A Cidade dos Ossos

FaceBook  Twitter  

 

Autora: Cassandra Clare
Série: Os Caçadores das Sombras (Vol. 1)
Edição: 2009
Páginas: 472
ISBN: 9789896570231
Editora: Planeta

 


'Caçadores de Sombras' é a trilogia. Começa com "A Cidade dos Ossos", uma fantasia urbana povoada por vampiros, demónios, lobisomens, fadas, autêntico romance e acção explosiva.
Há mil anos, o anjo Raziel misturou o seu sangue com o dos humanos, criando uma raça chamada Caçadores de Sombras, que convivem connosco com a finalidade de nos proteger dos demónios. Na discoteca Pandemonium em Nova Iorque, Clary sente-se atraída por um rapaz muito bonito de cabelo azul e resolve segui-lo quando ele sai. Para seu horror assiste à morte, pelas mãos do rapaz, de três jovens cobertos por estranhas tatuagens.

A partir dessa noite o seu destino une-se ao de três caçadores de sombras, guerreiros empenhados em libertar a terra de demónios e, acima de tudo de Jace, um rapaz com aspecto de anjo mas com tendência para ser um idiota.

O 2º volume desta saga já chegou a Portugal e chama-se A Cidade das Cinzas.

Autora:

Cassandra Clare nasceu no Irão e passou os primeiros anos da sua vida a viajar pelo mundo com a família e vários baús cheios de livros de fantasia, entre os quais As Crónicas de Nárnia. Mais tarde, trabalhou como jornalista em Los Angeles e Nova Iorque, onde reside atualmente.

Comentários  

 
+2 #8 Andreia Teixeira 2010-09-08 17:01
A Cidade dos Ossos é o primeiro livro de uma série que pode vir a ser bem interessante.
Há mil anos, o anjo Raziel misturou o seu sangue com o dos seres humanos, criando uma raça de Caçadores de Sombras, que nos protegem de demónios invisíveis para o comum dos mortais.
Ao abrir este livro, entra-se num universo muito especial... Chega-se à Cidade dos Ossos!
À saída da Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens. Desde essa noite, o seu destino une-se ao dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo, mas com tendência a agir como um idiota...

Esta é uma obra virada, claramente, para um público mais adolescente, mas que consegue entreter e até prender um leitor adulto à narrativa. A autora utiliza uma linguagem muito descontraída, mas não infantil, havendo assim um equilíbrio entre a idade dos personagens e a possibilidade de ter mais que uma geração a ler a sua obra.
O mundo criado está bastante bem apresentado e as personagens, cada uma com a sua personalidade, conseguem cativar-nos desde cedo. Outro ponto que me cativou, foi o equilíbrio que Cassandra Clare conseguiu manter em termos de criaturas mitológicas. Como é dado a mostrar na sinopse, ainda são em grande número, mas não há confusão nem exageros em relação a qualquer uma delas.

Com um fim totalmente inesperado e que nos dá que pensar, este livro não podia acabar da melhor maneira. É que dá mesmo que pensar, porque, ao longo do livro todo, vamos construindo uma ideia que, de repente, desaba e só queremos pegar no próximo livro para ficarmos a saber os próximos desenvolvimento s. Com diálogos divertidíssimos , esta foi uma leitura descontraída de que gostei.
 
 
+2 #7 Paulo Lima 2010-08-19 21:37
A Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare, é um livro repleto de fantasia e acção.
Clary, uma jovem adolescente aparentemente normal, vê-se envolvida num mundo completamente novo e até então desconhecido. Após uma noite na famosa discoteca Pandemonium, Clary envolve-se no mundo dos caçadores de sombras, demónios, vampiros, lobisomens, feiticeiros e até fadas.
É nesta discoteca que Clary conhece Jace, um caçador de sombras rebelde e corajoso que passa a fazer parte do mundo de Clary. Jace ajuda Clary a encontrar a sua mãe desaparecida.

O livro é cheio de acontecimentos estranhos, mas envolventes. A vida da jovem protagonista começa a desmoronar-se, sem que esta nada possa fazer para o impedir.
Vários segredos são revelados e vários segredos são desvendados.
Clary descobre que toda a sua vida não passou de uma mentira que a sua mãe lhe escondeu durante anos, sendo um grande segredo que nos é revelado no final do livro.
Clary não descansa enquanto não encontra a sua mãe e, para isso, pode contar com a ajuda de Jace e mais alguns amigos, partindo para a aventura em busca da mãe de Clary.
Será que conseguirão encontrá-la?
Que segredos a mãe de Clary lhe escondeu durante 16 anos?
Que surpresas estarão reservadas para Jace?

Leiam este livro fantástico e descubram, deixando-se assim envolver pelo mundo da fantasia.
Um livro recomendado.
 
 
+1 #6 Júlia 2010-07-15 23:57
Clary Fray, de 15 anos, é a protagonista desta série de livros, sendo este o primeiro.
Ela vê-se no meio dum Mundo à parte das sombras, quando tem pela primeira vez contacto com os caçadores das sombras que são uma espécie de anjos, que têm como função destruir demónios.
Para além dos caçadores de sombras, temos: lobisomens, fadas, feiticeiros, vampiros e motas voadoras movidas a energia demoníaca, a que eu achei muita piada lol
É um livro com pouco romance, muitas reviravoltas na história e com muita acção, de que eu gostei muito e quero ler ansiosamente os próximos.
 
 
+1 #5 Joana Caires 2010-06-27 22:57
A Cidade dos Ossos é um livro dirigido maioritariament e para o público adolescente e jovem adulto, mas não deixa de ser uma obra muito, muito interessante. Desenrola-se a uma velocidade cinéfila alucinante que me acorrentou ao Mundo dos Caçadores das Sombras. É um mundo de miscigenação paranormal... Anjos, demónios, vampiros, feiticeiros, lobisomens e fadas estão presentes. O que podia se tornar confuso é incrivelmente simples... mérito da escritora que me teleportou para uma Nova Iorque paralela e imensa! A nossa protagonista é Clarissa Fray ou Clary. Não é uma rapariga que se esqueça facilmente: não espera pela protecção de um príncipe encantado; é audaz e não faz o típico papel de donzela em apuros. Clary tem em Simon o seu melhor amigo. Um dia, à porta de uma discoteca ela vê um rapaz de cabelo azul, segue-o e a sua vida muda radicalmente. Encontra os Caçadores das Sombras, Isabelle, Alec e Jace que ela consegue ver, mas Simon não. Após este intrigante encontro, a vida de Clary precipita-se. A sua mãe desaparece e o seu rapto parece estar ligado a um único nome, Valentine. Um nome que é conhecido no Mundo das Sombras de Alec, Isabelle e Jace. Tornam-se aliados inesperados numa demanda para salvar o mundo de uma grande ameaça, personificada pelo misterioso Valentine. Pelo caminho surgem outras personagens igualmente deliciosas, Magnus Bane, o auto-intitulado feiticeiro maior de Brooklyn, Luke, e, claro, Valentine. Jace e Clary assumem o leme da história. Ele é um dos melhores Caçadores das Sombras, descendentes do Anjo Raziel que os criou para lutar contra os demónios, e um protagonista com um passado tenebroso. Jace e Clary transformam-se nos heróis improváveis e, entre eles, emerge uma paixão de desfecho inacreditável. Garanto-vos que por essa eu não estava à espera. Adiantar mais da história seria contra-producen te, o melhor é mesmo pegar no livro e ler. Eu adorei-o! Apesar de reconhecer algumas influências de movimentos em voga, o livro é muito cativante e é impossível pousá-lo. Foi um prazer lê-lo!
 
 
+1 #4 Vera Mouta 2010-05-27 23:00
Este livro conta a história de Clary, uma adolescente que vive com a mãe e que numa ida a um clube, Pandemónio, vê a sua vida mudar radicalmente.
Entramos no mundo dos Caçadores de Sombras, vampiros, lobisomens, demónios e todo o tipo de criaturas.

Eu gostei do livro, acho que a história vai aumentando de curiosidade gradualmente, isto é, com o passar das páginas, estava cada vez mais empolgada para saber o que ia acontecer e se tudo o que lemos é ou não verdade…
Claro que para o final tem umas revelações explosivas e, como isto é uma série de livros, espero que, nos próximos, certos acontecimentos sejam revelados e explicados.

Posso dizer que é uma literatura mais juvenil e que se foca mais na acção do que num romance entre adolescentes. Consigo encontrar uma certa comparação com a saga do Harry Potter, no sentido da descoberta da protagonista e amizade.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Eça de Queiroz segundo Fradique Mendes
    Depois de ler várias obras de Sónia Louro, concluo que a sua escrita está cada vez melhor. Este livro ...
  • 14.01.2019 00:06
  • Cinco Meninos, Cinco Ratos
    Este livro é o segundo volume da série "Mitologias" e pouco mais poderei acrescentar à minha apreciação ...
  • 26.12.2018 21:37
  • O Judeu
    Bernardo Santareno é, sem dúvida, um dos maiores, se não o maior dramaturgo português do século XX. Era ...
  • 07.12.2018 13:53

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"A literatura é como as mulheres: quando não presta, nem vale a pena perder tempo."
Charles Bukowski