Moçambique: O sonho de uma nação

 

 

Autora: Catarina A. Costa
Género: História / Sociologia
Edição: Jun/2019
Páginas: 460
ISBN: 9789895438006
Editora: Lua Eléctrica

 

 


O Instituto Moçambicano e a Frelimo no nascimento de um estado social livre

A consciência social e política de contestação popular contra o poder colonial em Moçambique foi galvanizada por episódios de particular violência contra a população, como o massacre de Mueda, em 1960. O início da declaração de guerra do movimento de libertação contra Portugal surgiria em 1964.
Ainda em 1963, era formalmente fundado, em Dar-es-Salaam, o Instituto Moçambicano, sob a direção de Janet Rae Mondlane. Com o evoluir da guerra e à medida que a FRELIMO vai conquistando território no interior de Moçambique, vai ser desenvolvido um esforço no sentido de manter as populações nas zonas libertadas.

Continuar...

«Morte À PIDE!» - A queda da polícia política do Estado Novo

 

 

Autor: António Araújo
Género: História de Portugal
Edição: Jun/2019
Páginas: 208
ISBN: 9789896714932
Editora: Tinta da China

 

 


Terá sido a Revolução dos Cravos tão branda e pacífica como se diz? O que aconteceu na sede da PIDE, em Lisboa, no 25 de Abril de 74? Que destino tiveram os agentes da polícia política do Estado Novo?
Toda a história no novo livro de António Araújo, um dos grandes especialistas da historiografia contemporânea.

Continuar...

O Triângulo Mágico - Uma Biografia de Mário Cesariny

 

 

Autor: António Cândido Franco
Género: Biografias
Edição: Jun/2019
Páginas: 512
ISBN: 9789897225598
Editora: Quetzal

 

 


O retrato intenso e íntimo de uma das maiores vozes da poesia portuguesa.

Mário Cesariny de Vasconcelos nasceu a 9 de agosto de 1923 e morreu a 26 de novembro de 2006. Poeta, pintor e referência fundamental do surrealismo português, é uma das maiores vozes da poesia portuguesa do século xx. Para Cesariny, o surrealismo representava «a realização total do nosso estado de espírito, a defesa do amor, da liberdade e da poesia» - e a sua obra, tanto na poesia como na pintura e na vida real, foi testemunho dessa enorme vontade de viver.

Continuar...

Guerreiro da Paz

 

 

Autor: Hélder Batista
Género: Biografias
Edição: Jun/2019
Páginas: 168
ISBN: 9789895437498
Editora: Cultura

 

 


Depois de ser abandonado pelos pais aos oito anos numa zona precária de Lisboa, Hélder via diariamente a sua vida a desmoronar. Primeiro, perdeu os dois irmãos, levados do abrigo em que viviam pela polícia quando ele – o irmão mais velho – procurava comida para lhe dar. Dali, sem ter para onde ir e a quem recorrer, Hélder mergulhou anos na vida de rua, junto de tantos outros sem-abrigo embrulhados em cobertores imundos, escondidos debaixo de caixas de cartão adaptadas para acolher suas misérias, que mesmo a céu aberto e numa área central da cidade, pareciam completamente invisíveis ao resto do mundo.

Continuar...

Os Bons Rapazes que Conquistaram a Europa do Futsal

 

 

Autor: Miguel Henriques
Género: Desporto / Futebol
Edição: Jun/2019
Páginas: 160
ISBN: 9789898979001
Editora: Cultura

 

 


O livro obrigatório para os fãs de futsal

Dez de Fevereiro de 2018 foi um grande dia para o desporto em Portugal. Em Liubliana, na Eslovénia, a seleção de futsal venceu a Espanha e garantiu, pela primeira vez na história, o título do campeonato Europeu de futsal. A notícia foi reportada por Miguel Henriques através do microfone da TSF e das páginas do Diário de Notícias e Expresso. Face à importância do triunfo e da sua ligação ao futsal nos últimos dez anos, o jornalista dedicou-se a colocar nas páginas deste livro toda a história por detrás deste grande feito.

Continuar...

Últimas Opiniões

  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03
  • A Aluna Americana
    Este é o mais recente romance de João Pedro Marques, autor de, entre outros, "Uma Fazenda em África" ...
  • 25.04.2019 20:42
  • O Último Cabalista de Lisboa
    Consegui, finalmente, ler este livro que foi o primeiro romance de Richard Zimler. Publicado em 1996 ...
  • 07.04.2019 23:56

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Era uma vez uma mulher cujo ofício era contar histórias. Andava por todo o lado oferecendo a sua mercadoria, relatos de aventuras, de suspense, de horror ou de luxúria, tudo a um preço justo. Num meio dia de agosto encontrava-se no centro de uma praça quando viu avançar na sua direção um homem (...) És tu a que conta histórias?, perguntou o estrangeiro. (...) Então vende-me um passado, porque o meu está cheio de sangue e de lamentos e não me serve para percorrer a vida."
Isabel Allende
in Eva Luna