A Vida é um Minuto

 

 

Autora: Judite Sousa
Edição: 2009
Páginas: 152
ISBN: 9789895554898
Editora: Oficina do Livro

 

O jornalismo deve servir como um vigilante do Poder e o papel do jornalista é fazer o seu trabalho com responsabilidade social, sempre comprometido com a verdade e independente dos poderes políticos. Mas como se comportam as altas figuras da política e da economia, quando confrontadas publicamente com as decisões tomadas? E como reagem os governos quando sentem a sua política ameaçada? Serão os protagonistas nacionais capazes de aceitar críticas, falar com transparência a quem os elege e apoia, sem medo de parecer pessoas comuns?

Judite Sousa, neste livro, serve-se de vários episódios da recente história mundial para nos fazer reflectir sobre a realidade dos poderes, sempre com os olhos na sua verdadeira missão como jornalista: o único caminho possível é a verdade.

Autor – Judite Sousa

Autora:

Judite Sousa é uma das jornalistas mais conhecidas e reconhecidas de Portugal, tendo apresentado vários programas de informação e análise política e estado presente, como enviada especial, em alguns dos acontecimentos mais marcantes dos últimos 20 anos. Começou a sua carreira na RTP, onde se destacou como apresentadora da Grande Entrevista, e veio depois a tornar-se um dos rostos da TVI, na qual desempenha o cargo de diretora-adjunta de Informação. Em 1995 recebeu o Prémio Bordalo de Jornalismo e, em 2005, foi-lhe atribuído o grau de Comendadora da Ordem de Mérito. Além de jornalista, foi docente do ISCEM e é autora de nove livros sobre temas vários, desde a reportagem à entrevista e à ficção.

1 comentários
0 likes
Anterior: Ler no Chiado – NovembroSeguinte: Portugal, que futuro? – palestra

Comentários

  • Joana Caires

    Novembro 12, 2009 às 23:42
    Responder

    Este foi um livro muito esclarecedor para mim. Não sou uma adepta deste género literário mas de vez quando convém expandir os nossos conhecimentos. Política, imagem, poder são temas percorridos por Judite de Sousa com profissionalismo e isenção. Levou-me a pensar e a repensar... Porém, não o aconselho a quem não gosta de política. Eu não gosto muito mas, acho importante conhecer aqueles que nos governam e que se propõem a governar. E se for através do olhar de uma excelente jornalista, melhor.EXCERTO: "A comunicação só produz resultados se o produtor for bom. Produto a menos e a comunicação a […] Ler Mais...Este foi um livro muito esclarecedor para mim. Não sou uma adepta deste género literário mas de vez quando convém expandir os nossos conhecimentos. Política, imagem, poder são temas percorridos por Judite de Sousa com profissionalismo e isenção. Levou-me a pensar e a repensar... Porém, não o aconselho a quem não gosta de política. Eu não gosto muito mas, acho importante conhecer aqueles que nos governam e que se propõem a governar. E se for através do olhar de uma excelente jornalista, melhor.EXCERTO: "A comunicação só produz resultados se o produtor for bom. Produto a menos e a comunicação a mais não é comunicação. É propaganda.Os especialistas do marketing dão o exemplo da Coca-Cola como a excelência de um produto facilmente vendável. A explicação é simples: é fácil vender Coca-Cola pela simples razão de que a bebida sabe bem, é gostosa. Se transpusermos a mensagem publicitária para a comunicação política, iremos chegar à conclusão que a comunicação, por si só, não opera milagres. São necessárias boas ideias, propostas consistentes, sólidas, credíveis. São necessárias alternativas. São indespensáveis lideranças. Sólidas. Requer-se autenticidade,afecto e, principalmente, verdade no que se diz e no que se faz." Read Less

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes