Amália - O Romance da Sua Vida

FaceBook  Twitter  

 


 
 

Autora: Sónia Louro
Edição: Set/2012
Páginas: 384
ISBN: 9789896374518
Editora: Saída de Emergência

 

 

 

Este é o romance sobre a vida de Amália, a fadista mais amada e, simultaneamente, mais desconhecida em Portugal. Operária numa fábrica de rebuçados, estreia-se a cantar em 1939. Movida apenas pela vontade de cantar e sem qualquer ambição, nem sonha que um dia será a maior artista portuguesa de sempre.
Ganhando rapidamente projecção internacional, deixa multidões rendidas à sua voz. E também os corações se rendem ao seu magnetismo: do simples povo a estrelas como Charles Aznavour ou Anthony Quinn. Mas enquanto destroça corações, o seu vive apenas desilusões. Várias vezes contempla o suicídio.

Recebendo propostas milionárias para ficar a trabalhar no estrangeiro, o amor a Portugal fá-la sempre regressar. Ano após ano arrebata galardões, conquista os críticos e cruza-se com as grandes personalidades do seu tempo: Édith Piaf, Hemingway, Frank Sinatra.
No final da vida, o que pode querer alguém com o mundo a seus pés? A felicidade que nunca sentiu? A autoconfiança que nunca teve? Amália deixou-nos no dia 6 de Outubro de 1999 com uma só ambição: que a chorássemos quando morresse. Uma vida tão bela quanto inspiradora.
Um romance extraordinário e uma verdadeira homenagem à nossa maior diva. Sónia Louro apresenta-nos uma Amália humana como nós, que rouba flores em jardins e não suporta palavrões. Uma Amália por quem estamos perdidamente apaixonados ao chegar à última página.

Desta autora no Segredo dos Livros:
O Cônsul Desobediente

Autora:

Sónia Louro nasceu em 1976 em França. Desde cedo apaixonada pelas Ciências e pela Literatura, acabou por optar academicamente pela primeira, mas nunca abandonou a sua outra paixão. Licenciou-se em Biologia Marinha, mas não perdeu de vista a Literatura, à qual veio depois a aliar a um outro interesse: a História.
Fruto desse casamento, já publicou entre nós A Vida Secreta de Dom Sebastião, O Cônsul Desobediente, A Verdadeira Peregrinação, Amália - O Romance da Sua Vida, Fernando Pessoa - O Romance e Eusébio - O Romance e ainda participou em Pulp Fiction Portuguesa, com outros autores. Sofisticada e minuciosa, é apaixonada pelas obras que escreve.

Veja o teaser deste livro:

Comentários  

 
#1 Sebastião Barata 2012-10-20 14:56
Os livros de Sónia Louro leem-se como romances, mas são muito mais do que isso. É o caso deste.
Tudo o que a autora conta aconteceu na vida de Amália Rodrigues, embora nem sempre como e quando é narrado. A autora construiu um texto muito fluído e com uma estrutura romanesca, que se lê com muito agrado, como se fosse ficção.
E é até certo ponto, mas alicerçada sempre em documentos que comprovam a sua autenticidade, como artigos de jornais e revistas da época, vídeos e áudios de entrevistas de Amália e das pessoas que se cruzaram com ela, testemunhos de familiares e amigos, alguns ainda vivos, com os quais a autora dialogou.
A maioria dos diálogos são ficcionados, mas, quando são feitas citações literais, estas são apresentadas entre aspas, indicando a origem em nota de rodapé. O plano da obra segue uma ordem cronológica, iniciando-se em 1939, no dia em que a jovem Amália entrou no Retiro da Severa para fazer uma “audição” com o diretor do estabelecimento , Jorge Soriano, e termina em 5 de Outubro de 1999, véspera da sua morte. Vemos assim desenhar-se perante os nossos olhos o percurso da vida extraordinária desta que foi uma das maiores embaixadoras do nome e da cultura de Portugal no mundo.
Como se escreve da contracapa, ao ler este livro, descobrimos “uma Amália por quem estamos perdidamente apaixonados ao chegar à última página.” É bem verdade e aconteceu comigo.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Árvores são poemas que a terra escreve para o céu. Nós as derrubamos e as transformamos em papel para registar todo o nosso vazio."
Khalil Gibran