A História Pelo Buraco da Fechadura

FaceBook  Twitter  

 

 

 

Autor: José Jorge Letria
Edição: Mai/2011
Páginas: 264
ISBN: 9789724620206
Editora: Casa das Letras

 

 


Este é um livro escrito para quem gosta das muitas histórias de que a grande História se alimenta. É sabido que a História sempre foi escrita pelos vencedores e não pelos vencidos, mas o mesmo não acontece com as pequenas histórias, tantas vezes integradas no imaginário colectivo sob a forma de anedota ou de dito de espírito. José Jorge Letria reuniu neste livro centenas dessas pequenas histórias, o que permite ao leitor como que olhar a grande História pelo buraco da fechadura.

É um olhar crítico, informativo e muitas vezes divertido, que leva em conta o prazer de quem lê e o seu direito de ser informado sobre o que fizeram e disseram grandes e pequenas figuras da História da humanidade.
Escrito a pensar no grande público e no ecletismo dos seus gostos, este livro de José Jorge Letria torna intemporais episódios, factos, números e algumas revelações que, por certo, não deixarão o leitor indiferente e lhe irão proporcionar umas agradáveis horas de leitura.

Autor:

José Jorge Letria, nascido em 1951, autor de uma vasta obra literária que começou a ser publicada em livro em 1973, é um dos mais destacados criadores de livros para crianças e jovens em Portugal, com numerosos prémios recebidos. Traduzido para mais de dez idiomas, recebeu dois Grandes Prémios da Associação Portuguesa de Escritores, dois prémios Eça de Queirós - Município de Lisboa, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Nacional «O Ambiente na Literatura Infantil» (três vezes), o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte e ainda o Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil (Brasil).
Integrou, com José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Manuel Freire, entre outros, o movimento da canção de resistência, tendo sido agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade.
É presidente da Direção e do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Autores, presidente do Comité Europeu da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores e membro da Direção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e do Comité Executivo do Writers and Directors Worldwide.

Saiba mais em www.josejorgeletria.net

Comentários  

 
+2 #1 João Teixeira 2011-05-29 20:31
Ler este livro é como ir tirando cerejas de uma taça: vamos passando de curiosidade histórica em curiosidade histórica quase sem darmos por isso e, quando nos apercebemos, devorámos tudo em pouco menos de duas horas!
Temos curiosidades para todos os gostos: curiosidades relacionadas com a guerra, curiosidades relacionadas com as artes e letras, curiosidades relacionadas com invenções e a ciência, curiosidades relacionadas com o sagrado e o profano, enfim, uma infinidade de curiosidades. Em todo o caso, é necessário ter alguma atenção, pois creio haver uma incorrecção na página 26, em que se refere que as Tentações de Santo António de Jerónimo Bosch pertencem ao espólio do Museu Nacional de Arte Antiga. Não quereria José Jorge Letria dizer antes Tentações de Santo Antão? Também a curiosidade histórica que encontramos na página 66, sob o título "Santo Agostinho e os sinais premonitórios" me deixaram confuso, pois o dito Santo não foi coetâneo de Carlos Magno.
Em todo o caso, este é um livro divertido, didáctico até, apesar de ser um pouco simplista nos seus objectivos (a mera enumeração de acontecimentos ou factos mais ou menos históricos e nada mais do que isso), mas que não deixamos de ler com interesse, pois, como diz o autor no prefácio, são essas pequenas curiosidades históricas que a História se esquece de contar que nos suscitam «uma posterior reflexão sobre a condição humana (...)», e nos dizem muito de certas personagens de que estamos habituados a ouvir falar.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Autópsia
    Lê-se na contrapaca deste livro que se trata de "uma arrepiante distopia, retrato de uma humanidade náufraga".
  • 21.10.2019 22:21
  • A Recriação do Mundo
    Não é segredo que a Alemanha e a URSS correram contra o tempo e contra os Estados Unidos da América para ...
  • 22.09.2019 13:21
  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"É fácil que prefiras não escrever, mas sabes quantos olhos estão à espera que continues? É tarde para esses escrúpulos."
José Luís Peixoto, in Em Teu ventre