A vida privada dos Bragança

  

 

Autoras: Ana Cristina Pereira e Joana Troni
Edição: Nov/2011
Páginas: 332 + 16 extratextos
ISBN: 9789896263492
Editora: Esfera dos Livros

 

 

 

Como se realizavam as festas de casamento, batizados e procissões? Quais os divertimentos da corte e como se passavam os serões no Paço? Quem frequentava os bailes, as corridas de touros ou a ópera italiana? Para onde se deslocava a família real durante as férias de verão? Como eram organizados os bailes de máscaras no Carnaval? Quem vestia o rei e a rainha, quem os servia? Como brincavam os príncipes e as princesas?

As historiadoras Ana Cristina Pereira e Joana Troni, autoras de Amantes dos Reis de Portugal e Amantes dos Reis de França, relatam-nos o quotidiano da corte dos Bragança. Da conquista do trono por D. João IV, em 1640, que inicia a quarta dinastia, até ao último rei de Portugal, D. Manuel II. Ao longo destas páginas encontramos a despedida de D. Catarina de Bragança de partida para Inglaterra para se tornar rainha, que mobilizou a cidade de Lisboa em animados festejos. A aclamação de D. João V que rompe com a austeridade dos anos anteriores e traz esplendor para a corte nacional, mas que fica marcada por um episódio conhecido como «boicote das damas». Conhecemos a vida familiar da rainha D. Maria II que gostava de passar o serão a bordar junto das crianças enquanto o seu marido D. Fernando organizava a sua coleção de gravuras. E a paixão pelo mar de D. Carlos que juntamente com a sua mulher D. Amélia tiveram de viver numa corte com custos controlados, em que as festas eram mais modestas.

Autor – Ana Cristina Pereira

Autora:

Ana Cristina Pereira é mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo apresentado a sua dissertação sobre «Princesas e Infantas de Portugal: 1636-1736», onde analisou as relações familiares e de poder entre os vários elementos femininos da casa real portuguesa, não só as princesas legítimas como as infantas legitimadas.
É coautora dos livros: Amantes dos Reis de Portugal, Amantes dos Reis de França, A Vida Privada dos Bragança e Duquesas e Marquesas de Portugal.

 

Autor – Joana Pinheiro de Almeida

Autora:

Joana Pinheiro de Almeida Troni (n. 1980) é doutorada em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a tese «A Casa Real Portuguesa ao tempo de D. Pedro II (1668-1706)». Dedica-se ao estudo da Corte e da Casa Real, tendo publicado pelas Edições Colibri a tese de mestrado «Catarina de Bragança (1638-1705)».
É coautora dos livros Amantes dos Reis de Portugal, Amantes dos Reis de França, A Vida Privada dos Bragança e Duquesas e Marquesas de Portugal.

1 comentários
1 like
Anterior: Amigas para SempreSeguinte: Isabel I de Inglaterra e o seu médico Português

Comentários

  • sofia

    Fevereiro 19, 2012 às 18:47
    Responder

    Adorei este livro. Escrito de uma forma forma simples e interessante, dá-nos a conhecer o quotidiano da vida na corte portuguesa, desde a chegada de Filipe I a Portugal até ao assassinato de D. Carlos e o exílio da família real.Mesmo sem querer, depois da leitura deste interessante livro, ficamos a conhecer um pouco mais da História deste nosso país tão pequeno e tão grande ao mesmo tempo: as famosas rainhas Maria I e II; a criação da casa Pia pela primeira; os desentendimentos entre os irmãos D. Miguel e D. Pedro.Tudo isto faz parte de nós, do que somos, […] Ler Mais...Adorei este livro. Escrito de uma forma forma simples e interessante, dá-nos a conhecer o quotidiano da vida na corte portuguesa, desde a chegada de Filipe I a Portugal até ao assassinato de D. Carlos e o exílio da família real.Mesmo sem querer, depois da leitura deste interessante livro, ficamos a conhecer um pouco mais da História deste nosso país tão pequeno e tão grande ao mesmo tempo: as famosas rainhas Maria I e II; a criação da casa Pia pela primeira; os desentendimentos entre os irmãos D. Miguel e D. Pedro.Tudo isto faz parte de nós, do que somos, da nossa identidade.Vale a pena conhecer um pouco mais da nossa História. Read Less

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes