A Vida na Corte Portuguesa

FaceBook  Twitter  

 

 

Autor: José Barata
Género: História de Portugal
Edição: Jan/2020
Páginas: 168
ISBN: 9789722419437
Editora: Livros Horizonte

 

 

 

Os palácios reais, o quotidiano, os eventos solenes e as cerimónias da monarquia ao longo de 760 anos.
A corte, o espaço referencial do sistema monárquico, constituía uma estrutura multifacetada de caráter político e social onde o soberano, coadjuvado pelo aparelho governativo, traçava os destinos do reino, e na qual a família real e o seu séquito desfrutavam de um quotidiano festivo e de esplendor, não raramente ensombrado pela conspiração e pela intriga.

O rei, centro do poder curial, afirmava a sua majestade pela sumptuosidade dos palácios, pela ritualização dos banquetes e pela exuberância das indumentárias. A celebração dos eventos relevantes do "ciclo humano da família real" proporcionava momentos estratégicos de afirmação de poder e de visibilidade da corte.
Casamentos, aclamações e funerais constituíam pretexto para aparatosas encenações, que traziam para a praça pública os rituais e a etiqueta da corte, com o objetivo de exaltar a figura do rei e suscitar a admiração dos súbditos.
Este é um percurso histórico de 760 anos da corte portuguesa, que revela os hábitos do dia a dia, as indumentárias e a exuberância dos banquetes dos nossos reis e rainhas.

Deste autor no Segredo dos Livros:
A Vida e a Obra do Padre António Vieira

Autor:

José Barata nasceu em Pampilhosa da Serra, em 1956. Licenciou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 1981.Especialista de Medicina Interna desde 1991. É diretor do Serviço de Medicina do Hospital Vila Franca de Xira e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Médicas. Dedica-se à investigação na área da história e da genealogia, tendo especial interesse pela história da medicina portuguesa, tema sobre o qual tem vários artigos publicados.
Escreveu os livros As doenças e as mortes dos reis e rainhas na Dinastia de Bragança, A vida na Corte Portuguesa, A Vida e a Obra do Marquês de Pombal e A vida e a obra do Padre António Vieira.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Morte do Papa
    Depois de ter lido todos os livros anteriores de Nuno Nepomuceno, este foi o primeiro em que tive ...
  • 24.02.2020 00:22
  • Pão de Açúcar
    Faz agora em fevereiro catorze anos que se deu um acontecimento que apaixonou o País e deixou os ...
  • 02.02.2020 22:44
  • Budapeste
    Este livro fala de uma profissão que muitos podem considerar ficção, mas é muito real e mais vulgar do ...
  • 18.01.2020 23:22

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"É fácil que prefiras não escrever, mas sabes quantos olhos estão à espera que continues? É tarde para esses escrúpulos."
José Luís Peixoto, in Em Teu ventre