4 & 1 Quarto

FaceBook  Twitter  

 

 


Autora:
Rita Ferro
Edição: Nov/2009
Páginas: 240
ISBN: 9789722039239
Editora: Dom Quixote

 



4 & 1 QUARTO conta a história de um casal que, num momento de desejo ou tédio, esquece as convenções para atrair à intimidade um homem e uma mulher. São quatro numa cama, como se fosse natural.
Mas não será sempre natural, o sexo? E mesmo que fosse: brutalizará ele o amor? Aqui, as duas mulheres revivem um segredo da puberdade, os dois homens descobrem-se e atrevem-se, e, embora extraviando-se da identidade e da pertença, jamais se perdem do Amor.

Um romance simultaneamente cru, humano, brutal e perverso, que aborda questões sensíveis como a tentação homossexual, a ambiguidade da amizade entre mulheres, as tensões sociais entre pessoas de diferentes origens e a persistência do contencioso feminino, apesar da evolução dos homens. E não só: insinua que os pecados da carne, com a sua presunção de culpa ou inocência, gozam de menos impunidade do que quaisquer outros. Como se a moral respondesse a quem a desafia, a Natureza não perdoasse a quem a subverte e a sociedade actual, parecendo moderna, permissiva e livre, se conservasse tão inclemente como deuses no paraíso.

Autora:

Rita Ferro nasceu em Lisboa. Estudou Design, especializou-se em  Marketing, foi professora de publicidade e exerceu funções de direção e consultoria em diversas empresas. Iniciou a sua carreira literária em 1990, arriscando um novo tipo de escrita feminina - sensível, intimista, geracional - que, tendo obtido um estrondoso sucesso e revolucionando o mercado literário português, conheceu inúmeros seguidores. Escreveu 20 livros em 20 anos, entre romances, cartas, biografias, livros de crónicas, literatura infantil e até uma peça de teatro. Além de presença regular na imprensa, foi apresentadora de televisão, cronista da rádio, júri literária e de festivais de cinema, e desenvolveu um Curso inédito de Incentivo à Criação Literária. Os seus livros estão editados em Espanha, no Brasil e na Croácia.

Veja aqui o booktrailer:

Comentários  

 
#1 Fátima Rodrigues 2009-11-18 20:29
Este livro aborda um tema polémico, a partilha da intimidade entre dois homens e duas mulheres. Fala-nos sempre como sendo a Teresa a escrever uma longa carta ao marido, o Nuno, onde lhe conta com toda a sinceridade, o que sentiu, viveu, amou e sofreu durante a relação de ambos desde a entrada de Inácio e posteriormente de Carlota.
Teresa vive uma relação algo desequilibrada, no meu ponto de vista, com Nuno, um pintor, a quem ela acredita que atraíu pela sua beleza e atributos físicos, e que vê como acima dela. Nuno parece-me um homem que gosta de ser o centro do mundo, que se acha muito culto e especial.
Já Inácio é um homem modesto e humilde, vendedor de uma imobiliária, que foi ficando por casa deles e que acabou envolvido sexualmente com eles.
Carlota é uma amiga de infância de Teresa, que casou bem na vida, viúva e cheia de dinheiro, de personalidade forte e que vai seduzir ou deixar-se seduzir por Nuno e Inácio, e mais tarde mesmo por Teresa.
O livro está muito bem escrito, com uma linguagem cuidada, mas enquanto que nuns capítulos a acção decorre rapidamente e consegue cativar, noutros abranda imenso e torna-se um pouco maçador.
Achei a história um pouco estranha para meu gosto e a relação daqueles quatro mesmo muito estranha, com uma Teresa a inferiorizar-se face aos outros, Inácio a "fazê-la pela calada", Nuno muito presumido e uma Carlota muito convencida em todas as suas marcas e manias.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Ilustre Casa de Ramires
    NOTA: Este comentário contém spoilers (*** não leia se pretender ainda ler o livro ***) Após 2 ou ...
  • 28.06.2020 09:42
  • Imortal (José Rodrigues dos Santos)
    Acabei (finalmente) de ler o mais recente livro de José Rodrigues dos Santos - Imortal que trata de um ...
  • 01.06.2020 23:30
  • O Túmulo do Mestre
    Ótimo livro para se ler num fim de semana! Li-o em duas tardes. Os capítulos não são grandes, pelo ...
  • 19.04.2020 19:03

Últimos Tópicos

    • Frecha Trailer
    • [image] Frecha, Teresa Durães, e-book gratuito para download na loja kobo.com
    • há 1 mês 1 dia
    • Há procura de opiniões
    • Boms dias a todos, Envio um inicio de livro que para aqui tenho já há talvez...
    • há 1 mês 3 semanas
    • o final tem um ritual
    • O meu ritual é uma tortura, mas pra um TOC. Eu tenho que ler o final várias e...
    • há 2 meses 1 dia
    • Frecha
    • - Frecha, toda a magia tem um preço, sabes disso. Tens a certeza que queres...
    • há 3 meses 1 semana

Uma Pequena Palavra...

"Não ler, pensei, era como fechar os olhos, fechar os ouvidos, perder sentidos. As pessoas que não liam não tinham sentidos. Andavam como sem ver, sem ouvir, sem falar."
Valter Hugo Mãe in Desumanização