Amigas para Sempre

FaceBook  Twitter  

 

 

 

Autora: Fátima Lopes
Edição: Nov/2011
Páginas: 200
ISBN: 9789896263485
Editora: Esfera dos Livros

 

 

«Há sempre tempo para mudar e para conseguir o que de melhor a vida tem para nos oferecer. Chega de viver a vida a meio gás. Com medo. Limitadas por barreiras que nós próprias construímos, mas que na verdade não existem. Quando se quer, a vida está sempre pronta para nos dar uma segunda oportunidade. Basta vivê-la, sem fazer batota.»

Ana, Joana e Raquel reúnem-se para comemorar os 40 anos de Carla. Mas o que se esperava ser, apenas, um jantar de aniversário animado entre amigas, cedo se transforma numa noite emocionante, onde se vão revelar segredos há muito escondidos e fazer descobertas surpreendentes que irão transformar para sempre as vidas de cada uma destas mulheres. Depois desta noite, Ana, Joana, Raquel e Carla não voltaram a ser as mesmas. Mas a amizade que as une vai-se tornar mais forte e sincera do que nunca.

 

Autora:

Fátima Lopes, licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, é um dos rostos mais conhecidos dos portugueses. O seu trabalho de vários anos tem sido reconhecido regularmente através de prémios como «Prémio Profissional do Ano» atribuído pelo Rotary Club de Setúbal-Sado, em 2007, o «Troféu da Verdade», atribuído pela revista Eles & Elas, em 2007, ou o prémio «Melhor Apresentadora de Entretenimento», atribuído pela Casa da Imprensa, em 2004.
Em 2006, Fátima Lopes publicou o seu primeiro romance Amar Depois de Amar-te que vendeu cerca de 100 mil exemplares em Portugal, tornando-se num dos bestsellers do ano. Em 2007, foi também editado em Espanha com grande sucesso. Seguiram-se Um pequeno Grande Amor, com dezoito edições, A Viagem de Luz e Quim, três edições, e Amigas Para Sempre, quatro edições.
A sua estreia em televisão aconteceu em 1994, na SIC, com o programa Perdoa-me. Depois de ter apresentado diversos outros programas, podemos vê-la, atualmente, de segunda a sexta, no programa A Tarde é Sua, na TVI.

Comentários  

 
#6 Clarinda Cortes 2012-06-01 21:30
Fátima Lopes escreve de forma muito clara, simples. Escreve sobre a vida “normal” de pessoas comuns, tornando os seus livros bastante acessíveis.

Para mim, esta foi uma leitura rápida de 4 estórias, de 4 percursos diferentes, de 4 segredos, de 4 partilhas que encontram o lugar comum na amizade que liga estas 4 mulheres. São estórias de solidão, medo, resignação, violência e incerteza que podem ajudar quem as lê. Para mim, foram demasiado previsíveis, com um final também ele previsível! Penso que a Fátima Lopes deveria aprofundar mais a sua escrita, os sentimentos e a construção das personagens, pois achei tudo muito superficial, apesar de temas bem atuais e interessantes.

Um livro simples que, apesar de passar por nós muito rapidamente, teima em deixar a sua pequena marca.
 
 
#5 Helena 2012-05-06 23:11
Mulheres mundanas que aparentam sucesso, estabilidade e realização pessoal, mas que ocultam segredos, fraquezas, desilusões e medos que as impedem de ser felizes. Por preconceito, vergonha ou insegurança, usam e abusam de subterfúgios e mentiras, para esconder a verdade do seu sentir.

O segundo romance que leio de Fátima Lopes, popular apresentadora de televisão, que recorre a estes temas. Temas que me são caros e que incomodam pela frequência com que os percecionamos no nosso dia-a-dia.

Escrito de uma forma simples e objetiva, apela à partilha de pensamentos, sentimentos e emoções, sem receio de ser rejeitada e criticada, para, deste modo, conseguir superar obstáculos que nos impedem de ser felizes, porque há sempre tempo para mudar.
 
 
#4 Clara Rodrigues Abreu 2012-04-23 17:09
“Amigas para sempre” é um livro com uma linguagem muito acessível que nos faz viajar pela vida de quatro mulheres completamente diferentes.
Quatro amigas que pensavam que se conheciam bem, ficam a saber que, afinal, na vida ninguém conhece ninguém verdadeiramente . Todos temos segredos, uns mais graves e mais sérios que outros.
Este livro mostra também quanto a amizade é importante, pois precisamos sempre de alguém para nos ouvir e nos ajudar a superar certas fases.
É uma leitura muito fácil, mas que nos faz pensar em assuntos importantes. Li este livro num dia e posso dizer que gostei. Mais outro sucesso de Fátima Lopes.
 
 
#3 fernanda carvalho 2012-03-12 21:00
Este é um livro interessante ou, melhor dizendo, importante. Poderá fazer a diferença para muitas mulheres. Mulheres que vivem resignadas, angustiadas, tristes ou simplesmente solitárias.
Numa linguagem simples que torna a leitura rápida e fácil, Fátima Lopes conta-nos a história de quatro mulheres, amigas desde a adolescência que se juntam para o jantar de aniversário de uma delas. Mas o que acontece naquele jantar é muito mais do que uma simples comemoração, muito mais do que apenas um desabafo. Cada uma delas vai colocar na mesa o que a angustia e, sem que dêem por isso, a reviravolta de expor a nu o que lhes vai na alma, é muito maior do que se poderia imaginar.
São quatro histórias simples, conhecidas por todos nós na pessoa desta ou daquela amiga, mas nem por isso menos válidas ou verdadeiras. Quatro lições de vida que vale a pena conhecer.
Apesar da sua simplicidade, foi um livro que me tocou.
 
 
#2 Inês Ferreira 2012-03-05 22:38
Uma história escrita numa linguagem acessível. Um encontro entre 4 amigas que as leva a confessar os seus maiores segredos.
Apesar de ser previsível o seu final, acaba por chamar a atenção para um assunto cada vez mais recorrente na nossa sociedade, a violência doméstica. Uma leitura para desanuviar!
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

“Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado, um amigo que espera; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora.”
Rabindranath Tagore