Sobre Nós...

O portal Segredo dos Livros surgiu a 1 de julho de 2006, em virtude da inexistência de um espaço português na web onde pudessem ser disponibilizadas recomendações de leitura, opiniões sobre as mesmas e onde os leitores de todo o país pudessem comentar as suas leituras e interagir entre si.

Na altura, a Fátima Rodrigues sentia que a leitura era um ato muito pessoal e isolacionista, e que a decisão sobre que livros comprar e ler se tornava cada vez mais difícil, em virtude do crescente número de novidades editoriais que surgiam cada mês. Assim, decidiu desenvolver o portal Segredo dos Livros, como um espaço de interação com outros leitores, e criar uma comunidade que ali encontrasse todas as informações necessárias para uma orientação de compra e leitura.

Em 2007 começou a ser contactada por editoras, no sentido de desenvolverem parcerias, tendo sido a extinta Quinto Selo a primeira a avançar. A ela se vieram juntar, a breve trecho, as chancelas do Grupo Porto Editora, Saída de Emergência e Leya. Pouco a pouco, foi estabelecendo protocolos com quase todas as editoras portuguesas.

Durante cerca de 8 anos, manteve um staff de leitores espalhados pelo Continente e Ilhas, que liam e opinavam sobre as obras que estão divulgadas no portal, que chegou a atingir 35 membros.

No final do verão de 2015 a Administração do Segredo dos Livros resolveu cancelar todos os protocolos e suspender o funcionamento do staff de leitores. Continua, no entanto, a divulgar novidades literárias e a aceitar opiniões sobre os livros que divulga. Salienta-se que qualquer membro registado sempre teve e continua a ter a possibilidade de inserir e partilhar as suas opiniões. Entre setembro de 2015 e junho de 2016, foram divulgadas cerca de 500 novidades literárias.

Atualmente, o Segredo dos Livros é uma comunidade que abrange a lusofonia, contando com mais de 4.500 membros registados, mais de 3.200 livros divulgados, sobre os quais foram produzidas mais de 6.600 opiniões pelos leitores. É uma referência em Portugal e no Brasil, com uma proporção quase idêntica de visualizações nos dois países. O seu fórum conta com mais de 85.500 mensagens, em mais de 5.800 tópicos abertos.

O Segredo dos Livros mantém uma página no Facebook, com cerca de 4.600 seguidores (julho/2016) com uma média de 500 visualizações diárias.

Para além da divulgação dos livros que são novidade em Portugal, conta com uma secção de notícias sobre o mundo dos livros e outra onde são publicitados próximos eventos ligados aos livros.

O portal do Segredo dos Livros dedica-se especialmente aos géneros literários do romance, romance histórico, policial, fantasia e não ficção (especialmente História, biografia e auto-ajuda). Conta também com uma secção específica para a literatura infanto-juvenil, dado o seu público-alvo. É uma área com poucos anos e que surgiu por insistência da comunidade de leitores.

Estão todos convidados a entrarem para esta grande comunidade e a partilharem as vossas opiniões literárias com toda a comunidade. Como leitor, ajude-nos a ajudar os outros leitores. Esperamos por si!

Última atualização: jul/2016.

Últimas Opiniões

  • A Profecia de João XXIII
    O mito da Atlântida tem apaixonado a humanidade desde o tempo de Platão, um filósofo grego que viveu ...
  • 18.06.2017 09:45
  • O Homem Domesticado
    E se os papéis se invertessem e passasse a ser a mulher a mandar? Se o homem fosse inferior à mulher ...
  • 06.06.2017 09:33
  • Convergente
    Convergente foi, até agora, um dos melhores livros que jamais li. O enredo é viciante e nada do ...
  • 26.05.2017 21:01

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Acredito que, assim como na nossa vida se vão sucedendo acontecimentos de todo o tipo, também na literatura se sucedem esses acontecimentos, que são expressão do que sentimos e pensamos: a criação é a forma que temos de colocar cá fora as nossas esperanças, as nossas certezas, dúvidas, as nossas ideias."
José Saramago in A Estátua e a Pedra