Alcora – A Derradeira Tentativa de Manter o Ultramar Português

Autor: Vicente de Paiva Brandão
Género: História de Portugal
Edição: Set/2020
Páginas: 400
ISBN: 9789896609085
Editora: Casa das Letras

 

 

A história da cumplicidade sul-africana na manutenção portuguesa de Angola e Moçambique.
«O enfraquecimento dos movimentos de libertação que combatiam as forças portuguesas em Angola e Moçambique interessava manifestamente à África do Sul. Eram conhecidas ligações entre movimentos que operavam num e noutro lado das fronteiras. E, num contexto de Guerra Fria, eram conhecidos quais os apoios internacionais e as estratégias em confronto. África era cobiçada pelos dois blocos, e essa animosidade nem sempre favorecia as pretensões de Lisboa e Pretória.
Pelo contrário, mesmo no seio do Ocidente, alguns países dividiam-se em momentos de apoio, distanciamento ou até contestação.
Este cenário irmanava Portugal e a África do Sul na defesa do que consideravam ser valores civilizacionais e pró-ocidentais no continente africano.
Acresce que se no caso do primeiro existia uma metrópole europeia, no segundo, a comunidade branca não tinha abrigo na Europa. Assim, aguentar em Portugal, e nos respectivos espaços africanos, e resistir na África do Sul resumiam estados de espírito que eram partilhados pelos dois países.»
Como foi possível a Portugal sustentar uma guerra ao longo de 13 anos em três territórios descontínuos e qual a influência da África do Sul? “A longevidade da guerra travada pelos portugueses em África foi alcançada devido a elementos internos, designadamente à boa preparação das elites militares e o espírito de abnegação dos soldados portugueses; e que a influência da África do Sul neste processo, ainda que muito relevante, não terá sido decisiva”, conclui o autor após uma investigação em arquivos diplomáticos, militares e na análise de correspondência, como a que foi trocada pelo general Paiva Brandão (pai do autor, que esteve envolvido no projeto Alcora).

Vicente de Paiva Brandão

Vicente de Paiva Brandão doutorou-se em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos (Universidade Católica Portuguesa, 2015). É Professor-Auxiliar na Universidade de Cabo Verde e membro da sua Comissão do Curso de Relações Internacionais e Diplomacia. Tem publicado diversos trabalhos, artigos e recensões de obras, e colaborado na comunicação social sobre assuntos de política internacional.

0 comentários
0 likes
Anterior: Livrai-me do MalSeguinte: Histórias Lindas de Morrer

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes