Segredo dos Livros - Sugestões e Críticas Literárias

 Participe nos nossos fantásticos passatempos e habilite-se a ganhar um exemplar do livro "Divergente".  Para mais informações clique aqui.

A Princesa de Cléves
Quarta, 29 Julho 2009 14:22


Autor: Madame de Lafayette
N.º de páginas: 136
Editora: Bico de Pena

Mademoiselle de Chartres é uma jovem aristocrata que chega à corte de Henrique II para encontrar um marido com boas condições sociais e financeiras. Contudo, velhas intrigas de corte e invejas familiares fazem com que a jovem receba escassa atenção da parte dos melhores pretendentes. Finalmente, segue a sugestão da mãe de aceitar a proposta de um admirador fiel, se bem que não muito interessante, e casa-se com o Príncipe de Cléves. Pouco tempo depois do seu casamento, conhece o encantador Duque de Nemours, por quem se apaixona irreversivelmente.

Dividida entre a fidelidade e o desejo, a Princesa de Cléves trava um longo combate interior para decidir qual será o seu dever – permanecer com um marido que a aborrece ou entregar-se ao homem que ama. Contudo, o tempo não favorece a resolução deste dramático triângulo amoroso.
Toda a complexidade dos dilemas afectivos é magistralmente espelhada neste clássico da literatura. A elegância do seu estilo, a riqueza da análise psicológica, a perspicácia e subtileza dos diálogos e a força da descrição de ambientes fazem de A Princesa de Cléves uma obra intemporal.
Publicado anonimamente em 1678 e recebido com fervor por leitores em toda a Europa, A Princesa de Cléves é considerada uma das obras fundadoras da narrativa literária moderna.

Sobre a autora:

Marie-Madeleine Pioche de la Vergne, Condessa de La Fayette – mais conhecida como Madame de Lafayette – nasceu em 1634 em Paris, numa família da baixa aristocracia favorecida pelo Cardeal Richelieu. Aos dezasseis anos, tornou-se dama de honor da rainha Ana de Áustria e estudou Latim e Italiano com Gilles Ménage. Através dele, foi apresentada nos salons literários de Madame de Rambouillet e Madame de Scudéry, que passou a frequentar avidamente. Mais tarde, através de uma ligação familiar, conheceu a escritora e mulher de letras Madame de Sévigné, com quem formou uma amizade que durou toda a vida. Em 1655 casou com o Conde de La Fayette, de quem teve dois filhos. Tinham longas estadas nas suas terras em Auvergne e Bourbonnais, embora Madame de La Fayette nunca deixasse de frequentar a sociedade e a corte parisiense, chegando a ter o seu próprio salon literário. Privou com La Rochefoucauld, através de quem conheceu Racine e Boileau.
Após a morte do marido e de La Rochefoucauld, afastou-se progressivamente da vida social. Faleceu em 1693.

Actualizado em Sábado, 05 Setembro 2009 08:42
 

Comentários  

 
0 #1 Fátima Rodrigues 05-09-2009 09:41
Trata-se de um romance a três, onde a Princesa de Cléves nem sempre se porta bem! Tudo se passa no ambiente de corte do século XVII, com todas as intrigas, mulheres e maridos oficiais e respectivos amantes, jogos de interesses e influencias. O único se não foi o grande número de personagens que nos surgem logo desde a primeira página, o que nos deixa meio baralhados durante algumas páginas.
 

Não tem permissões para submeter o seu comentário.

Joomla SEO powered by JoomSEF

Login



Não se esqueça que quando realizar o registo no site, irá receber um e-mail com um link para confirmar a sua conta. Após a activação da conta poderá iniciar sessão no site.

Newsletter

Se não está inscrito no nosso site, subscreva a nossa newsletter e receba na sua caixa de correio as novidades do site,





Siga-nos...

Agora pode seguir o Segredo dos Livros no Facebook.

Últimas Opiniões

  • O Sabor da Tentação
    Em O Sabor da Tentação, Hoyt apresenta-nos a lenda...
    20.05.12 20:41
  • Força do Desejo
    Beatrice e Gareth estão ambos excluídos da socieda...
    19.05.12 23:35
  • Cobiça
    Este livro inicia mais uma saga da J. R. Ward. Emb...
    19.05.12 19:45
  • Encontro na Provença
    Este livro surpreendeu-me pela positiva. Já tinha ...
    19.05.12 19:40

Os Vencedores

Os nossos Passatempos têm o prestimoso contributo das Editoras que colaboram connosco.

Para ver os resultados dos passatempos mais recentes  clique aqui.

Últimas do Fórum

Re:Jojo Moyes
clarinda 21.5.2012 17:14
Re:Destak da semana 14 a 20
SaRy 21.5.2012 16:56
Re:Destak da semana 14 a 20
livros lowcost 21.5.2012 16:51
26 livros Era uma vez o Corpo Humano.
leitor 21.5.2012 16:13
Voo da Borboleta de Maria João Inocêncio.Portes gr
leitor 21.5.2012 16:06
Ler Mais...