Amália – A Biografia

Autor: Vítor Pavão dos Santos
Género: Biografias
Edição: Dez/2020
Páginas: 336
ISBN: 9789722366830
Editora: Presença

 

 

“Eu tinha um tipo de magnetismo que ainda hoje tenho. Chego a um palco qualquer e as pessoas estão imediatamente comigo (…)” É justamente esse magnetismo, esse encantamento natural, sem artifícios, que nos arrebata ao longo das páginas desta biografia.
Vítor Pavão dos Santos faz-nos sentir a presença viva de Amália, como se fossemos um amigo de longa data a quem ela conta, com graça e com ternura, a história da sua estranha forma de vida. É um retrato oral de Amália, na sua voz, que tomou corpo a partir de uma série de conversas que o autor teve com a diva do fado e que nos revela toda a sua trajectória, das primeiras actuações no Retiro da Severa ao apogeu, quando teve a seus pés o Olympia de Paris, o Savoy de Londres ou o Lincoln Center de Nova Iorque.
Uma obra impregnada de fascínio, que nos dá a justa medida do quanto Amália foi admirada, idolatrada e profundamente amada pelas muitas plateias que levou ao delírio ao cantar a sua alma, a alma lusa, a alma que é, afinal, a de toda a humanidade e que cabe, inteira, no abraço do seu nome.

Vítor Pavão dos Santos

Vítor Pavão dos Santos nasceu em Lisboa em 1937. Licenciado em História, divide a sua atividade pelas áreas da crítica, da investigação e do desenho teatral. Fundou o Museu Nacional do Teatro, que dirigiu durante dezanove anos. É o autor do primeiro estudo consagrado ao teatro de revista em Portugal, a obra Revista à Portuguesa.

0 comentários
0 likes
Anterior: O Terceiro ServoSeguinte: Reflexões e Contributos para o Desenvolvimento Regional do Interior

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes