reais as capas de livros de estórias lidos em criança, confirma as ilustrações dos manuais da escola, lembra as lições do Salazar… Ou, não.
Espalhadas pelo território nacional, descuradas ou transformadas em programa de entretenimento ao ar livre, entre guizos e cascos de cavalos que puxam charretes de turistas ou carros comuns e de feno, em epicentros de especulação imobiliária, abandonadas ou só deixadas estar, as vilas portuguesas da Idade Média convocam imaginários e materialidades, memória e esquecimento, encontros e perdas.

Continuar...

O macaco bêbedo foi à ópera

 

 

Autor: Afonso Cruz
Género: Antropologia
Edição: Mai/2019
Páginas: 85
ISBN: 9789898943583
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos

 

 

 

Da embriaguez à civilização
No início... houve um macaco espertalhão que desceu da árvore para comer frutos caídos no chão, mais maduros, logo, mais doces, logo, mais fermentados, isto é, com um leve cheirinho a álcool. Outros macacos se lhe seguiram e, com o aumento das calorias consumidas, foi um passo até que lhes crescesse o cérebro, a coluna se endireitasse e as mãos se libertassem. Mais um passo... e estávamos a ir à ópera.

Continuar...

Os Aventureiros: O Segredo do Ouro Negro

 


Autora:
Isabel Ricardo
Género: Juvenil
Coleção: Os aventureiros (Vol. 12)
Edição: Mai/2019
Páginas: 240
ISBN: 97898977315639
Editora: Saída de Emergência

 

 

Convidados pela madrinha, OS AVENTUREIROS vão até ao Alentejo para conhecer o extraordinário Centro de Ciência do Café, em Campo Maior. Mas os dias pacatos que esperavam passar revelam-se exatamente o oposto. Como não podia deixar de ser, uma nova aventura acaba por surpreendê-los. Durante a visita ao Centro de Ciência do Café, escutam uma conversa estranha entre uns turistas, suspeitando que se preparam para fazer lá um assalto. Depois de os adultos não levarem a sério as suas suspeitas, e decididos a evitar que os homens executem o assalto, OS AVENTUREIROS elaboram um plano destemido.

Continuar...

Uma Pequena Palavra...

"Algumas obras morrem porque nada valem; estas, por morrerem logo, são natimortas. Outras têm o dia breve que lhes confere a sua expressão de um estado de espírito passageiro ou de uma moda da sociedade; morrem na infância. Outras, de maior escopo, coexistem com uma época inteira do país, em cuja língua foram escritas, e, passada essa época, elas também passam; morrem na puberdade da fama e não alcançam mais do que a adolescência na vida perene da glória. Outras ainda, como exprimem coisas fundamentais da mentalidade do seu país, ou da civilização, a que ele pertence, duram tanto quanto dura aquela civilização; essas alcançam a idade adulta da glória universal. Mas outras duram além da civilização, cujos sentimentos expressam. Essas atingem aquela maturidade de vida que é tão mortal como os Deuses, que começam mas não acabam, como acontece com o Tempo."
Fernando Pessoa, in Heróstrato

Os mais Vistos

Sobre Nós...

O portal Segredo dos Livros surgiu a 1 de julho de 2006, em virtude da inexistência de um espaço português na web onde pudessem ser disponibilizadas recomendações de leitura, opiniões sobre as mesmas e onde os leitores de todo o país pudessem comentar as suas leituras e interagir entre si. Ler mais...

Vídeos em Destaque