A Feira dos Assombrados

Autor: José Eduardo Agualusa
Género: Romance
Edição: Set/2017
Páginas: 152
ISBN: 9789897223969
Editora: Quetzal

 

 


A Feira dos Assombrados
tem como cenário a velha cidade do Dondo, nas margens do rio Quanza, em Angola, nos últimos dias do século XIX. Tudo começa com a descoberta de um misterioso cadáver: «O primeiro corpo que o rio trouxe ainda nos pareceu humano. Tinha as partes todas de que somos compostos, a pele lisa e sem escamas, como a nossa, e os enormes olhos abertos guardavam até um resto de luz e de calor.» A partir desta descoberta, o Dondo, lugar inteiramente apartado do mundo, vai mergulhar num estranho pesadelo.

Com este primeiro corpo – que veio pelo rio como um navio fantasma e que ainda parecia humano, ao contrário dos que haviam de chegar em seguida -, José Eduardo Agualusa conta uma alegoria sobre a situação política e social de Angola, a sua turbulência e os seus medos e horrores.

Deste autor no Segredo dos Livros:
Fronteiras Perdidas – Contos para viajar
O Ano em Que Zumbi Tomou o Rio
Nação Crioula
A Sociedade dos Sonhadores Involuntários
Teoria Geral do Esquecimento
Um Estranho em Goa
Um pai em nascimento

Autor – José Eduardo Agualusa

Autor:

José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros, como, por exemplo, o Grande Prémio de Literatura da RTP (atribuído a Nação Crioula, 1998); também os seus contos e livros infantis foram merecedores de prémios, como o Grande Prémio de Conto da APE e o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente. O Vendedor de Passados ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2004, e, mais recentemente, o romance Teoria Geral do Esquecimento foi finalista do Man Booker International, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award (antigo IMPAC Dublin Award), em 2017. A sua obra está publicada na Quetzal e traduzida em dezenas de línguas.

Saiba mais sobre o autor e a sua obra em www.agualusa.pt

0 comentários
1 like
Anterior: Fronteiras Perdidas – Contos para viajarSeguinte: Círculo de Leitores constrói a Biblioteca Fundamental da Língua e da Cultura Portuguesas

Comentar