A Religião dos Portugueses

FaceBook  Twitter  

 

 

Autor: Frei Bento Domingues
Género: Religião / História de Portugal
Edição: Mai/2018
Páginas: 280
ISBN: 9789896444945
Editora: Temas e Debates

 

 

 

Um estudo que cruza a teologia com a literatura, a antropologia com a crítica religiosa, a sociologia com as «artes de ser português». «A questão da ‘religião dos portugueses’ precisa de ser reaberta», escrevia frei Bento Domingues, em 1987. Foi o que fez este seu texto, que viria a tornar-se marcante na reflexão contemporânea sobre a religiosidade portuguesa e as interpenetrações mútuas entre espiritualidade e cultura e na análise do fenómeno de Fátima, o «cais dos portugueses», na expressão que o autor cunhou com esta obra.

O livro A Religião dos Portugueses é um contributo fundador neste processo, procurando entender as razões e especificidades do catolicismo português; lançando o debate sobre as causas do alheamento académico e social acerca de Fátima e acerca da ignorância e falta de aprofundamento teológico e pastoral com que o próprio catolicismo português se confrontava.

Autor:

Frei Bento Domingues nasceu em Travassos (Terras de Bouro) em 1934. Basílio de Jesus Gonçalves Domingues tomou, em 1953, o nome de Bento, quando entrou para a Ordem dos Pregadores (O.P.), ou frades dominicanos. Estudou Filosofia em Fátima e Teologia em Salamanca, Toulouse e Roma. O modo como exerceu o cargo de assistente da Juventude da Igreja de Cristo Rei no Porto (1962-63) forçou-o ao exílio. Em 1965, voltou a Portugal para lecionar em Fátima, Lisboa e Porto, em escolas católicas e laicas. Nos anos finais do regime ditatorial, participou na Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos. A partir da década de 1980, lecionou também em Angola, no Peru, Chile e Colômbia. Entre 1998 e 2001, dirigiu a organização do Curso de Ciência das Religiões, na Universidade Lusófona. Publicou quatro livros: A Humanidade de Deus, A Igreja e a Liberdade, As Religiões e a Cultura da Paz (dois volumes) e A Religião dos Portugueses.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Crash
    Depois de ter lido "Arranha-Céus" de J. G. Ballard, um romance que me deixou a pensar seriamente nos ...
  • 10.07.2019 22:32
  • Amantes de Buenos Aires
    Amantes de Buenos Aires, o novo romance de Alberto S. Santos, baseia-se numa história real e segue a ...
  • 08.07.2019 16:24
  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."
Padre António Vieira