Acordo Ortográfico - O que muda

FaceBook  Twitter  

 

 

  

 

 

Autor: Porto Editora
Edição: 2011
Páginas: 128
Formato: 11,2 x 19 cm
Editora: Porto Editora

As novas regras – Todas as palavras que mudam

Esta obra contém tudo o que precisa de saber sobre a nova ortografia e esclarece todas as dúvidas relacionadas com o novo Acordo Ortográfico.
Elaborado de forma clara, fácil e didática, o livro apresenta a lista das palavras que mudam, as novas regras de escrita e uma breve cronologia das reformas ortográficas em Portugal.

Com um formato de bolso, Acordo Ortográfico - As Novas Regras, Todas as Palavras que Mudam surge como uma obra indispensável não só para os que trabalham com a língua portuguesa (professores, alunos, jornalistas, revisores, etc.), mas também para todos os que pretendem continuar a escrever corretamente em português.
Concebida e editada pela Porto Editora, especialista em Língua Portuguesa.

 

Paralelamente a esta edição, a Porto Editora criou um Conversor do Acordo Ortográfico online, para ajudar na adaptação à nova ortografia.

Conversor do Acordo Ortográfico:
A página do Conversor do Acordo Ortográfico online, da Porto Editora, disponível na Internet desde outubro de 2010, foi reformulada e apresenta agora novas áreas informativas e de apoio.
O destaque vai para a área de vídeos explicativos sobre o que muda com a nova ortografia. É disponibilizado semanalmente um novo vídeo. Estes vídeos são curtos e objetivos, por forma a assegurar um esclarecimento rápido e eficaz, estão disponíveis na área “O que muda” do Conversor do Acordo Ortográfico e na página da Porto Editora no Facebook, e abordam as questões mais prementes relacionadas com o Acordo Ortográfico.
Há também uma área de dúvidas frequentes que é actualizada regularmente com explicações detalhadas sobre diferentes questões linguísticas.
O Conversor do Acordo Ortográfico distingue-se por ser de acesso gratuito e de fácil utilização para quem deseja converter textos para a nova grafia, incluindo documentos em formato Word®. Os critérios da conversão baseiam-se no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado em 2010 pela Porto Editora.

Comentários  

 
#1 Sebastião Barata 2011-04-02 23:05
Este pequeno livro é um manual precioso, imprescindível para quem desejar conhecer as modificações introduzidas na grafia das palavras pelo Acordo Ortográfico de 1990.
Está dividido em 3 partes principais: vocabulário; regras e cronologia. Na primeira parte apresenta uma lista exaustiva de todas as palavras cuja grafia alterou, ordenadas por ordem alfabética; tem ainda uma lista de nomes geográficos e outra de países e seus naturais. Na segunda parte tem a regras que fundamentam a nova grafia. Finalmente, apresenta uma cronologia das várias tentativas, umas concretizadas, outras não, que desde 1911 procuraram uniformizar a grafia das palavras nos vários territórios de língua portuguesa.

Algumas curiosidades:
- "Pelo" pode ser uma forma do verbo pelar, um nome (pequeno cabelo) ou uma contracção(por+ o). Tudo depende do contexto.
- Há um país cujo nome em português se escreve "Bangladeche" e os seus naturais são os "bangladechianos".
- As grafias "kayak" e "caiaque" podem ser usadas para denominar uma determinada embarcação, mas devemos preferir a segunda.
- Há muitas palavras que se podem escrever de duas maneiras. Por exemplo, "concepção" ou "conceção". A regra é escrever como se fala (com p no Brasil, sem p na maioria dos restantes territórios).

Como se vê, este pequeno livro será, a partir de agora, um manual de consulta permanente. Aconselho a sua aquisição para trazer no bolso. O formato ajuda.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54
  • Crash
    Depois de ter lido "Arranha-Céus" de J. G. Ballard, um romance que me deixou a pensar seriamente nos ...
  • 10.07.2019 22:32

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Não ler, pensei, era como fechar os olhos, fechar os ouvidos, perder sentidos. As pessoas que não liam não tinham sentidos. Andavam como sem ver, sem ouvir, sem falar."
Valter Hugo Mãe in Desumanização