Sobre Nós...

O portal Segredo dos Livros surgiu a 1 de julho de 2006, em virtude da inexistência de um espaço português na web onde pudessem ser disponibilizadas recomendações de leitura, opiniões sobre as mesmas e onde os leitores de todo o país pudessem comentar as suas leituras e interagir entre si.

Na altura, a Fátima Rodrigues sentia que a leitura era um ato muito pessoal e isolacionista, e que a decisão sobre que livros comprar e ler se tornava cada vez mais difícil, em virtude do crescente número de novidades editoriais que surgiam cada mês. Assim, decidiu desenvolver o portal Segredo dos Livros, como um espaço de interação com outros leitores, e criar uma comunidade que ali encontrasse todas as informações necessárias para uma orientação de compra e leitura.

Em 2007 começou a ser contactada por editoras, no sentido de desenvolverem parcerias, tendo sido a extinta Quinto Selo a primeira a avançar. A ela se vieram juntar, a breve trecho, as chancelas do Grupo Porto Editora, Saída de Emergência e Leya. Pouco a pouco, foi estabelecendo protocolos com quase todas as editoras portuguesas.

Durante cerca de 8 anos, manteve um staff de leitores espalhados pelo Continente e Ilhas, que liam e opinavam sobre as obras que estão divulgadas no portal, que chegou a atingir 35 membros.

No final do verão de 2015 a Administração do Segredo dos Livros resolveu cancelar todos os protocolos e suspender o funcionamento do staff de leitores. Continuou, no entanto, a divulgar novidades literárias e a aceitar opiniões sobre os livros que divulga. Salienta-se que qualquer membro registado sempre teve e continua a ter a possibilidade de inserir e partilhar as suas opiniões. Entre setembro de 2015 e dezembro de 2016, foram divulgadas mais de 750 novidades literárias.

Entretanto, decidimos, a partir de janeiro de 2017, divulgar somente novidades de livros escritos por escritores lusófonos, por verificarmos que a grande maioria dos blogues/sites que se dedicam à divulgação literária no nosso País não dão especial relevo às obras dos nossos autores, especialmente nos géneros de não ficção. A nossa missão passou, assim, a ser um canal de especial apoio à literatura de língua original portuguesa. Nestes sete meses (até julho de 2017), já divulgámos mais de 370 novidades originais de autores lusófonos, especialmente portugueses, mas também brasileiros, angolanos, moçambicanos e timorenses.

Atualmente, o Segredo dos Livros é uma comunidade que abrange a lusofonia, contando com mais de 4.600 membros registados, mais de 3.800 livros divulgados, sobre os quais foram produzidas cerca de 6.700 opiniões pelos leitores. É uma referência em Portugal e no Brasil, com uma proporção quase idêntica de visualizações nos dois países. O seu fórum conta com mais de 85.500 mensagens, em mais de 5.800 tópicos abertos.

O Segredo dos Livros mantém uma página no Facebook, com perto de 4.800 seguidores (julho/2017) com uma média de 1000 visualizações diárias.

Para além da divulgação dos livros que são novidade em Portugal, conta também com uma secção de notícias sobre o mundo dos livros e outra onde são publicitados próximos eventos ligados aos livros.

O portal do Segredo dos Livros dedica-se, atualmente, à divulgação de novidades de obras de ficção e não ficção, para adultos ou crianças, de todos os géneros literários, escritas por autores lusófonos. Continuam disponíveis para consulta e comentários todas as obras de autores nacionais ou estrangeiros divulgadas anteriormente a janeiro de 2017.

Estão todos convidados a entrarem para esta grande comunidade e a partilharem as vossas opiniões literárias com toda a comunidade. Como leitor, ajude-nos a ajudar os outros leitores. Esperamos por si!

Última atualização: jul/2017.

Últimas Opiniões

  • Limões na Madrugada
    Carla M. Soares fez uma pausa nos romances históricos (que espero não passe de uma breve pausa) para ...
  • 02.12.2017 13:57
  • Ramalho Eanes: O Último General
    Para comentar este livro, tenho de distinguir o tema e a fidelidade à realidade histórica, da forma como ...
  • 28.11.2017 22:57
  • Bala Santa
    A nova edição foi o pretexto para, finalmente, conseguir arranjar tempo para ler este livro do saudoso ...
  • 24.11.2017 17:01

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Escrever um romance é um strip-tease invertido e todos os romancistas são exibicionistas discretos." Mario Vargas Llosa