|
  Autor: João Céu e Silva Editora: Porto Editora ISBN-13: 978-972-0-04276-7 Última Edição: Março de 2009 N.º de Páginas: 416 Encadernação: Capa mole Dimensões: 16,5 x 24,4 x 2,8 cm
Leia aqui os primeiros capítulos.
Uma Longa Viagem com José Saramago estará nas livrarias nos próximos dias e será apresentado a 24 de Abril por Ricardo Araújo Pereira, num evento em que estará presente José Saramago.
Sem tabus. Sem reticências. Eis José Saramago, como nunca antes retratado. Uma Longa Viagem com José Saramago, da autoria de João Céu e Silva, é o resultado de dezenas de horas de conversas, realizadas ao longo de dois anos, e tendo como cenários o Bairro do Arco do Cego, Azinhaga, Mafra e Lavre, sem esquecer Lanzarote. Um livro escrito ao ritmo de uma entrevista em discurso directo, como deve ser quando se procura desvendar o outro lado de um escritor lido por muitos milhares de leitores. Nesta grande conversa, José Saramago liberta-se de todas as amarras e responde a todas as questões colocadas por João Céu e Silva, mesmo as que entram na esfera mais pessoal do escritor. O seu percurso literário, as suas opiniões sobre Portugal e o mundo, o seu relacionamento com Pilar Del Río, tudo foi falado, tudo está registado neste livro. Não menos interessante é o facto de todas essas respostas serem comentadas por 24 personalidades, todas elas com presença marcante na vida de José Saramago, como Zeferino Coelho, José Carlos Vasconcelos, José-Augusto França e a própria Pilar del Río. Sobre o autor: João Céu e Silva nasceu em Alpiarça, em 1959, licenciou-se em História durante os anos em que viveu no Rio de Janeiro e é, desde 1989, jornalista do Diário de Notícias. Publicou um livro de viagens (Caravela Tropical) e um romance (28 Dias em Agosto). Uma Longa Viagem com José Saramago é o terceiro volume de uma série que pretende fazer o retrato biográfico de alguns portugueses ilustres, através de uma longa entrevista e dos testemunhos de quem os conheceu. Foram já publicados: Uma Longa Viagem com Álvaro Cunhal (Edições ASA, 2005) e Uma Longa Viagem com Miguel Torga (Edições ASA, 2007).
|
Comentários
Como fã de Saramago e adepto apaixonado da sua escrita, tenho devorado este livro, que é, para mim, um tesouro. Através dele, tomei conhecimento de muitas coisas sobre José Saramago, que desconhecia e me deu muito prazer conhecer, como, por exemplo:
- Será que Saramago começa por fazer um “esqueleto” dos seus livros e já estão completos na sua cabeça quando começa a escrever, ou, pelo contrário, só tem uma ideia inicial e a história vai sendo “inventada” à medida que escreve?
- Será que Saramago faz muitas rasuras e reescreve os textos várias vezes, ou, pelo contrário, escreve com espontaneidade e os textos saem logo à primeira?
- Será que Saramago gosta mais de escrever de dia ou de noite?
- Será que Saramago escreve de forma irregular, à medida da inspiração, ou, pelo contrário, escreve de forma metódica um determinado número de páginas por dia?
- Sendo Saramago comunista e membro do PCP, quais as suas ligações à política e até que ponto as suas opções ideológicas estão reflectidas nos seus livros?
- Residindo fora de Portugal há vários anos, qual a sua ligação afectiva ao país que o viu nascer?
Ainda não acabei de ler este livro, mas o que li fez que a minha admiração por José Saramago, que já era grande, tenha crescido ainda mais.
Subscreva o RSS dos comentários