|
 Autor: A.H. de Oliveira Marques Edição: Set/2010 Páginas: 352 + 52 extratextos a cores Editora: Esfera dos Livros
«A Sociedade Medieval Portuguesa torna-se “uma Bíblia”. Ninguém discorreu sobre as funções e os ritmos de trabalho do homem medieval, sobre as suas condições de habitabilidade, higiene ou saúde, sobre as suas manifestações exteriores de vestuário e mesa, sobre os seus afectos e crenças, sobre os seus valores culturais ou distracções ou sobre os seus modos de encarar a morte, sem recorrer a essa obra fundamental.
E nela sempre encontrou - o que é marca identitária do seu autor em toda a sua produção científica - uma clara e sistemática exposição de cada tema, apresentada com clareza e objectividade, suportada por um vocabulário técnico-científico explicitado, e baseado numa ampla e sistemática investigação de fontes, sempre abonadas e em pleno identificadas. E quando as temáticas da vida quotidiana, da convivialidade, dos sentimentos e da religiosidade entraram no circuito do ensinar e aprender, tanto no ensino universitário como nos demais graus de ensino, então este livro foi lido e relido, tornando-se obra de consulta obrigatória. Nas suas palavras e ilustrações se basearam, de facto, muitos docentes e discentes para reconstruírem, no hoje, os tempos de ontem, vestindo personagens, encenando feiras, festas, jogos, torneios e teatros medievais, ou fazendo desfilar embaixadas ou entradas régias.» Maria Helena da Cruz Coelho
Autor: A.H. de Oliveira Marques foi historiador e professor catedrático. O número total das suas obras de tomo ultrapassa 60 volumes. A colaboração, com artigos, em revistas, dicionário e enciclopédias ultrapassa o milhar. Proferiu numerosas conferências em universidades da Europa, Estados Unidos, Brasil e Argentina. O seu livro mais famoso é a História de Portugal inicialmente em dois volumes e refundida depois em três (1981), que atingiu já 14 edições em língua portuguesa.
|
Comentários
Este livro foi publicado em 1963 e agora lançado numa 6ª Edição, e, pelos vistos, foi um livro muito procurado até aos anos 80, como atestam as edições sempre esgotadas.
Os especialistas chamam-lhe “Uma Bíblia”, é fácil perceber essa denominação quando nos embrenhamos na leitura.
Assente sobretudo em sugestões e hipóteses encontrados em alguns ensaios, monografias, documentos e alguns estudos, o autor traça-nos um retrato vivo da vida quotidiana da época medieval em Portugal, nomeadamente entre os sécs. XII e XV.
A informação da época é pouca, mas através de vários documentos, registos e tradições, o autor efectua uma análise rica e detalhada sobre vários aspectos da sociedade medieval portuguesa que vão da alimentação ao vestuário, passando pela habitação, higiene e saúde, trabalho, crenças, cultura, distracções e morte.
Nela são explorados os vários contextos sociais que estavam por detrás desses aspectos e que levavam até eles (contextos), assim como as influências exteriores que ajudaram a moldar a forma como se agia e se comportava.
Uma obra extraordinária que apresenta com clareza as várias temáticas da vida medieval, assim como, e não posso deixar de assinalar, as várias ilustrações retiradas de documentos da época. Não resisto a transcrever, por exemplo, estas receitas:
"Tigelada de leite"
Tomarão quatro ovos e açúcar e farinha, que será de cinco colheres de prata, em uma escudela, tudo batido; e tomarão uma tigelinha de barro e nela derreterão uma pouca de manteiga, que será tanta como uma noz em cada tigela; e depois que for derretida, deitarão esse polem, que será temperado com sal. Então manda-la-ão ao forno e levam uma pouca de manteiga para deitar por cima depois de coalhar.E também se pode fazer de leite cozido e de queijo fresco.E assim se faz a tigelada de arroz cozido, com o leite. E nessas tigeladas de arroz quem quer lhe deita por cima gemas de ovos inteiras"
Outra: "Esta é a receita da galinha cozida e ensopada"
Tomarão esta galinha e coze-la-ão com salsa e coentros e hortelã e cebola; então, deitar-lhe-ão sua tempera de vinagre e, depois dela temperada e cozida, tomarão esse caldo e deita-lo-ão em uma púcara e pô-lo-ão a ferver em outra; e deitar-lhe-ão dentro, na mesma panela, meia dúzia de ovos. E, com esse mesmo caldo dos ovos, tomarão dois pares de gemas de outros ovos e batê-los-ão e farão um caldo amarelo; e então tomarão a mesma galinha e po-la-ão num prato, com suas fatias de pão de baixo; e depois desta galinha posta nas fatias, pôr-lhe-ão os ovos que estão cozidos, por em redor, e então deitar-lhe-ão o mesmo caldo amarelo dos outros ovos, por riba, e deitar-lhe-ão canela pisada por riba"
Uma obra que aconselho vivamente a quem goste de História, pois nela irá descobrir como se vivia no Portugal medieval.
Subscreva o RSS dos comentários