4 & 1 Quarto

FaceBook  Twitter  

 

 


Autora:
Rita Ferro
Edição: Nov/2009
Páginas: 240
ISBN: 9789722039239
Editora: Dom Quixote

 



4 & 1 QUARTO conta a história de um casal que, num momento de desejo ou tédio, esquece as convenções para atrair à intimidade um homem e uma mulher. São quatro numa cama, como se fosse natural.
Mas não será sempre natural, o sexo? E mesmo que fosse: brutalizará ele o amor? Aqui, as duas mulheres revivem um segredo da puberdade, os dois homens descobrem-se e atrevem-se, e, embora extraviando-se da identidade e da pertença, jamais se perdem do Amor.

Um romance simultaneamente cru, humano, brutal e perverso, que aborda questões sensíveis como a tentação homossexual, a ambiguidade da amizade entre mulheres, as tensões sociais entre pessoas de diferentes origens e a persistência do contencioso feminino, apesar da evolução dos homens. E não só: insinua que os pecados da carne, com a sua presunção de culpa ou inocência, gozam de menos impunidade do que quaisquer outros. Como se a moral respondesse a quem a desafia, a Natureza não perdoasse a quem a subverte e a sociedade actual, parecendo moderna, permissiva e livre, se conservasse tão inclemente como deuses no paraíso.

Autora:

Rita Ferro nasceu em Lisboa. Estudou Design, especializou-se em  Marketing, foi professora de publicidade e exerceu funções de direção e consultoria em diversas empresas. Iniciou a sua carreira literária em 1990, arriscando um novo tipo de escrita feminina - sensível, intimista, geracional - que, tendo obtido um estrondoso sucesso e revolucionando o mercado literário português, conheceu inúmeros seguidores. Escreveu 20 livros em 20 anos, entre romances, cartas, biografias, livros de crónicas, literatura infantil e até uma peça de teatro. Além de presença regular na imprensa, foi apresentadora de televisão, cronista da rádio, júri literária e de festivais de cinema, e desenvolveu um Curso inédito de Incentivo à Criação Literária. Os seus livros estão editados em Espanha, no Brasil e na Croácia.

Veja aqui o booktrailer:

Comentários  

 
#1 Fátima Rodrigues 2009-11-18 20:29
Este livro aborda um tema polémico, a partilha da intimidade entre dois homens e duas mulheres. Fala-nos sempre como sendo a Teresa a escrever uma longa carta ao marido, o Nuno, onde lhe conta com toda a sinceridade, o que sentiu, viveu, amou e sofreu durante a relação de ambos desde a entrada de Inácio e posteriormente de Carlota.
Teresa vive uma relação algo desequilibrada, no meu ponto de vista, com Nuno, um pintor, a quem ela acredita que atraíu pela sua beleza e atributos físicos, e que vê como acima dela. Nuno parece-me um homem que gosta de ser o centro do mundo, que se acha muito culto e especial.
Já Inácio é um homem modesto e humilde, vendedor de uma imobiliária, que foi ficando por casa deles e que acabou envolvido sexualmente com eles.
Carlota é uma amiga de infância de Teresa, que casou bem na vida, viúva e cheia de dinheiro, de personalidade forte e que vai seduzir ou deixar-se seduzir por Nuno e Inácio, e mais tarde mesmo por Teresa.
O livro está muito bem escrito, com uma linguagem cuidada, mas enquanto que nuns capítulos a acção decorre rapidamente e consegue cativar, noutros abranda imenso e torna-se um pouco maçador.
Achei a história um pouco estranha para meu gosto e a relação daqueles quatro mesmo muito estranha, com uma Teresa a inferiorizar-se face aos outros, Inácio a "fazê-la pela calada", Nuno muito presumido e uma Carlota muito convencida em todas as suas marcas e manias.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Deixem Passar o Homem Invisível
    Dez anos depois de ter vencido o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLB 2009, regressa em nova ...
  • 25.03.2020 23:36
  • O Caçador de Brinquedos
    Se gosta de ficção científica, não deixe de ler este livro! João Barreiros é considerado um dos ...
  • 12.03.2020 16:59
  • A Morte do Papa
    Depois de ter lido todos os livros anteriores de Nuno Nepomuceno, este foi o primeiro em que tive ...
  • 24.02.2020 00:22

Últimos Tópicos

    • Frecha
    • - Frecha, toda a magia tem um preço, sabes disso. Tens a certeza que queres...
    • há 1 semana 10 horas
    • Frecha (Saga "Os castros")
    • "- Frecha, toda a magia tem um preço, sabes disso. Tens a certeza que queres...
    • há 1 semana 10 horas
    • Espaço para livros
    • Uma maneira simples e barata é embrulhá-los em rolo autoaderente, daquele que...
    • há 2 meses 4 dias
    • Melhores Livros De Romance
    • Obrigado pela partilha! Diversos desses livros têm nomes diferentes na edição...
    • há 2 meses 6 dias

Uma Pequena Palavra...

Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"
Fernando Pessoa